— Continua depois da publicidade —
O brasileiro João Fonseca fez ótima estreia na chave principal de Wimbledon, terceiro Grand Slam da temporada, disputado em Londres (GBR), no piso de grama. Crédito: AELTC
Fonseca, 54º do mundo na última atualização, venceu o britânico Jacob Fearnley, 51º da classificação, com as parciais de 6/4 6/1 7/6 (7/5) em 2h01min de encontro na Quadra 1, a segunda maior do do All England Club.
João disputa o torneio mais tradicional do tênis pela primeira vez na chave principal. Ano passado ele caiu na estreia do qualifying. Ele emplaca sua quarta vitória em sete jogos de Grand Slam em que estreou este ano com segunda rodada no Australian Open e terceira rodada no Aberto da França. O brasileiro não sabe o que é perder na primeira rodada de um torneio desse porte.
Aos 18 anos e 11 meses, João se torna o segundo mais jovem tenista sul-americano a vencer na chave principal de Wimbledon, atrás somente do argentino Juan Marton Del Potro em 2007.
Na segunda rodada ele pega o campeão de Mallorca, na Espanha, no sábado, o holandês Tallon Griekspoor, 29º, ou o vice-campeão de Eastbourne, na Inglaterra, também há dois dias, o americano Jenson Brooksby, 101º.
O jogo
Muito seguro em seus games de serviço, João soube administrar a partida. Teve quatro break-points no meio da parcial, não converteu. Ele salvou um 0/40 no 4 a 4 que foi fundamental. Conseguiu a quebra no último game com o péssimo desempenho do oponente cometendo duplas-faltas e erros. Fonseca fechou por 6/4 e abriu 3 a 0 no segundo set e ampliou no sexto game para finalizar por 6/1.
O terceiro set foi mais parelho com os saques funcionando para os dois lados. Fonseca salvou um set-point com boa regularidade na troca de fundo. Ele esteve abaixo 5 a 2 no tie-break, mas viu o rival tremer na hora H, virou para 6 a 5 encaixando dois aces e fechou com o quinto ponto seguido.
