Internacional

Internacional homenageia Dia Nacional do Orgulho LGBTQIA+ e anuncia novas ações internas de combate ao preconceito

Reprodução/Internacional

Esta quinta-feira (25) é o Dia Nacional do Orgulho LGBTQIA+. Diante dessa marca de luta contra a desigualdade e preconceito, o Internacional fez um pronunciamento oficial em seu site. Na matéria, o colorado detalhou a criação de duas ações internas para promover a diversidade e a inclusão. E, além, disso, coloriu o Beira-Rio em homenagem a data.

                 

Conhecido como “Clube do Povo”, o Internacional usou isso para defender as diferenças e relembrou que, o próprio nome da equipe, deixa claro que agrega diferentes culturas e etnias, e que carrega a diversidade e a inclusão por natureza. “Não há mais espaço para preconceituosos. Não há mais espaço para a indiferença. Essa é uma luta de todos! E o Inter, como Clube do Povo, intensifica forças nesta batalha diária”, escreveu o colorado em seu site oficial.

A atitude clássica de iluminar o Beira-Rio foi uma homenagem simples, mas as mudanças irão ocorrer internamente. Duas ações foram tomadas pelo Internacional para combater a desigualdade e os preconceitos nos corredores do estádio. A primeira foi a criação de um comitê interno de diversidade e Inclusão. Já a segunda diz respeito a colocação de uma cláusula no contrato de trabalho de todos os funcionários, que deixa claro o posicionamento da instituição em relação a práticas preconceituosas.

Criação do Comitê Interno de Diversidade e Inclusão no Internacional

A responsabilidade desse grupo, de acordo com o site do clube, será elaborar, executar e monitorar o andamento das ações que digam respeito a preconceitos de qualquer espécie. As primeiras ações que devem ser propostas pelo Comitê, será uma palestra com Marcelo Carvalho, diretor do Observatório da Discriminação Racial no Futebol. Além disso, será feita uma pesquisa interna com os funcionários, sobre o tema, estatísticas serão monitoradas, um plano de ação desenvolvido, se definirá calendários, será feito o acompanhamento de execução e avaliação constante, além de reuniões mensais para debates internos.

Vice-Presidente de Relacionamento Social do Internacional, Cauê Vieira defendeu o projeto. Além disso, o diretor celebrou a existência de um comitê específico para gerenciar as diversidades e reforçou a necessidade do assunto ser tratado com profissionalismo e comprometimento.

– Ao criar esse comitê, o Clube demonstra que a diversidade passa a fazer parte da agenda da corporação de uma forma mais efetiva, uma vez que existem agentes dedicados ao assunto. Trabalharemos a diversidade e a inclusão no âmbito interno da instituição para garantir a força necessária ao propormos ações externas, com público e sociedade em geral. Dessa forma, pretendemos que o nosso Clube seja protagonista e referência entre clubes de futebol do país – declarou o Vice-Presidente de Relacionamento Social do internacional.

Cláusula no contrato por funcionários engajados

A segunda ação do Internacional, no combate à desigualdade, foi um pouco mais ousada. No contrato de todos funcionários do Inter, desde os roupeiros até os jogadores, estará uma cláusula de combate aos preconceitos. Diante desse movimento, o Vice-Presidente de Relacionamento Social acredita que todos no clube lutarão contra a desigualdade e injustiças.

– Através da colocação como cláusula de trabalho, todas e todos sob contrato com o Inter reconhecem que há a necessidade de mudança cultural no mundo do futebol, que o reflexo do preconceito da sociedade também se revela no mundo da bola e que isto precisa mudar. Esta iniciativa se soma às já existentes, como o número de denúncias exclusiva para questões de gênero no estádio, por exemplo. Mais do que não ser preconceituoso, o Inter busca conscientizar o seu público interno, sua torcida e a comunidade que é preciso dar um basta aos preconceitos de qualquer natureza. Firmar posição é obrigação de um Clube que tem penetração em milhões e milhões de pessoas – finalizou o dirigente colorado.

Para saber tudo do Internacional, siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo