Mais Esportes

Itália confirma favoritismo e está na semifinal da VNL

Divulgação/FIVB

Diante de um ginásio lotado, a Itália encarou a Holanda nesta quarta-feira (20) pelas quartas de finais da VNL. Depois de tomar um susto no 1º set, os donos da casa se reencontraram no jogo e conseguiram virar, fechando o jogo em 3 a 1, com parciais de 21-25, 25-22, 25-13 e 25-22.

Durante a fase classificatória, a Itália ficou em 1º lugar com dez vitórias e duas derrotas. Já a Holanda, ocupou a 8º posição com apenas seis vitórias e seis derrotas. O favoritismo era para a seleção que, além de ter conquistado uma melhor classificação, também estava jogando diante da sua torcida.

Mesmo apresentando certa dificuldade no começo do jogo, os italianos conseguiram demonstrar seu volume de jogo e se classificar para a semifinal da VNL. É a primeira vez que eles conseguem entrar no top 4 dessa competição. Agora, eles aguardam a partida entre França e Japão para saber quem irão enfrentar no próximo jogo.

+ Brasil leva virada dos Estados Unidos e está eliminado da VNL

RESUMÃO

O jogo começou muito equilibrado, com trocas de pontos e nenhuma seleção conseguindo abrir vantagem. Diferente do esperado, a Itália não estava conseguindo ser tão eficiente nos seus ataques. Do outro lado, a excelente passagem pelo saque do ponteira Plak fez a diferença. Outro fator que foi fundamental para a virada de bola holandesa foi a grandeza do Tuistra nos ataques. Ele terminou a parcial com 8 pontos e 78% de aproveitamento nesse fundamento.

Na parcial seguinte, os donos da casa voltaram para o jogo mais concentrados. Os bloqueios, que já tinham sido destaques em outros jogos, voltaram a funcionar. A junção da Itália mais confiante, com o volume de bola que eles apresentaram no segundo set foi o o necessário para que conseguissem abrir uma vantagem de cinco pontos. Essa diferença foi mantida por praticamente todo o set. No final, eles tomara mais um susto com a Holanda conseguindo encontrar. Mas isso não foi o suficiente e a Itália fechou o set e empatou o jogo.

Depois disso, os italianos mostraram porque eram os favoritos. No terceiro set não deram espaço para a Holanda respirar em quadra. Nos números, foram 12 pontos de ataque para o lado da Itália contra apenas três pros holandeses. A diferença entre as duas seleções era enorme nessa parcial.

Siga o Esporte News Mundo no InstagramTwitterFacebook e Youtube

Os jogadores de camisa laranja ainda tentaram se reajustar e buscar um empate no quarto set, mas com a quantidade de erros cometidos e o pouco volume de jogo fez com que a Itália não tivesse grandes dificuldades para fechar o jogo e se classificar para a próxima etapa.

Apesar do resultado negativo, o maior pontuador do jogo foi o holandês Bennie Tuinstra com 20 pontos, sendo 16 em ataques e 4 aces. Do lado italiano, quem mais conseguiu colocar a bola no chão foi Yuri Romanò com 16 pontos, 12 ataques e 4 em saque.

Mais cedo, a seleção dos Estados Unidos derrotou o Brasil e também está classificado para as semifinais. Ambos ainda aguardam saber quem vão enfrentar no próximo jogo.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo