Internacional

Inter relembra bi-campeonato brasileiro conquistado em 1976

Divulgação/Internacional

No dia 12/12/1976, o Internacional conquistava o bi-campeonato nacional, com uma campanha irretocável e um time memorável que encantou o Brasil. Neste sábado, se completam 44 anos desta grande conquista e o Inter fez questão de relembrar a data nas suas redes sociais. Esse plantel contava com alguns dos grandes jogadores da história do clube, como o zagueiro chileno Figueroa, eleito o melhor jogador do torneio; o atacante Dario – ou Dadá Maravilha – artilheiro do campeonato com 16 gols; Paulo Roberto Falcão, Manga, Caçapava, Batista, Paulo César Carpegiani, Lula, Valdomiro, entre muitos outros.

                 
FORMATO DO TORNEIO E CAMPANHA DO INTER

O torneio dessa temporada, que se chamava Copa Brasil, foi disputado de agosto a dezembro de 1976 e contou com a participação de 54 equipes. O Inter teve a sua trajetória marcada por um grande domínio em campo, com 19 vitórias, 1 empate e apenas 3 derrotas em 23 jogos. Foi um aproveitamento de 84%, o melhor da história dos Campeonatos Brasileiros, após 1971.

Ele se dividiu em três fases de grupos e depois seguia para o formato eliminatório em semifinais e finais, todas em jogo único. Após terminar como líder de seu respectivo grupo nas três fases anteriores, o time enfrentou o Atlético Mineiro nas semifinal do Brasileirão. Em jogo único disputado no Beira-Rio, o Inter saiu perdendo no primeiro tempo com gol de Vantuir, mas virou no segundo com gols de Batista e Falcão.

GOL MEMORÁVEL DE FALCÃO

O gol da virada, marcado por Falcão aos 45 do segundo tempo, é um dos gols mais bonitos da história do futebol brasileiro, com uma impressionante tabelinha de cabeçadas entre ele e Escurinho. No vídeo, abaixo eles contam como ensaiavam essa jogada de forma incessante nos treinos e como foi realizar esse grande gol em campo.

A FINAL

Na grande final, em jogo único também disputado no Beira-Rio, o Inter enfrentou o Corinthians, para quem havia sofrido uma de suas poucas derrotas no torneio até então. No entanto, o time fez valer sua qualidade técnica e venceu por 2 a 0, consolidando o seu bi-campeonato. A vitória veio com gols de Dario e Valdomiro.

A base desse time era escalada da seguinte maneira: Manga; Claudio, Figueiroa, Marinho Peres e Vacaria; Caçapava, Falcão e Batista; Valdomiro, Dario e Lula. O técnico era Rubens Minelli, que também era o técnico no título de 1975. Os anos 70 ainda dariam mais um título brasileiro ao Inter, em 1979, dessa vez de forma invicta. No entanto, essa foi a última vez que o time ganhou o troféu, há 41 anos atrás.

Para saber tudo do Internacional, siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo