São Paulo

Joia da base do São Paulo está na mira da Seleção de Portugal

saopaulofc.net

O lateral-esquerdo João Moreira, um dos destaques do São Paulo na disputa do Brasileirão sub-17, é um dos alvos do técnico Joaquim Milheiro, da Seleção portuguesa da categoria. Em junho, o staff do jovem e o São Paulo receberam uma consulta para a convocação, que não foi efetivada por conta das dificuldades decorrentes da pandemia de Covid-19.

Na última convocatória, no dia 22 de junho, Milheiro chamou apenas atletas do Benfica, do Braga, do Sporting e do Porto, mas sondou atletas portugueses atuando em outros países. A chamada foi para um período de treinos na Cidade do Futebol, em Oeiras, Portugal. Apesar de não poder contar com o luso-brasileiro agora, assim que houver a possibilidade de uma apresentação em solo europeu, é provável que João e outros atletas que não atuam em Portugal, sejam chamados para uma avaliação mais profunda do treinador português.

João Moreira adquiriu a cidadania portuguesa há mais de dez anos. A avó materna do atleta é de Portugal e sua mãe deu entrada na documentação ainda em 2010, efetivando a dupla-nacionalidade para sí mesma e para os dois filhos, no caso João e sua irmã.

+ Opinião: Hernanes representa tudo que o São Paulo precisa ser
+ Marquinhos tem ascenção metórica da base ao profissional do São Paulo

No São Paulo desde 2018, João tem experiência em várias posições do campo, pois se destacou no sub-13 do Audax, em 2017, atuando como zagueiro titular da equipe de Osasco, que acabou eliminada pelo próprio São Paulo nas quartas de final do Paulista da categoria. Foi somente no tricolor, já no sub-15, que o jovem fez a transição para a lateral, porém pela direita e foi titular da equipe na disputa do Paulistão de 2019.

No sub-17 as coisas mudaram de lado. Um dos reservas utilizados da campanha campeã de 2020/21, na atual temporada João tem boa concorrência no lado direito com Kayque Ryann, recém-chegado do Bahia de Feira, porém algo inesperado aconteceu: ele viu a oportunidade surgir pelo outro lado do campo. As duas principais opções de Menta para a lateral-esquerda, João Douglas Piauí e Léo Jance, ambos atletas com convocações pra Seleção Brasileira, se lesionaram ainda na 3ª rodada do Brasileiro sub-17.

O treinador improvisou João na posição e encontrou um grande lateral-esquerdo, que já soma sete partidas como titular na equipe, que a cada partida mostra mais habilidade para utilizar as duas pernas e os dois lados do campo. Nesta temporada, João ainda não marcou gols, mas vem se destacando na construção dos ataques pelo lado esquerdo, sendo responsável por algumas assistências e até jogadas ensaiadas, além de dar segurança ao time defensivamente, já que teve boa experiência como zagueiro.

O São Paulo assinou o primeiro contrato profissional do jovem no último sábado, prolongando o vínculo com o jogador até 2024. Anteriormente, João Moreira tinha apenas o contrato amador, com validade até fevereiro de 2022.

.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo