Mais Esportes

Jogos Olímpicos podem ser cancelados após petição do Sindicato dos Médicos do Japão

Olimpíadas
Foto: Rodrigo Reyes Marin via Imago Images

Nesta quinta-feira (13), o Sindicato dos Médico do Japão pediu ao governo que cancele os Jogos Olímpicos de Tóquio. Foi apresentada uma petição alegando que, com a chegada de 11 mil atletas e comissões técnicas, há uma grande possibilidade de propagação de novas cepas da COVID-19 no país, mesmo sem a presença do público.

— Para os atletas será duro, mas alguém tem que pedir o cancelamento dos Jogos. Por isso, pedimos isso. O governo tem uma importante missão, que é proteger a vida dos cidadãos e deve mostrar uma postura clara com relação a isso – manifestou Naoto Ueyama, um dos representantes do sindicato.

+Vacinação da delegação brasileira para Olimpíadas e Paralimpíadas de Tóquio, começa dia 14 de maio

Segundo os especialistas japoneses, o país está vivenciando uma quarta onda de infecções pelo novo coronavírus. O número de novos casos está acima de 5 mil por dia, cinco vezes mais que há dois meses. Parte do país anunciou estado de emergência e apenas 2% da população está imunizada. Com a realização dos Jogos Olímpicos a situação do país pode piorar.

— 40% dos médicos em atividade já ultrapassaram o limite de horas extras, e 10% está trabalhando o dobro do limite legal de horas. Esta carência de médicos é um fator que afeta muito nosso sistema. O governo precisa reduzir o número de médicos – afirmou um dos sindicalistas.

Os Jogos Olímpicos foram adiados no ano passado, por conta da força da pandemia e o Comitê Organizador já alertou que não há possibilidade de nova mudança de data. A população japonesa manifesta grande resistência ao evento, devido ao aumento do número de casos. Porém, o Comitê Olímpico Internacional (COI) mantém o otimismo para dar sequência aos Jogos, que deverão acontecer entre 23 de julho e 8 de agosto.

+Governo brasileiro torna atletas e paratletas que vão à Tóquio grupo prioritário na vacinação contra a COVID-19, de acordo com jornal

Siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo