Futebol Internacional

Joan Laporta, presidente do Barcelona, fala sobre Messi, Neymar e mais em entrevista após a janela de transferências

Joan Laporta, presidente do Barcelona
Foto: Joan Valls via Imago Images

Na segunda-feira (6), o presidente do Barcelona Joan Laporta deu uma entrevista ao ao canal ‘Esport 3’, onde falou pela primeira vez desde o fim da janela de transferências do mercado europeu. Dentre os muitos assuntos falados por ele, estiveram em pauta a saída de Messi e Griezmann, a situação atual do clube, Superliga, Koeman e até Neymar.

– Não me arrependo de ter me apresentado. Quero salvar o Barça. Ainda estamos na Champions League, mas estamos melhorando. A redução da folha de salários tem sido complicada. Devemos parabenizar Mateu Alemany pelo esforço e também destacar que lá são alguns heróis do Barça chamados Gerard Piqué, Sergio Busquets e Jordi Alba e depois virá Sergi Roberto. O que eles fizeram é admirável e um exemplo do Barcelona. Há outros jogadores como Umtiti que também vão baixar o seu salário – começou abrindo Laporta.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram

Essa é a segunda vez que Joan Laporta é presidente do Barcelona, teve o seu primeiro mandato entre os anos de 2003 a 2010. Também era um momento de reconstrução do clube, mas a situação não era tão ruim como a de momento, herança vinda de uma gestão anterior catastrófica.

– Com relação à diretoria antiga, aconteceram erros, irregularidades, supostas situações criminais e de corrupção. O que estamos fazendo ê uma investigação interna para saber se medidas legais devem ser tomadas – disse.

A janela de transferências do Barcelona ficou marcada por não ter sido feita visando a situação esportiva, mas sim econômica. O clube não conseguiu manter o seu maior jogador Lionel Messi, e também deve que negociar Griezmann para aliviar a sua folha salarial que chegava aos 110% dos gastos do time.

– Já havíamos apertado a mão de Leo. Houve um contrato primeiro por duas temporadas, mas depois fizemos de novo e a LaLiga não aceitou. Aí já vimos que era impossível pelos números que tínhamos e não valia a pena esperar por nada. Sem o ‘fair play’, o Messi não iria teria podido ficar mesmo se tivesse partido antes de Griezmann e os capitães teriam baixado o salário… A história tem que continuar. Ele tem que seguir a história porque será sempre um jogador do Barcelona – falou Laporta.

Joan Laporta, presidente do Barcelona, falando sobre a situação / Foto: Divulgação (Barcelona)

+ Leia mais sobre o futebol internacional clicando aqui

Um tema que foi bastante inusitado foi a mais uma tentativa do Barcelona de contratar Neymar. O jogador já demonstrou interesse em deixar o PSG em 2019, e novamente esteve no radar do seu ex-time.

– Tentamos contratá-lo com base em algumas conversas nas quais sabíamos que ele estava louco para voltar. Por isso, interpretamos o ‘jogo limpo’ de uma maneira diferente –

Algo que parece que ainda terá muita discussão é sobre a criação da Superliga, que mexeu muito com o futebol europeu recentemente. Muitos times inicialmente envolvidos já deixaram essa ideia, mas Barcelona, Real Madrid e Juventus seguem com a ideia, e que segundo Laporta, ainda está viva.

– O projeto está vivo. A UEFA não pode agir contra nós. Veremos o que a corte diz. Toda a pressão colocada nos clubes ingleses é inútil se a corte aceitar o projeto. O que acontece é que poderia ter sido apresentado melhor – declarou

O técnico Ronald Koeman vai para a sua segunda temporada a frente do Barcelona e ainda não tem a total confiança dos torcedores que se acostumaram com um time muito vencedor. Segundo Laporta, ele conta com o treinador e ainda não pensa em Xavi.

– O que conta é que vencemos. Falei com Koeman, sempre falei com os meus treinadores e ele tem todo o meu apoio e respeito. Ele sabe que o modelo Cruyff é inegável no Barça. Ele (Xavi) está em um momento vital e profissional muito importante. Ele me tem à sua disposição. Nosso treinador é o Koeman, tenho muito respeito por ele e quero falar do Xavi para o futuro seria desrespeitoso com ele – completou.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo