São Paulo

Especulado no São Paulo, Ivan foi reserva de Perri na base

PontePress

O goleiro Ivan, de 23 anos, tem sido especulado no São Paulo. O jovem pode ser uma opção para o titular Thiago Volpi, que tem seu nome vinculado a uma busca do Monterrey, do México, por um novo goleiro.

Jogar no São Paulo seria uma novidade na carreira de Ivan, mas disputar a posição com o atual reserva de Volpi, Lucas Perri, que é da mesma geração, é uma situação que o goleiro já viveu antes, quando estava na base da Ponte Preta.

Ivan começou no Guarani, mas no meio de 2013, no sub-16, trocou o Bugre pelo arquirrival de Campinas. Ele foi titular da Ponte em quatro jogos do Paulistão sub-17 daquele ano, depois que Lucas Perri foi para o São Paulo, em setembro, após se destacar na Copa do Brasil da categoria.

+ Erros de arbitragem em São Paulo x 4 de Julho
+ Pablo dispara na artilharia da era Crespo
+ São Paulo sub-17 goleia o Atlético-GO

Na época, Perri era chamado de Lucão e por ser nascido em dezembro de 1997, chamava a atenção como um goleiro de apenas 15 anos, com 1,94m de altura, atuando contra atletas quase dois anos mais velhos. Ele foi titular absoluto da ótima campanha da Ponte Preta na Copa do Brasil sub-17, inclusive marcando um gol histórico, que classificou o time para as quartas de final.

O destaque chamou a atenção até da Seleção Brasileira da categoria, que sob o comando de Alexandre Gallo, convocou o jovem na pré-lista do Mundial sub-17 de 2013. Lucas Perri fez todo o período de treinos em Cotia junto com a Seleção, mas não foi para a disputa do Mundial. Gallo escolheu Marcos Felipe, hoje titular no Fluminense, Thiago, na época no Flamengo e hoje no Estoril-POR e Gabriel, que defendia o Coritiba e atualmente joga no Tuna Luso. Foi exatamente nesse período que nasceu a polêmica com o tricolor, sobre um aliciamento de Perri, que ainda não tinha contrato profissional com a Ponte Preta.

Durante todo esse período, Ivan disputava a camisa 12 com Felipe Augusto, sendo reserva imediato do hoje camisa 18 do São Paulo em três dos oitos jogos daquela Copa do Brasil. Com a saída do goleiro para o tricolor, Ivan cresceu dentro do time de Campinas e assumiu a titularidade do sub-17 em 2014, mas teve o azar de encontrar o Palmeiras, de Gabriel Jesus, logo na primeira fase da competição. Em 2015, o jovem já estava no sub-20, foi titular da sua primeira Copa São Paulo e até reencontrou Perri, na segunda fase do Paulista sub-20, onde o tricolor saiu classificado após dois jogos, mas nenhum dos dois goleiros foi vazado nos 180 minutos disputados.

Em 2016, Iván começou a ser relacionado no time principal da Ponte Preta e em 2018 assumiu a titularidade do time. Aos 23 anos, ele coleciona convocações para a Seleção Brasileira, tanto na olímpica, com a qual venceu o Torneio de Toulon, como também, já foi lembrado por Tite para completar os trabalhos da Seleção principal.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo