Z - Futebol Agência ENM

Inter de Milão sai da fila após 11 anos e conquista 19º título italiano

Após esperar 11 anos, a Inter venceu o Campeonato Italiano 2020/2021. A equipe de Milão bateu o Crotone por 2 a 0 fora de casa no sábado e dependia de um tropeço da Atalanta contra o Sassuolo. A Dea desperdiçou cobrança de pênalti e empatou em 1 a 1. Com o resultado, a Inter assistiu, pela TV, ao 19º Scudetto na história do clube.

                 

O início da temporada

A Inter veio de uma temporada que deixou a desejar e foi interrompida durante a pandemia. O time terminou a Serie A em segundo, com um ponto a menos que a Juventus, e perdeu a final da Liga Europa para o Sevilla por 3 a 2.

Em setembro de 2020, Conte confirmou em uma coletiva de imprensa que a Inter estava preparada para uma nova temporada. Foram três semanas de preparação pré-temporada o treinador disse estar satisfeito com o trabalho que foi feito durante esse período. “Estamos prontos para começar a temporada. Será, com certeza, um campeonato difícil em várias formas. Tanto por como terminamos e por como começamos. Todos esperamos poder melhorar”, disse.

Amistosos e Serie A

Antes do início da temporada regular, a Internazionale fez dois jogos amistosos. As vitórias por 5 a 0 sobre Lugano e 7 a 0 sobre Pisa serviram para a preparação da Inter. O treinador Conte fez times mistos e testou algumas peças do elenco nesses dois jogos.

A estreia na Serie A foi com vitória sobre a Fiorentina, por 4 a 3. O segundo jogo, contra o Benevento, marcou pela goleada em 5 a 2, demonstrando como ataque nerazzurri seria consistente durante a temporada. Tropeços, como o empate em 1 a 1 com a Lazio e a derrota para o Milan, não seriam algo frequente na competição nacional.

Champions League

Por outro lado, a temporada da Inter em competições europeias terminou cedo. O time não demonstrava a mesma intensidade. A demora para vencer a primeira partida da Champions, que aconteceu contra o Borussia Monchengladbach, foi um dos desequilíbrios da temporada. O time empatou as duas primeiras partidas e perdeu o dois jogos para o Real Madrid. Além disso, na última rodada, deixou escapar a oportunidade de passar para o mata-mata da Champions quando empatou em 0 a 0 com o Borussia Monchengladbach.

O treinador, após vencer o Scudetto, falou sobre a queda na Champions. Ele citou que comandava um grupo que não estava acostumado a vencer. “O pior momento foi quando fomos eliminados da Champions na fase de grupos. As críticas que recebemos foram, talvez, exageradas. Fizemos nosso melhor para nos unir e aceitar as críticas, para que pudessemos nos tornar ainda mais fortes”, relata Conte.

A virada da chave

Após a eliminação na Champions, a Internazionale deu a volta por cima. Foram quatro vitórias consecutivas na Serie A, incluindo uma goleada de 6 a 2 em cima do Crotone. Outros tropeços aconteceram, o que foi natural em meio a uma tempoda de lesões e Covid-19, além de peças importantes do elenco oscilando.

A última derrota da Inter na Serie A, no entanto, foi para a Sampdoria, em janeiro de 2021. A partir de lá, o time embalou e conquistou pontos importantes, como nas vitórias sobre os rivais Juventus e Milan. A Internazionale, inclusive, derrotou e eliminou o Milan nas quartas de final da Coppa Italia. No entanto, caiu da competição justamente para a Juventus.

A equipe embalou e conquistou a liderança no início do segundo turno, durante a 22ª rodada da Serie A. O Milan foi líder durante 18 rodadas, mas viu a rival da cidade engatar a boa sequência, até permanecer na liderança por 17 rodadas, sem contar as últimas quatro do Campeonato Italiano.

Comemorações

Alguns jogadores e dirigentes apareceram publicamente comemorando o título da Internazionale. Entre eles, Lukaku foi visto nas ruas de Milão, em seu carro, comemorando. Ele interagiu com alguns torcedores pelo caminho. Além dele, Barella apareceu comemorando o Scudetto na janela de um prédio e Marotta, CEO de esportes da Inter, chegou à sede da Inter com a camisa nas mãos,

Javier Zanetti, ex-jogador da Inter e atual vice-presidente, apareceu em público celebrando o título da Serie A. Ele participou do último Scudetto, conquistado na temporada 2009/2010, mas como jogador.

Quanto aos torcedores, houve uma concentração geral na frente da Catedral de Duomo, um dos principais pontos da cidade de Milão.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo