Campeonato Paulista

João Dória adia anúncio de paralisação do Campeonato Paulista

Campeonato Paulista é mantido por João Dória

João Dória (PSDB), governador do estado de São Paulo, decidiu, ao menos por enquanto, adiar o anúncio de paralisação do Campeonato Paulista.

                 

Em coletiva de imprensa nesta quarta-feira à tarde, o tucano confirmou a manutenção das partidas, porém deixou claro que a decisão pode ser revista nas próximas horas se não houver redução do número de óbitos e casos confirmados de Covid-19.

“Essas recomendações do Ministério Público acompanham a discussão de medidas que podem ser necessárias para além do que temos hoje na fase vermelha. Estamos trabalhando em como viabilizar as medidas que podem, de fato, aumentar o nível de isolamento social. O que precisamos é reduzir o contato entre as pessoas. Isso se faz ficando em casa”, clarou Paulo Menezes, coordenador do Centro de Contingência de combate à Covid.

“Nós já tivemos resultado positivo nos primeiros dias de fase vermelha. As novas medidas de restrição podem fazer parte de uma série de medidas que vão se somar ao que já temos hoje. Se for necessário, o governador vai anunciar assim que for conveniente”, emendou.

A tomada de decisão parcial é explicada por conta da recomendação do Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) em suspender as três divisões do Campeonato Paulista enquanto a fase vermelha estiver em vigor – o prazo final, por enquanto, é 19 de março, sexta-feira.

O QUE SE SABE?

Com recordes diários de mortes, superlotação dos leitos em UTI, milhares de casos confirmados diariamente pela Covid-19 e forte pressão do Ministério Público (MP-SP), Dória deve confirmar, em breve, a transferência do endurecimento das medidas restritivas ao futebol e até cogita a criação da ‘fase roxa’, uma etapa ainda mais dura em comparação com a vermelha.

O Centro de Contingenciamento, inclusive, já trabalha nos bastidores para definir as novas regras e viabilizar o surgimento de uma nova etapa no Plano São Paulo com objetivo de ampliar a quarentena e o distanciamento social.

A FPF, por sua vez, mostrou-se contrária à interrupção dos torneios com base em ‘critérios científicos’, apoiada por uma onda de protestos de jogadores profissionais em publicações nas redes sociais.

CONTRAMÃO

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, nesta quarta-feira pela manhã, durante transmissão ao vivo por meio do canal no Youtube, um relatório a respeito da efetividade do protocolo em combate ao novo coronavírus.

A entidade máxima do futebol local, um dia depois do início da Copa do Brasil, saiu em defesa da sequência dos campeonatos mesmo com o ápice de pandemia no país.

NÚMEROS

O Brasil vive, no comparativo com os últimos 11 meses, o pior momento da doença. Na terça-feira, por exemplo, foram registradas 1.954 mortes, totalizando 268.568 vidas perdidas, sendo 13.550 apenas em nove dias do mês de março.

Em São Paulo, desde o início do caos na saúde, são mais de 62 mil óbitos em decorrência do vírus, mais de 2 milhões de infectados – recuperados ou em recuperação – e mais de 80% dos leitos ocupados em todas as DRS.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo