Z - Futebol Agência ENM

João Cancelo é expulso, e Manchester City sofre virada do Brighton na volta da torcida aos estádios

Mike Hewitt via Imago Images

O Manchester City visitou o litoral inglês para enfrentar o Brighton e perdeu de virada por 3 a 2, em confronto válido pela 37ª rodada da Premier League. Os Citizens jogaram 80 minutos com um jogador a menos por conta da expulsão de João Cancelo aos 10′. Os visitantes chegaram a abrir 2 a 0 de vantagem, mas não resistiram à pressão dos donos da casa. İlkay Gündoğan e Phil Foden marcaram para o Manchester City. Leandro Trossard, Adam Webster e Dan Burn fizeram os gols do Brighton. Com o resultado, as Gaivotas vão a 41 pontos, ultrapassam Burnley e Newcastle e sobem para a 15ª posição. A equipe de Pep Guardiola permanece com 83 pontos, 12 à frente do vice colocado e rival, Manchester United.

                 

A penúltima rodada da Premier League marcou a volta do público aos estádios da Inglaterra. Ao todo, 8 mil torcedores puderam acompanhar no Amex Stadium a primeira vitória do Brighton sobre o Manchester City na História da competição. Nos sete confrontos anteriores, os Citizens haviam ganhado todos, marcado 21 gols e sofrido apenas dois.

+ Manchester City irá arcar com custos de torcedores na final da Champions

Gol relâmpago e expulsão precoce de João Cancelo

No início do jogo, tudo indicava mais uma vitória tranquila do campeão inglês. Logo aos 2′, o City abriu o placar com Gündoğan, após boa jogada de Mahrez. O argelino recebeu na ponta direita, encarou a marcação de Burn e cruzou na cabeça do camisa 8, que finalizou no contrapé do goleiro Sánchez para marcar seu 13º gol nesta edição da Premier League.

No entanto, aos 10′, Mac Allister lançou Welbeck na ponta esquerda. O atacante inglês disputou a bola com João Cancelo, tomou a frente e ambos desabaram. O árbitro Stuart Attwell assinalou a falta do português e expulsou o lateral do City por se tratar de uma oportunidade clara de gol. O VAR analisou o lance e confirmou a decisão de campo. Os Citizens precisaram, assim, jogar 80 minutos com um jogador a menos.

A partir desse momento, o cenário do jogo se inverteu. O Brighton, cujo estilo de jogo está baseado na posse de bola, conseguiu trocar mais passes e chegar mais ao ataque. O City, por outro lado, recuou e passou a buscar saídas em contra ataque. Em uma das chegadas em velocidade dos visitantes, Rodri encontrou Gündoğan entre as linhas. O alemão lançou Foden, que vinha acompanhado pela marcação. Na hora do chute, o zagueiro bloqueou e impediu o segundo gol.

O Brighton criou chances pelos lados do campo. Aos 31′, Moder passou por Eric García na esquerda e tocou para Pascal Groß livre dentro da área. O meia, entretanto, errou o chute. No rebote, Alzate tentou bater em gol, mas Zinchenko bloqueou no meio do caminho. Aos 43′, após cobrança de escanteio, a bola ficou viva na defesa do City e sobrou para Ben White, mas Rúben Dias afastou o perigo na hora certa.

+ Keane e Cantona entram para o Hall da Fama da Premier League

Gol de Foden e virada histórica

Mesmo com um a menos, o City aproveitou o primeiro contra ataque que construiu na segunda etapa. Aos 48′, Foden recebeu a bola e avançou para o campo ofensivo. O jovem venceu a marcação de White, cortou Webster e bateu cruzado para estufar as redes do Amex Stadium.

No entanto, aos 50′, Rodri errou passe no campo defensivo e Trossard recebeu a bola na entrada da área. O belga encarou toda a defesa de Guardiola e deixou Rúben Dias no chão duas vezes antes de diminuir o placar com a perna direita.

Com o primeiro gol, o Brighton voltou a crescer no jogo e a pressionar o City. A entrada de Lallana trouxe criatividade e qualidade no passe para o time do litoral. As triangulações na entrada da área e nas laterais geraram espaços para a infiltração dos jogadores de Graham Potter. Em 12 minutos, Zinchenko precisou afastar o perigo três vezes. Aos 59′, Moder cruzou para Groß, mas o ucraniano deu um chutão. Aos 62′, Lallana fez boa jogada e tocou para Trossard na esquerda. Ele levantou para White, que bateu forte, mas Zinchenko estava no meio do caminho e evitou o gol. Aos 71′, Trossard cruzou novamente, e o camisa 11 afastou. No rebote, White dominou e finalizou, mas Rúben Dias desviou para escanteio.

Aos 72′, a pressão deu resultado. Groß fez um cruzamento milimétrico na cabeça de Webster, que subiu mais alto que a marcação e balançou as redes para empatar a partida.

Mahrez tentou responder aos 75′ em cobrança de falta, mas Sánchez fez boa defesa em dois tempos. No minuto seguinte, Lallana tocou para Mac Allister na entrada da área. O argentino ex-Boca Juniors encontrou Burn livre. O zagueiro de 1,98m de altura se enrolou com a bola, mas conseguiu finalizar mascado. Ederson fez a defesa, mas no rebote Burn colocou a bola para dentro com o pé direito para virar o placar e levar a torcida à euforia.

Aos 89′, Gabriel Jesus quase conseguiu marcar seu gol de número 50 na Premier League. O brasileiro avançou pela esquerda, invadiu a área, deu uma caneta em Bissouma, mas Lallana chegou no carrinho e travou a jogada. O VAR analisou o lance para ver se houve pênalti, porém mandou o jogo seguir.

Nos acréscimos, nova oportunidade para o atacante da Seleção Brasileira. Webster errou um passe dentro da própria área. Fernandinho interceptou e tocou para Gabriel Jesus, que bateu firme, mas Sánchez espalmou e deu um tapa na bola na sequência. Eric García ficou com o rebote e isolou.

+ Joia do Brighton de R$ 297 milhões está na mira de Arsenal e Liverpool, segundo jornal

Próximos compromissos

Ambas as equipes retornam aos gramados no próximo domingo (dia 23), às 12 horas, pela última rodada da Premier League. Os times já conquistaram seus objetivos: o Manchester City garantiu o título antecipado da competição, e o Brighton não corre risco de rebaixamento. Os Citizens recebem o Everton, dos brasileiros Richarlison, Allan e Bernard, e as Gaivotas visitam o Arsenal. No encerramento da temporada europeia, o Manchester City tentará levantar pela primeira vez a taça da Liga dos Campeões no dia 29 de maio, no duelo britânico contra o Chelsea.

Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo