Olimpíadas

João Menezes faz jogo emocionante, mas cai no tie-break e está fora das Olimpíadas

Divulgação/Facebook Oficial COB

Neste sábado (24), foi iniciado o torneio de tênis dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020. E com Brasil em quadra. Na chave de simples masculina, João Menezes encarou o croata Marin Cilic em sua estreia na competição.

O brasileiro complicou para o croata, venceu o primeiro set, chegou a ficar perto da vitória no segundo set mas viu Cilic reagir para virar e vencer. No terceiro, Menezes foi quem esteve perto de ser eliminado com ‘pneu’, foi atrás, reagiu, virou e quase esteve perto de vencer. Mas no tie-break do terceiro set, mesmo tendo chances, perdeu para o croata numa partida de 3 horas e 23 minutos de duração.

Para saber tudo sobre os Jogos Olímpicos, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram!

O jogo

Encarar o número 36 do mundo poderia ser uma missão difícil para Menezes. ,mas o brasileiro logo mostrou seu poder de competição saindo na frente na frente. Mas o croata logo responderia e se iniciaria uma troca mútua de games, nos quais o brasileiro largava na frente na maioria dos games disputados, mesmo aqueles os quais perdia.

Agenda Olímpica: Dias e Horários das competições nos Jogos Olímpicos de Tóquio

O primeiro set acabou indo para o tie-brake, depois do brasileiro ter se esforçado no 11º game para conseguir a vitória tendo a vantagem de fechá-lo por quatro vezes e Ciric devolver sem maiores problemas no seguinte. No game de desempate, Menezes largou atrás, reagiu e conseguiu vencer seu primeiro set nas Olimpíadas de Tóquio.

No segundo set, foi a vez do croata começar na frente do brasileiro partir para reação. O panorama foi o mesmo da primeira etapa, com vitórias mútuas até João Menezes largar na vantagem com a quebra do saque do rival e abrir 5 a 3 e ficando perto do match point.

Cilic, no entanto, mostrou que ainda estava na partida evitou a primeira tentativa da vitória de Menezes. E continuou a complicar a vida do brasileiro no décimo game o vencendo e empatando o jogo, quebrando o serviço deste. A reação do croata veio com Cilic sem sofrer dificuldades diante do brasileiro, confirmando no game seguinte o empate em número de sets, com o croata conseguindo sucesso em seu serviço.

O terceiro set se iniciou com o croata na frente e abrindo vantagem confortável e jogando tranquilo. Apesar do quarto game indicar Menezes reagindo, Cilic fez 5 a 0 e ficou a um game de uma vitória de virada espetacular sobre o brasileiro, que tentou no sexto game o esforço de salvar seu próprio serviço e evitar tomar o ‘pneu’. Um esforço que valeu a pena depois de impedir que o croata o vencesse com 6-0.

Novamente a ponto de perder o jogo, Menezes saiu atrás no sexto game, reagiu e, num erro do croata, quebrou o serviço de Cilic e chegou aos 5 a 2. No oitavo game, foi a vez do brasileiro abrir vantagem e ver o rival se aproximar, mas desta vez se impor e vencer o game. Uma reação que parecia impossível começou a se consolidar no nono game, ao quebrar o serviço do croata e levar a partida para 5 a 4.

Com o nervosismo agora do lado do croata, João Menezes foi quem mostrou no terceiro set poder de reação e empatou o jogo em 5 a 5 para virar a partida a seu favor no set seguinte. O jogo, que se mostrava bastante disputado, virou emoção no terceiro set e agora era a chance do brasileiro de responder à virada do rival no set anterior.

O 12º game da partida foi emocionante e Cilic ainda conseguiria o empate para levar o jogo ao tie-break. O brasileiro começou bem, mas logo Cilic se igualaria e tomaria a frente do placar. Menezes empataria e o set decisivo se tornaria uma batalha pelos pontos, disputada fortemente pelos tenistas.

Os erros de lado a lado foram se acumulando. Cilic conseguiu aproveitar melhor os erros de Menezes para conseguir o ponto final e se classificar para a segunda fase, mas com o brasileiro fazendo uma atuação de aplausos na partida.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo