Olimpíadas

De virada, Japão vence China e leva ouro nas duplas mistas do tênis de mesa dos Jogos Olímpicos

Rémy Gros/Site Oficial da ITFF

Mais medalhas nos Jogos Olímpicos de Tóquio saíram na manhã desta segunda-feira (26). Desta vez foi no tênis de mesa, com a decisão das duplas mistas em duelo entre China e Japão.

                 

A dupla da China, formada por Xin Xu e Shiwen Liu, saiu na frente e pareceu estar mais perto da vitória. Mas Jun Mizutani e Mima Ito, a dupla japonesa, reagiu, virou o placar e venceu o jogo por 4 sets a 3 e conquistar a primeira medalha de ouro do torneio de duplas mistas, que faz sua estreia nestes jogos.

O jogo

A dupla chinesa iniciou a primeira sequência da partida abrindo boa vantagem em cima dos japoneses, que buscaram iniciar uma reação mas a atual dupla campeã mundial da categoria tomou conta da primeira parte e seguiu abrindo vantagem, apesar dos esforços de Mizutani e Ito em buscar se aproximar dos rivais.

Siga Ao Vivo os JOGOS OLÍMPICOS no Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

O primeiro set da final terminou 11 a 5 para a dupla da China. No segundo, a superioridade da dupla Xu e Liu foi demonstrada ao aproveitar os erros do time japonês para abrir 6 a 1. A ampla vantagem dos chineses só fez aumentar na segunda parte da partida, uma autêntica aula de domínio e imposição no tênis de mesa.

O Japão buscou a reação e até conseguiu se aproximar dos rivais, deixando o set disputado em sua parte final. Mas na hora decisiva, novamente os mesatenistas da China conseguiram decidir e abrir 2 sets a 0.

No terceiro set, quem saiu na frente foi a dupla japonesa. A China reagiu e a partida começaria a se mostrar mais acirrada nas primeiras sequências do jogo. E logo se mostrando ainda mais disputada com o passar do tempo, sem a dupla chinesa mostrar a superioridade de jogo dos primeiros dois sets da partida. Tanto que os japoneses tomaram a frente do placar e venceram o terceiro set por 11 a 8.

A derrota no causou a imediata reação da China, que voltou a se mostrar dominante no quarto set e abrir vantagem. Mas o Japão mostrou que veio para também fazer uma partida equilibrada e seguiu na cola dos campeões mundiais, com as quebras de serviço começando a se avolumar entre as duas partes.

O empate novamente aconteceu, 6 a 6, com a dupla japonesa tomando novamente a dianteira. E o que poderia parecer uma vitória fácil para a dupla chinesa começou a virar uma partidaça, com o Japão empatando o jogo em sets: 2 a 2, com 11 a 9 para Mizutani/Ito.

Clique aqui para conferir a agenda completa de todas as modalidades

A reação japonesa já se mostrava clara no começo do quinto set, com a equipe abrindo frente no placar. A China buscava responder para retomar a liderança, aumentou a pressão e chegou ao empate. No entanto, novamente a dupla do Japão aproveitou bem os acertos e os erros rivais para abrir nova vantagem, para mais uma busca pela reação dos adversários. Ainda assim, o Japão venceria o terceiro set (11 a 9) e viraria o placar a seu fvor.

O sexto set da final das duplas mistas do tênis de mesa dos Jogos Olímpicos mostrou que nenhuma das equipes estaria disposta mesmo a deixar que um levasse ampla vantagem. A primeira parte teve a China voltando a se colocar mais na ofensiva diante de um Japão que vinha com moral alta pela virada.

O empate veio novamente, mas desta vez, Xu e Liu abriram a vantagem sobre a dupla anfitriã. Com a necessidade de levar o jogo para o sétimo e ultimo set, venceram por 11 a 6 e levaram a decisão do ouro até o fim. O set decisivo teve o Japão abrindo o placar e abrindo uma confortável vantagem graças aos erros da China.

A liderança japonesa foi aumentando sem que os chineses conseguissem responder. Apenas quando o placar dava 8 a 0 para a equipe da casa é que a China fez seu primeiro ponto. A dupla chinesa até ensaiou uma reação, mas não conseguiu impedir a vitória e a conquista do ouro por parte de Jun Mizutani e Mima Ito, numa reação impressionante.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo