Grêmio

Jean Pyerre ou Maicon: a dor de cabeça de Renato Portaluppi

O ano de 2020 começou para o Grêmio sem duas das suas principais peças: Matheus Henrique e Jean Pyerre. O primeiro estava a serviço da Seleção Brasileira sub-23, na disputa do pré-olímpico na Colômbia. Já o segundo, recuperava-se de lesão sofrida em Setembro do ano passado.

Enquanto as duas jóias da base gremista não podiam atuar, entrava em cena uma das contratações do tricolor para a temporada: Lucas Silva. Volante formado pelo Cruzeiro e com passagem pelo Real Madrid e Olympique de Marseille, chegou com certa desconfiança por parte dos torcedores, devido ao fato de estar seis meses longe dos gramados.

Após boas atuações, provou-se ser extremamente bem quisto pelo treinador Renato Gaúcho, que com a volta de Matheus Henrique, alterou o esquema tradicional 4-2-3-1 para um 4-3-2-1, para abrigar os três volantes (Maicon, Matheus Henrique e Lucas Silva) em campo.

ATUAÇÕES E NÚMEROS

Agora com todos disponíveis no plantel gremista, o que chamou atenção especialmente na semi-final do segundo turno do Gauchão contra o Novo Hamburgo, é a variante de jogo. Quando Maicon e Matheus Henrique atuam juntos, o segundo busca o jogo entre os zagueiros para fazer a saída de bola e Maicon fica um pouco mais a frente para ajudar na aproximação e circulação. Algumas coisas faltaram, tais como compactação ofensiva e apoio dos extremas na ajuda defensiva, mas o espaço dado na entrelinha dos volantes e dos zagueiros foi a mais clara.

O fato é que se viu uma melhor estruturação quando Lucas Silva entrou lugar do camisa 8 gremista, fazendo ele a saída de bola e dando mais equilíbrio defensivo e consistência, enquanto Matheus Henrique faz o papel de construtor, o seu forte. Jean Pyerre também melhorou sua atuação após a saída de Maicon, devido ao fato do seu entrosamento com Matheus e sem ter seu ‘espaço’ tão invadido pelo capitão gremista.

Segundo o software Wyscout, Lucas Silva é o jogador com melhor média por 90 minutos jogados em duelos defensivos, com 6.77 por jogo. Segue a lista com Maicon (6.01), Matheus Henrique (4.31) e Jean Pyerre (4.16). Os números provam o quão mais consistente fica a equipe gremista.

Entretanto, Maicon é o jogador com mais ações totais na média por 90 minutos e o jogador que mais passes dá. Os números da primeira lista são: Maicon: 119, Jean Pyerre: 102, Lucas Silva 96 e Matheus Henrique 86. Já o número de passes por jogo temos com Maicon (93.39) , Jean Pyerre (74.2), Lucas Silva (66) e por fim Matheus Henrique (60.37).

Por fim, os números de participações em gol (gol + assistência) traz Jean Pyerre como o mais efetivo na média dentro dos 90 minutos. O garoto gremista lidera (0.21), seguido por Matheus Henrique (0.16), Maicon (0.11) e Lucas Silva (0).

DEFINIÇÃO DE RENATO

Os títulos gremistas de 2016 e 2017 vieram com a equipe tendo um volante mais de contenção. Lucas Silva provou ser este homem hoje no plantel gremista, dando consistência e equilíbrio – embora tenha iniciado a carreira como segundo volante. Matheus Henrique é hoje um dos melhores construtores do futebol brasileiro, sendo figura até na seleção brasileira.

Jean Pyerre e Maicon são jogadores distintos e com funções distintas hoje aos olhos do treinador gremista. Jean Pyerre, mesmo tendo passado muito tempo na base atuando como segundo volante, atualmente é visto como um clássico meia armador por Renato Portaluppi, mas poderia ser escalado em 4-3-2-1 ao lado de Lucas Silva e Matheus Henrique.

Já Maicon, figura certa entre os 11 iniciais do tricolor desde 2015, continua apresentando bons números. É mais ativo que Jean Pyerre, como os números mostram. Entretanto, Jean corrobora com ótimas enfiadas de bola e chutes de fora da área e é mais requisitado na armação – especialmente quando o camisa 8 não está entre os titulares. A disputa entre os dois deve decidir o esquema que o técnico gremista irá iniciar os jogos na temporada.

Para saber tudo sobre o Grêmio, siga o Esporte News Mundo no Facebook, Twitter e Instagram.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo