Futebol Internacional

Inglaterra se junta a outras seleções e anuncia que não vai enfrentar a Rússia

FOTO: Alessandro Sabattini/Getty Images

As seleções europeias estão começando a se organizar em um grande boicote contra a Rússia. Nesta segunda-feira (28), Inglaterra, Dinamarca e País de Gales anunciaram que não vão enfrentar a seleção nacional de futebol do país. Anteriormente, Polônia Suécia e República Tcheca já haviam anunciado que não querem encarar os russos na repescagem das Eliminatórias Europeias. Essa movimentação faz parte de um boicote aos russos pela recente invasão do país à Ucrânia.

                 

Atual campeã do mundo, a seleção francesa de futebol também se pronunciou oficialmente durante a última semana, embora as declarações do presidente da entidade, Noël Le Graët, tenham sido mais brandas. De acordo com o mandatário, a Federação Francesa de Futebol não vai se opor a uma exclusão da Rússia da Copa do Mundo do Catar. Os boicotes anunciados pelas seleções possuem validade a longo prazo e a intenção é evitar um confronto no Mundia, que terá início no dia 21 de novembro.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Para reforçar a sua posição, a Inglaterra publicou um comunicado e explicou que suas medidas visam uma solidariedade à Ucrânia, que vem vivendo uma situação bastante complicada diante dos conflitos. A posição dos ingleses foi reforçada por Dinamarca e País de Gales.

— Esta decisão foi tomada em solidariedade com a Ucrânia e para condenar as atrocidades que a Rússia está cometendo — destaca o comunicado oficial da Federação Inglesa de Futebol . 

Desta forma, a Inglaterra se recusará a jogar contra a Rússia em qualquer competição no futuro próximo. Isso não se restringe ao futebol profissional e engloba qualquer categoria. O mesmo vale para o futebol feminino. A intenção é cortar qualquer relação com os russos neste momento de conflito contra a Ucrânia.

A Dinamarca, classificada para a Copa do Mundo do Catar, foi ainda mais contundente ao falar de uma “exclusão da Rússia de todos os esportes”. O diretor-executivo da Federação Dinamarquesa de Futebol, Jakob Jensen, pediu medidas mais duras contra a Rússia e cobrou das autoridades esportivas uma exclusão dos russos de maneira imediata em qualquer competição que estejam disputando.

A Rússia está na disputa da repescagem das Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo e tem um jogo marcado para o próximo dia 24 de março, diante da Polônia. Existe uma grande possibilidade de a Fifa optar pela exclusão dos russos da repescagem, garantindo assim os poloneses em um jogo decisivo, que poderá ser contra Suécia ou República Tcheca.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo