Corinthians

João Victor deve receber nova oportunidade como titular por conta de rodízio de Mancini

João Victor treinando no CT Joaquim Grava
Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Depois de Michel Macedo acertar seu empréstimo ao Juventude até o final da temporada, o Corinthians, oficialmente, não possui um reserva imediato para Fagner. Desde o final da temporada 2020, Mancini já não vinha relacionando o jogador, que treinava em separado, e buscava em seu elenco alternativas para essa ausência com improvisações de zagueiros.

Em um primeiro momento, o uruguaio Bruno Méndez foi deslocado para suprir o camisa 23 do Timão quando este não estava apto para jogo. Porém, com seu crescimento de produção e ganhando a titularidade na sua posição de origem, outro jovem zagueiro foi convocado para o trabalho e vem dando conta do recado.

João Victor tem apenas 22 anos e é formado no “Terrão corinthiano”. Depois de estourar a idade de sub-20, acabou não sendo aproveitado no time de cima logo de cara e passou por alguns empréstimos. No último deles, em 2020, jogou para o Atlético-GO — próximo adversário do Alvinegro paulista na Copa do Brasil — e até foi treinado pelo atual técnico, Vagner Mancini.

Pelo Dragão, o zagueiro se destacou e ganhou a titularidade no time goiano, tendo até atuado em algumas ocasiões improvisado na lateral direita. Essas boas atuações o credenciaram a ser aproveitado pelo comandante corinthiano em seu retorno ao Timão no início da temporada 2021.

Aproveitando as oportunidades

De lá para cá, João Victor atuou em quatro partidas, sendo três como titular. Em todas as ocasiões, o defensor sempre jogou deslocado pelo lado direito e, mesmo com a improvisação, manteve um alto nível em suas atuações.

Em sua última partida, contra o Ituano, participou da criação das jogadas dos dois gols corinthianos. No primeiro tento, recebeu passe de Raul Gustavo, cortou a marcação e serviu Léo Natel, que cruzou para Otero marcar. Já na segunda bola na rede, triangulou novamente com Natel e Camacho, que mandou para Jô empurrar para o fundo do gol.

E é exatamente essa característica que vem chamando a atenção no camisa 33. Por ser zagueiro, seria esperado que o atleta se mantivesse mais preso à linha de defesa, quase como um terceiro zagueiro.

João Victor, pelo contrário, vem participando dos ataques e mostrando muito recurso para construir pelo lado do campo, algo que dá margem para Mancini credenciá-lo como reserva imediato de Fagner, não precisando buscar um lateral de origem para substituí-lo quando necessário.

Sombras para o zagueiro

Apesar de ter ganho as últimas oportunidades por ter convencido o técnico alvinegro nos treinamentos e na experiência juntos no Dragão, o zagueiro também teve a sorte ao seu lado para conseguir minutos em campo.

Igor Formiga, lateral de 21 anos da equipe de Aspirantes, e Daniel Marcos, de 19 anos, também lateral do time sub-20 do Corinthians, poderiam ocupar a vaga de reservas imediatos de Fagner, porém, ambos se recuperam de rompimento de ligamento de joelho e deixaram caminho aberto para João Victor.

Em fase de transição para o campo e iniciando trabalhos com bola, os dois atletas, em um futuro próximo, podem fazer com que o zagueiro tenha concorrência e sombras que ameacem sua condição de substituto direto do camisa 23.

Mais uma chance de mostrar serviço

Neste domingo (25), o Timão tem um clássico pela frente contra o Santos, na Vila Belmiro. Visando poupar fisicamente a equipe que jogou no Paraguai, contra o River Plate, para o novo confronto pela Sul-Americana contra o Peñarol, Mancini deve rodar o elenco e utilizar os atletas que não participaram do último duelo.

Assim, João Victor poderá ter nova chance para mostrar serviço e, apesar de ter a difícil missão de substituir um lateral que disputou a última Copa do Mundo, pode colocar uma pulga atrás da orelha do treinador corinthiano para inclui-lo mais vezes entre os onze iniciais do Timão, seja pelas pontas ou no miolo da defesa.

Para saber tudo sobre o Corinthians, siga o Esporte News Mundo no Instagram, Twitter e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo