Mais Esportes

Jogos Escolares Brasileiros está de volta e reúne seis mil jovens de todo o país no Parque Olímpico

Foto: Reprodução / Ministério da Cidadania

Após um hiato de 17 anos, a principal competição escolar do país está de volta. Os Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s) reúne mais de seis mil estudantes-atletas de 12 a 14 anos. O evento começa nesta sexta-feira (29) e vai até 5 de novembro. Haverá disputas oficiais em 17 modalidades, no Parque Olímpico da Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro. 

Siga o perfil do Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Os jogos reúnem jovens das 27 unidades das federações do país e conta com a realização da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) e do Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Especial do Esporte.

Os atletas presentes disputarão medalhas em atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, vôlei, vôlei de praia, natação, tênis de mesa, xadrez, caratê, wrestling, ginástica artística, ginástica rítmica, badminton, ciclismo e taekwondo. Além de skate escalada, dança, curling e pólo aquático como modalidades demonstrativas. 

Dep. Felicício Laterça (PSL-RJ) (de terno) destinou mais de R$ 11 milhões para a realização dos Jogos – Foto: Reprodução

Tradicional competição no país, foi iniciada na década de 1970 e foi disputada pela última vez em 2004. Ela servirá como seletiva para os Jogos Sul-Americanos Escolares, que também serão realizados no Brasil, em 2023. 15 das 17 modalidades do JEB´s terão como palco o Parque Olímpico da Barra, criado para abrigar os Jogos Olímpicos da Rio 2016. Os espaços utilizados no complexo serão as: Arenas Cariocas 1, 2 e 3, o Velódromo, o Centro Olímpico de Tênis, além do Complexo Aquático Maria Lenk. Foi montado também instalações temporárias nas áreas comuns do parque.

Para os jogos acontecerem metade da verba destinada veio de emendas parlamentares do deputado federal Felicício Laterça (PSL-RJ). Foram cerca de R$ 11.307.082,00 destinados ao evento. Para o Esporte News Mundo, o parlamentar contou que é no esporte que ele deposita todas as suas fichas de transformação social:

– Esporte para mim é essencial, ele estimula dois pilares fundamentais: heraquia e disciplina. Quando eu soube do resgate do evento por parte da secretaria especial do esporte por intermédio do Secretaria Especial do Esporte, Marcelo Magalhães, eu decidi apoiar e destinar verbas parlamentares para a realização dos Jogos Escolares Brasileiros. Será um marco com 300 jovens-atletas (entre meninos e meninas),  Eu também acredito no esporte não só como política pública de transformação social, mas também como incentivo para a retomada da economia.       

Embaixadores Olímpicos  

A edição deste ano dos Jogos Escolares Brasileiros contará com a presença de 30 esportistas como embaixadores do evento. Entre eles dez campeões olímpicos, como Ana Marcela Cunha (maratona aquática), Rebeca Andrade (ginástica artística), Giba (vôlei) e Joaquim Cruz (Atletismo), além de Daniel Dias, principal medalhista brasileiro na história dos Jogos Paralímpicos.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo