São Paulo

Após Juan e Marquinhos, João Adriano desponta como artilheiro no sub-20

Rubens Chiri / saopaulofc.net

O sub-20 de Alex no São Paulo parece ser um celeiro de artilheiros, depois de Juan e Marquinhos despontarem no trabalho do novo treinador, agora é a vez do atacante João Adriano mostrar o seu futebol. O jovem soma 19 participações diretas em gols, em 18 jogos pelo tricolor sub-20.

                 

Em seu primeiro ano na categoria, João Adriano faz parte da geração campeã do sub-17 na temporada anterior e é um dos destaques da equipe 2003 do São Paulo desde o sub-15. O atleta tem alto rendimento recente, com seis gols e três assistências nos seus últimos três jogos pelo São Paulo. Ele marcou contra o Oeste, na vitória suada que valeu a liderança do grupo no Paulistão, na derrota por 3 a 2 para o Botafogo no Brasileiro sub-20 e também na goleada contra o SC Brasil, pelo Paulista, em que marcou quatro vezes e deu três assistências, ajudando a construir o placar de 12 a 1.

Outro grande destaque da goleada foi o companheiro de ataque Vitinho, que marcou três vezes e deu duas assistências. Nascido em 2001, Vitinho vive seu melhor momento no sub-20 com Alex e soma dez gols e seis assistências em 17 jogos.

O calendário do sub-20, que joga o Brasileiro e o Paulistão da categoria, faz com que ambos tenham muitas oportunidades, independente da idade, seja um jogador no último ou no primeiro ano da categoria.

Cria do Efipan e do futsal

Natural de Araranguá, em Santa Catarina, João Adriano é cria do tradicional torneio de Alegrete-RS, o Efipan, que já teve 40 edições e foi berço de diversos craques do futebol mundial, como Ronaldinho, que disputou a competição em 1994, Neymar, que jogou em 2005 e os argentinos Tévez e Riquelme, que participaram em 1998 e 1992, respectivamente.

Depois de atuar no futsal em uma escolinha local de Araranguá, o jovem foi para o Criciúma e para o Internacional. No segundo ficou apenas um ano por conta da distância de casa, na época tinha apenas 11 anos de idade. De volta ao Criciúma, João Adriano foi disputar o Efipan aos 13 e teve grande destaque, chamando a atenção do São Paulo, que recrutou o jovem logo após a competição.

+ Para saber tudo sobre o São Paulo, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram

Futebol na família

Para João Adriano, o futebol é coisa de família, seu pai, Emerson, também foi jogador de futebol. Ele atuou em diversos times em Santa Catarina, como Criciúma, Joinville, Avaí e Marcílio Dias. A carreira de Emerson chegou a ser internacional, o meia atuou por duas temporadas no Vitória de Guimarães e também jogou no Belenenses, ambos em Portugal.

Por conta do pai, João Adriano sempre esteve muito ligado ao futebol e até por isso esteve próximo de clubes catarinenses, especialmente aqueles em que Emerson atuou. Porém a ligação familiar não para por aí, o irmão mais novo de João Adriano também é jogador e atua na base do São Paulo, mas é o primeiro defensor da família.

O zagueiro Davi é um dos destaques da equipe sub-15 do tricolor e também já levantou taças pelo clube. Ele foi campeão paulista sub-13, em 2019. Como João já estava no São Paulo, Davi teve a chance de fazer um teste e fez jus ao sobrenome, foi aprovado e garantiu uma vaga na fortíssima geração 2006 de Cotia.

Estilo de jogo

Canhoto e habilidoso, João Adriano poderia chamar muita atenção pela beirada do campo, porém aparece bastante bem posicionado dentro da área. Não é raro ver o jovem completando cruzamentos ou pedindo o passe em profundidade próximo ao gol, entre as linhas da marcação, onde costuma ser letal.

Isso faz de João Adriano um jogador de ataque extremamente versátil, capaz de atuar como segundo atacante, ponta e se necessário até centroavante. Pelos lados do campo, onde atua mais vezes, a velocidade e qualidade para o drible usualmente colocam o jovem em boa condição para a assistência, inclusive pelo lado direito do campo, embora a esquerda seja preferencial do atleta.

Contrato

João Adriano tem contrato com o São Paulo até 31 de julho de 2022, mas as negociações já começaram para uma renovação e fontes ligadas ao clube e ao atleta confirmam que o andamento tem sido muito bom para um desfecho positivo, que pode acontecer em breve.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo