Futebol Internacional

Iñaki Williams elogia o Athletic Bilbao após vice na Copa do Rei: ‘É um clube diferente’

FOTO: DIVULGAÇÃO / ATHLETIC BILBAO

Depois de uma grande espera para a decisão da Copa do Rei de 2020, o Athletic Bilbao acabou superado na decisão do torneio para o Real Sociedad, que venceu por 1 a 0, no último sábado (03). Apesar do insucesso na grande decisão, o empenho da equipe e o modelo de gestão do clube foram exaltados por Iñaki Williams, referência técnica dentro do elenco. Para o jogador, o clima interno o faz lembrar de uma verdadeira família.

                 

— Meus companheiros são mais do que apenas jogadores do mesmo time, depois de todos esses anos juntos. Aqui é uma família. Temos o sentimento de pertencer a este clube, e não apenas os jogadores, mas todos os envolvidos. O que significa que tudo o que fazemos é por amor ao clube. É algo que eles instigam em você desde muito jovem. Usar o escudo do Athletic Bilbao no peito dá a todos nós uma enorme sensação de orgulho. É o que nos leva a ser melhores a cada dia. Nesse sentido, o Athletic é diferente de todos os outros clubes — disse Iñaki Williams.

O modelo de contratação de atletas utilizado pelo Bilbao é conhecido no mundo todo. Bastante identificado com suas origens, o clube trabalha apenas com atletas que nasceram e cresceram no País Basco (território localizado no extremo norte da Espanha e no extremo sudoeste da França). Assim, em sua grande maioria, o elenco do clube é formado por jogadores espanhóis, bem diferente das “seleções mundiais” montadas por outros clubes europeus. Apesar disso, Williams não acredita que o clube esteja em desvantagem.

— Em outros clubes, sempre disse que é preciso trabalhar para reunir o time. Você tem jogadores de diferentes países com diferentes mentalidades. Aqui, todos têm aquele senso de lealdade ao clube onde cresceram. E agora eles estão vivendo seu sonho de infância. Essa sensação é, sem dúvida, uma grande ajuda para o treinador. Esse modelo é incompatível com a realidade do futebol do século 21? Eu diria que absolutamente não. Acho que esses valores estão acima de situações de curto prazo. Quando você confia nesses valores, mostra autenticidade, progresso e uma filosofia de vida responsável, respeitável e também viável. Eu acho isso fantástico. Este é um vestiário único e unido — finalizou Iñaki Williams.

Sem tempo para lamentar a derrota na decisão da Copa do Rei, o Athletic Bilbao já terá pela frente outra decisão do torneio, mas dessa vez valendo pelo ano de 2021. No próximo dia 17 de abril, o confronto será diante do Barcelona, às 16h30 (de Brasília), no estádio Olímpico de La Cartuja, em Sevilla. O Athletic Bilbao já conquistou esse título 23 vezes, sendo o segundo maior vencedor da competição, atrás apenas do Barcelona, que já levantou o troféu em 30 oportunidades.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo