Eliminatórias Copa do Mundo

Inglaterra leva susto, mas vence Polônia e mantém 100% nas Eliminatórias

Divulgação / UEFA

A Inglaterra acabou sofrendo para garantir a vitória, mas conseguiu passar pela Polônia em vitória por 2 a 1 para manter 100% nas Eliminatórias Europeias.

O primeiro tempo foi absolutamente controlado pela Inglaterra, que abriu o placar rapidamente com Harry Kane acertando o pênalti após jogada de Sterling. Porém, o time inglês não aproveitou muito o domínio diante de uma Polônia que não finalizou.

Tudo indicava que o mesmo roteiro seria mantido no segundo tempo que começou bem semelhante à etapa inicial, mas tudo mudou a partir do erro individual de Stones na saída de jogo, que acabou revertendo em gol de Moder para surpreendentemente empatar o jogo.

A Polônia encontrou ainda oportunidades de marcar o segundo, sendo pressionado posteriormente em nova investida da seleção inglesa para tentar retomar a vitória. Depois de bastante insistência, Harry Maguire foi o aturo do gol que salvou a Inglaterra aos 40 minutos de jogo.

Com a vitória, a seleção inglesa a primeira Data FIFA das Eliminatórias na liderança isolada do Grupo I com 9 pontos conquistados em três jogos, enquanto a Polônia termina com 4 pontos conquistados em três jogos, em quarto lugar atrás de Albânia (6) e Hungria (7). Andorra e San Marino não marcaram pontos.

As Eliminatórias Europeias agora farão uma pausa e a próxima rodada será disputada apenas em setembro. A próxima Data FIFA será marcada por amistosos preparatórios para a Euro 2020, que será disputada em junho e julho.

1º TEMPO

A Polônia entrou em campo com a formação defensiva 3-5-2 com Piatek e Swiderski pressionando os jogadores da Inglaterra além do meio-campo para trazer as demais linhas compactas para tentar construir uma chance através da roubada de bola. Mas a Inglaterra foi dominante na primeira metade do primeiro tempo.

Dominante na posse e sendo extremamente efetiva no pós-perda, os ingleses tiveram 70% da bola nos primeiros 25 minutos. A primeira finalização surgiu aos oito minutos com Mount e Chilwell trabalhando pelo lado esquerdo cruzando para Kane tentar acionar Foden de cabeça, jogando para fora.

Depois, a Inglaterra acumulou tentativas de chegar ao ataque com novas investidas de Chilwell, Declan Rice e Phillips, encontrando dificuldades na conclusão perto da grande área. Contudo, o caminho do gol seria facilidado em seguida com Sterling sendo derrubado por Bednarek dentro da área após receber passe de Foden. O árbitro assinalou o pênalti e Harry Kane abriu o placar batendo no canto direito aos 19 minutos.

Mesmo após o gol, a Polônia não conseguiu aumentar seu volume de jogo e a partida seguiu concentrada no campo de ataque a favor da seleção inglesa. Os visitantes encontraram a primeira chance logo após sofrer o gol na bola parada, mas o erro de Rybus desperdiçou qualquer oportunidade de gol.

Os ingleses quase aumentaram a vantagem aos 31 minutos com Harry Kane chutando rasteiro com pé direito na grande área, exigindo boa defesa do goleiro Szczesny à esquerda do gol. Aos poucos, a Polônia tentou novamente crescer no jogo e passou os minutos finais do primeiro tempo sem tomar grandes sustos, ao mesmo tempo em que não conseguiu finalizar.

2º TEMPO

O jogo voltou do intervalo com o mesmo prognóstico, a Inglaterra dominando as ações com total controle da posse, mas encontrando dificuldades para concluir jogadas e traduzir esta superioridade em gols diante de uma Polônia errando passes e sendo totalmente ineficaz mesmo com duas alterações.

Todavia, a seleção inglesa quis colocar emoção do jogo e conseguiu. Aos 13 minutos do segundo tempo, Stones recebeu passe curto do goleiro na saída e acabou se complicando totalmente na entrada da área, entregando a bola para A. Milik acionar Moder, finalizando perfeitamente e vencendo o goleiro Pope no carregado chute de pé esquerdo.

A Polônia não havia finalizado, mas diante de uma marcação pouco mais adiantada, conseguiu surpreender os ingleses. Além do empate, a Polônia conseguiu entrar no jogo, passando a trocar mais passes ao mesmo tempo em que incomodava mais a Inglaterra utilizando uma marcação mais compacta.

Aos 22 minutos, a Polônia quase virou. Zielinski obteve duas oportunidades de cruzar e eventualmente achar Bereszynski perto da trave com total liberdade. No cabeceio, o atacante jogou para fora e desperdiçou uma das melhores chances do jogo.

Depois do susto, o time de Gareth Southgate voltou a pressionar os poloneses para tentar buscar a vitória. Mason Mount fez a descida com passe longo e acionou o contra-ataque pela direita, Foden recebeu e chutou dentro da área, parando em defesa de Szczesny mergulhando para salvar.

Mesmo apresentando cansaço físico dentro de campo, a Inglaterra conseguiu evitar a derrota. Aos 40 minutos do segundo tempo, Stones se recuperou do erro ao ajeitar a bola em cobrança de escanteio e Maguire pegou firme para colocar a seleção inglesa novamente em vantagem.

Para assegurar a vitória, Southgate deixou cinco jogadores no meio-campo e executou alterações para descansar por alguns minutos jogadores importantes em seus clubes na Premier League. A Polônia teve uma leve chance com Krychowiak, mas o chute saiu bastante e o jogo foi encerrado em seguida.

FICHA TÉCNICA Eliminatórias Europeias da Copa do Mundo FIFA Catar 2022 – 3ª Rodada (Grupo I)
Inglaterra 2-1 Polônia

Data: 31/03/2021, 15:45
Estádio: Wembley
Árbitro: Bjorn Kuipers (Holanda)

Gols: 1T 19′ Harry Kane (Inglaterra); 2T 13′ Stones (Polônia); 2T 40′ Maguire (Inglaterra)

Substituições – Inglaterra: Reece James (Foden); Calvert-Lewin (Harry Kane); Lingard (Sterling)

Substituições – Polônia:: Milik (Świderski); Jóźwiak (Helik); Augustyniak (Piatek); Reca (Rybus); Grosicki (Zieliński)

Inglaterra (4-3-3): Nick Pope; Kyle Walker, Harry Maguire, John Stones, Ben Chilwell; Kavil Phillips, Declan Rice, Phil Foden; Mason Mount, Harry Kane, Raheem Sterling. Técnico: Gareth Southgate

Polônia (3-5-2): Szczesny; Michal Helik, Kamil Glik, Jan Bednarek; Bereszynski, Zielinski, Krychowiak, Moder, Rybus; Piatek, Swiderski. Técnico; Paulo Sousa.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo