Eurocopa

Itália vence País de Gales e garante a liderança do grupo A da Euro 2020

Itália vence País de Gales e garante a liderança do grupo A
Foto: Andrea Staccioli Insidefoto via Imago Images

Neste domingo (20) em jogo válido pela última rodada da fase de grupos, a Itália enfrentou o País de Gales no estádio Olímpico de Roma e venceu pelo placar mínimo de 1 a 0. O gol da partida foi marcado pelo meio-campista Matteo Pessina. Com o resultado, os italianos alcançaram os 100% de aproveitamento na fase de grupos. 

Domínio total da Itália na primeira etapa 

Mesmo com inúmeras alterações, a Itália começou o jogo colocando o seu ritmo. A equipe do técnico Roberto Mancini realizava uma saída de 3+2 com Bonucci, Bastoni e Rafael Tolói, e Jorginho e Verratti se posicionavam à frente da primeira linha. 

Já o País de Gales adotava uma estratégia mais cautelosa. Os galeses marcavam com um bloco médio na altura do meio campo e compactavam as suas linhas de marcação.  No entanto, a partida caminhava em um ritmo tranquilo. A Itália já estava classificada e com a primeira posição do grupo, e um empate também garantiria a vaga do País de Gales para as oitavas de finais da competição europeia. 

Mas a primeira grande chance do jogo foi aos 16 minutos. Depois da sobra de cruzamento, Rafael Tolói pegou de sem pulo, a bola acabou sofrendo um leve desvio e Ward fez a defesa de forma segura. Com 18 minutos de jogo, a Itália tinha 69% de posse de bola e controlava o duelo com muita facilidade. Por outro lado, o País de Gales não abria mão da sua proposta. Continuava marcando na altura do meio-campo, utilizando zona e com pressões nos setores da bola. O objetivo era simples. Recuperar e fazer a transição com o trio de frente: Daniel James, Gareth Bale e Aaron Ramsey. 

Aos 23 minutos, a Itália voltou a assustar. Bernardeschi recuperou a bola no campo de ataque, fez a conexão curta com Chiesa na entrada da área e depois acionou Belotti. O atacante do Torino avançou e chutou cruzado. A bola saiu à direita do gol de Ward. Os italianos começavam a chegar com perigo, principalmente quando conseguiam aproximar Bernardeschi e Chiesa no último setor do campo. 

Aos 28 minutos, Bastoni levantou a bola na área e achou o jovem jogador da Juventus no lado direito. Chiesa dominou e finalizou cruzado. A bola resvalou em Ampadu e saiu pela linha de fundo. Na reta final da primeira etapa, a Itália voltou a ser mais incisiva e preencher ainda mais o campo de defesa do País de Gales. Entretanto, com um bloco médio-baixo muito compacto, os galeses não davam espaços no entrelinhas e nos corredores internos. 

Se pelo chão estava difícil quebrar o sistema defensivo do time adversário, o time de Roberto Mancini resolveu pelo alto. Verratti cobrou falta lateral pela direita e achou Pessina no primeiro pau. O camisa 12 deu um leve desvio com a perna direita e mandou no cantinho de Danny Ward. Vantagem para os mandantes. 

Verratti foi o grande nome do primeiro tempo. Quebrava linha com passe vertical e progredia com conduções. Aos 41, a Itália assustou mais uma vez. O meio-campista do PSG avançou pela esquerda e acionou Pessina na pequena área. O jogador da Atalanta resvalou, a bola pegou na defesa e foi para escanteio. Os italianos queriam o segundo gol. 

Itália administra o resultado no segundo tempo e garante os 100% de aproveitamento no grupo A 

A etapa complementar iniciou com o País de Gales com mais posse de bola e tentando ocupar o campo de defesa dos italianos. No entanto, quem teve chance de ampliar foi a Itália. Bernardeschi cobrou falta frontal com capricho e a bola explodiu na trave direita de Danny Ward. Quase os donos da casa aumentam a vantagem com mais um lance de bola parada. 

A situação do País de Gales na partida não era das mais favoráveis e tudo ficou ainda mais difícil. Aos 10 minutos, Ampadu fez uma falta forte em Bernardeschi e recebeu o cartão vermelho. Prejuízo enorme para os visitantes. Com um jogador a mais, a Itália ficou ainda mais confortável no duelo. A posse voltou a ser dos italianos e a equipe conseguia progredir até o campo de ataque com liberdade. 

Aos 19 minutos, o time de Roberto Mancini quase fez o segundo. Chiesa atacou as costas da linha defensiva pelo lado direito, dominou e fez o cruzamento rasteiro para trás. A bola encontrou Belotti, que finalizou para mais uma boa defesa de Ward. 

O volume da Itália foi crescendo. Com quase 30 minutos jogados na etapa complementar, os italianos tinham 16 finalizações – sendo que dez delas foram no alvo. Um domínio completo dos donos da casa no estádio Olímpico de Roma. Já o País de Gales não apresentava mecanismos para derrubar o forte sistema defensivo do time adversário principalmente por ter um jogador a menos. 

Porém, na bola parada, quase saiu o empate dos galeses. Ramsey levantou na área, Moore deu a casquinha para o meio da área e achou Bale sozinho. O capitão pegou de voleio, mas a bola saiu por cima do gol. Nos minutos finais do confronto, a Itália apenas administrou a vantagem. Já o País de Gales também não fazia muito esforço para buscar o empate. Mesmo com a derrota pelo placar mínimo, os galeses estavam garantindo a segunda posição do grupo por conta do saldo de gols. 

Sem maiores chances para os dois lados, o jogo terminou com a vitória da Itália pelo placar de 1 a 0. 

Situação no grupo A:

Com o resultado, a Itália garantiu a primeira posição do grupo A e os 100% de aproveitamento com três vitórias, sete gols marcados e nenhum tento sofrido. O País de Gales fica na segunda posição do grupo com quatro pontos. Mesma pontuação da Suíça. No entanto, os suíços ficam na terceira posição por conta do saldo de gol inferior. Com três derrotas em três jogos, a Turquia foi a lanterna do grupo. 

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo