Futebol Internacional

International Board aprova novas regras para o futebol; saibam quais

Photo by KARIM JAAFAR-AFP via Getty Images
International Board aprova mudanças em regras do futebol / Photo by KARIM JAAFAR-AFP via Getty Images

Durante a 136ª Assembleia anual da International Football Association Board (IFAB), órgão responsável pela regulamentação das regras do futebol em todo o mundo, decidiu por algumas mudanças a serem aplicadas ainda em 2022.

A IFAB aprovou uma mudança na regra das substituições, passando das tradicionais 3 alterações para 5 em até 3 paradas para as trocas serem realizadas. A medida passa a valer em caráter permanente a partir de 1º de julho.

Embora aprovada a sua implementação, Gianni Infantino, presidente da FIFA, não respondeu se a nova regra será aplicada para a Copa do Mundo do Catar. O aumento no número das substituições nasceu durante a pandemia da Covid-19, por necessidade devido ao aumento de jogos causado pelo encurtamento do calendário esportivo.

A medida já havia sido prorrogada até 31 de dezembro desse ano por pressão das Confederações continentais de futebol, entre elas a Conmebol. Alguns campeonatos como a Premier League já haviam retornado com as 3 substituições, mas confirmaram após a aprovação da IFAB o retorno para até 5.

No Brasil, a alteração foi bem aceita pelos clubes e pelos torcedores, e havia até um pedido oficial da CBF preparado para a FIFA considerar válida uma mudança na regra.

Durante a Assembleia da IFAB também ficou aprovado a mudança definitiva de 23 para 26 jogadores relacionados para as partidas. Com isso, os treinadores poderão convocar até 26 atletas para a Copa do Mundo de Futebol. O número de reservas subiu de 13 para 15.

Impedimento semiautomático; tudo que você precisa saber

Desde fevereiro de 2020 a FIFA tenta a deliberação do Impedimento semiautomático na IFAB, a entidade máxima do futebol acredita que o uso dessa tecnologia poderá acelerar o tempo de uso do VAR e evitar mais paralizações.

Mas o que é o Impedimento automático: Trata-se de um sistema tecnológico usado para apoiar o VAR nas marcações de impedimento, ele é baseado no uso de câmeras dedicadas a detectar tridimensionalmente a posição dos jogadores. Esse procedimento é semelhante ao que é usado em jogos de simulação de futebol como o FIFA e o PES para averiguar a posição do jogador.

FIFA quer Impedimento semiautomático já no Mundial do Catar

Photo by Alexander Hassenstein-Getty Images
Uso do impedimento semiautomático promete agilizar tempo do VAR / Photo by Alexander Hassenstein-Getty Images

Especificamente para a Copa do Mundo no Catar, a FIFA quer utilizar doze câmeras especiais ao redor do campo de futebol para ter uma visão total dos jogadores enquanto a Inteligência Artificial utilizará um sistema especial de rastreamento de esqueleto para monitorar 29 pontos no corpo de cada jogador.

Caso a I.A. consiga definir o momento exato do passe, o algoritmo poderá estabelecer em tempo real se o jogador está ou não em impedimento.

A maior vantagem: Após a detecção por parte da I.A. o VAR será acionado e, segundo a FIFA, em até 20 segundos poderá definir o impedimento ou não do jogador. Embora o uso dessa tecnologia seja para determinar a posição irregular, caberá ao árbitro decidir pela marcação ou não da infração.

“Alguém chamou isso de impedimento de robô. Mas não é assim”, disse Pierluigi Colina, Presidente da comissão de árbitros FIFA, que explicou que o uso é “para tornar o futebol mais espetacular e mais propício ao futebol de ataque”.

Gianni Infantino, afirmou que “O objetivo é dar mais vantagens ao time atacante. Na história do IFAB a regra do impedimento evoluiu algumas vezes e sempre no sentido de dar vantagem ao atacante. No entanto, deve ser bem avaliado, o risco é fazer mudanças que tenham impacto negativo” ponderou o chefe da FIFA.

Se aprovadas, a alteração na regra do impedimento será aplicada apenas na Copa do Mundo do Catar, e após o evento, a entidade máxima do futebol irá liberar seu uso de maneira gradual nas diversas ligas profissionais pelo mundo.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo