Futebol Internacional

Itália e Alemanha empatam em jogo brigado pela Liga das Nações

Photo by MIGUEL MEDINA/AFP via Getty Images
Photo by MIGUEL MEDINA/AFP via Getty Images

Um jogo estudado entre as duas equipes marcou a estreia da Itália e da Alemanha pelo grupo C da Liga das Nações neste sábado (4), Itália e Alemanha ficaram no 1×1 em Bolonha na Emília-Romanha. Os alemães não conseguiram derrubar o tabu de vencer os italianos em competições oficiais.

O primeiro tempo foi marcado por uma intensa marcação alta da Alemanha que durou até os 15′, a forte pressão alemã fez a Itália não conseguir criar jogadas ofensivas, a troca de passes entre os jogadores técnicos do time treinado por Hans Flick fez efeito até a finalização de Gnabry defendida por Donnarumma.

Após a pressão inicial a Alemanha abaixou um pouco suas linhas para permitir a aproximação italiana, mas não contava com algumas boas situações criadas por Florenzi e Pellegrini que se tornaram os destaques por parte dos Azzurri.

Aos 23′ Pellegrini distribuiu canetas nos meias alemães e tentou emplacar um lance de perigo, em seguida aos 25′ Timo Werner procurou Müller após carregar a bola até a linha de fundo, a finalização do experiente atacante encontrou Florenzi.

Gnabry fez excelente jogada pelo lado direito e entregou uma bola açucarada para Goretzka desperdiçar a oportunidade aos 26′.

Aos 34′ Scamacca conseguiu chutar a bola de fora da área e assustou Neuer com a finalização encontrando a trave, em seguida uma bltiz alemã foi criada em cima dos italianos, aos 37′ um bate rebate dentro da grande área italiana foi uma excelente oportunidade desperdiçada pelo chute sem direção de Gnabry.

O primeiro tempo terminou sem sequer ter algum minuto de acréscimo, embora o empate tenha sido sem gols e as poucas finalizações terem encontrado o gol, a Itália resistiu ao poder ofensivo alemão que mostrou se deficiente com as más exibições de Gnabry, Sané e Werner bem abaixo do que se espera.

Segundo Tempo

Photo by MIGUEL MEDINA/AFP via Getty Images
Havertz disputa com Werner a posição titular do ataque alemão / Photo by MIGUEL MEDINA/AFP via Getty images

Sem alterações, italianos e alemães retornaram com a mesma formação do primeiro tempo. Aos 46′ Scamacca testou com perigo ao gol de Neuer, embora tivesse errado o tempo da bola, após ótima jogada de Politano pelo lado direito.

Se dentro de campo a Itália parecia estar reativa, nas arquibancadas a torcida presente no Renato Dalla’Ara tomava as iniciativas para uma boa festa. Aos 50′ Pellegrini foi amarelado após entrada forte em Müller.

55′ Politano foi encontrado em um ótimo lançamento de Pellegrini, a bola chutada para o gol de Neuer foi desviada. A Alemanha abaixou suas linhas e aproximou a Itália de seu gol, que mesmo com a pressão pelo lado direito, não aproveitou suas chances.

Depois de ver a sua seleção sofrer uma pressão inicial, Hans Flick alterou aos 60′ colocando Hofmann e Musiala nos lugares de Henrichs e Sané. Politano precisou ser substituído aos 64′ por Gnonto após entrada imprudente de Kehrer.

Aos 68′ Musiala teve uma ótima oportunidade após jogada de Müller e deixadinha de Goretska, o jogador chutou com o tornozelo, sem força, facilitando o domínio de Donnarumma.

Mas foi aos 70′ que a Itália abriu o placar para 1×0, o improvável Gnonto fez ótima jogada pela direita e cruzou para área de Neuer onde Pellegrini deixou o dele. Mas a festa em Bolonha durou exatos 1 minuto e 17 segundos, Kimmich conseguiu chutar após bola cruzada de Hofmann e desvio de Werner aos 72′.

Flick apostou na entrada de Gundogan e Harvetz para os lugares de Müller e Goretzka, aos 78′ Donnarumma evitou a virada alemã após um bate rebate no chute de Werner e uma bola perigosa de Gundogan de fora da área.

Aos 85′ Mancini retirou Scamacca e Frattesi para dar lugar a Ricci e Cancellieri, queimando suas últimas alterações. Ambos os times, na altura dos 40 minutos do segundo tempo, estavam deformados taticamente, o jogo pegado da etapa complementar se tornou morno.

Muitas bolas longas italianas e a falta de objetividade alemã mostravam duas equipes satisfeitas com o ponto conquistados. Com os quatro minutos de acréscimos, Itália e Alemanha pouco fizeram sem as bolas paradas.

Com o empate, Itália e Alemanha estão em segundo lugar no grupo C da Liga das Nações, atrás da Hungria que derrotou a Inglaterra por 1×0.

Renovação Italiana parece promissora

Photo by MIGUEL MEDINA/AFP via Getty Images
Wilfried Gnonto se tornou destaque no empate entre Itália e Alemanha / Photo by MIGUEL MEDINA/AFP via Getty Images

Quando Mancini respondeu a repórteres após a derrota na Finalíssima para a Argentina, sugeriu uma necessária e dolorosa renovação na Itália, não se esperava que a safra pudesse ser tão promissora.

A princípio, alguns bons jogadores foram utilizados na partida contra a Alemanha. Gnonto, autor da assistência do gol de Pellegrini, fez um bom jogo pelo lado direito. Outros nomes como Frattesi e Politano, apareceram muito em um confronto contra uma seleção pronta.

Donnarumma é exceção, o jovem goleiro de 23 anos que já integra a seleção nacional a 4 é a grande estrela dessa renovação. A Itália apresenta alguns jogadores tecnicamente melhores do que a sua tradição manda, Gnonto é um desses exemplos. Scamacca, que é um jovem e inexperiente atacante desempenhou muito bem a função de pivô.

Ao ver, Roberto Mancini terá um longo trabalho pela frente, já que considera a Itália uma das “favoritas para o próximo mundial” estando a 4 anos de distância. As novas ferramentas italianas parecem promissoras.

Flick decidido a manter o trio ofensivo

Photo by Marco Luzzani/Getty Images
Müller é um dos ultimos remanescentes da equipe campeã mundial em 2014 / Marco Luzzani Getty images

Antes do jogo iniciar, Hans Flick vinha sofrendo algumas críticas por manter seu trio ofensivo intacto mesmo com exibições aquém do esperado. Goretska, Müller e Kimmich fizeram uma exibição morna no duelo contra a Itália, mas coletivamente o time foi bem.

Na cabeça de Flick, isso basta, o confronto seria difícil, já que os alemães nunca venceram os italianos em competições oficiais. Mesmo saindo atrás do placar, o poder de reação alemão foi invejável, em menos de dois minutos igualou o placar.

Para a Copa do Mundo, o confronto contra a Itália foi um bom termômetro para ver as dificuldade que a equipe tem defensivamente, o lado esquerdo é muito mais vulnerável. Após as trocas, fica mais certo que a presença de Gundogan na equipe titular é improvável.

A Alemanha, diferente do que os críticos de Flick vem arumentando, já mostra um esboço da sua equipe titular.

Itália e Alemanha estão empatados em segundo lugar no grupo C da Liga das Nações, a Itália receberá a Hungria no dia 7 de junho às 15:45h. Os alemães receberão a Inglaterra, em um outro teste para a Copa do Mundo do Catar, no mesmo dia e no mesmo horário.

Você acompanha todas as informações da Liga das Nações através do Esporte News Mundo

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo