Internacional

Johnny valoriza passado no futsal e celebra crescimento no Inter: ‘Foi onde eu mais evoluí’

Ricardo Duarte/Internacional

Uma das grandes promessas do atual plantel do Internacional é o jovem Johnny, de apenas de 19 anos. Nascido nos Estados Unidos, mas criado no Brasil, o meio-campista virou uma opção de confiança no time principal, sendo constantemente relacionado para os jogos, e chama a atenção por suas boas atuações. Graças a boa fase, ele atraiu olhares da comissão técnica dos Estados Unidos, que o chamou para amistosos da seleção no último mês de novembro. Nas redes sociais do Internacional, foi publicada uma longa entrevista em que ele comemora o ótimo momento que vive em sua carreira.

                 

– (Aqui no Inter) eu aprendi muito, fiz muitas amizades e foi onde eu mais evoluí no futebol. Então, eu agradeço a todos os professores e técnicos que fizeram parte da minha trajetória até aqui nesse sonho que está sendo realizado que é jogar no profissional do Inter – afirma o meio-campista.

O INÍCIO, NA VIDA E NA BOLA

Johnny é o apelido de João Lucas Souza Cardoso, nascido em 20 de setembro de 2001, em Denville, Nova Jersey, Estados Unidos. Poucos meses após o seu nascimento, a família retornou ao Brasil e ele foi criado em Criciúma, interior de Santa Catarina. Lá, ele começou jogando futsal, sendo acompanhado de perto pelo pai, treinador de uma escolinha da categoria. Logo, ele chamou a atenção do Internacional.

– Comecei no futsal com sete anos e fui migrar para o futebol de campo só aos doze anos. O futsal me agregou muito. Pelo curto espaço, ajuda muito na parte técnica, posicionamento, intensidade. Comecei no Criciúma, participei de alguns campeonatos e logo surgiu a oportunidade de um teste no Inter – conta o jogador. Ele tinha entre doze e treze anos quando passou no teste. Assim que completou treze anos, ele veio para Porto Alegre treinar nas categorias de base do Inter.

CONSOLIDAÇÃO NO INTER

No Rio Grande do Sul, ele começou sua trajetória como atacante, mas com o tempo virou meio-campista. Após se destacar na categoria sub-20, Johnny foi relacionado para cinco partidas em 2019 e, inclusive, fez a sua estreia no time profissional. Ele saiu do banco de reservas e jogou 15 minutos na vitória do Inter por 3 a 1 contra o Atlético-MG na 19ª rodada do Brasileirão do ano passado. Porém, a sua subida aos profissionais se consolidou em 2020 com a chegada de Eduardo Coudet e sua presença continua firme sob o comando de Abel Braga. O jogador já atuou 11 vezes entre os profissionais em 2020, sendo 6 delas como titular, e deu uma assistência. Apesar das dificuldades impostas pela pandemia do Coronavírus, ele considera esse ano muito positivo para sua carreira.

– Está sendo uma temporada de muito aprendizado. Acaba sendo um ano atípico por conta do Coronavírus, mas a gente releva isso. Sei que está sendo um ano muito importante pra mim, pelas oportunidades estou tendo. Com isso, eu estou ganhando mais visibilidade e mostrando mais do meu futebol – concluiu o jogador

EXPERIÊNCIA NA SELEÇÃO ESTADUNIDENSE

Johnny possui dupla nacionalidade porque é filho de brasileiros mas nasceu nos Estados Unidos. Suas boas atuações no Inter renderam a ele uma convocação para a seleção principal dos Estados Unidos para a disputa de amistosos contra País de Gales e Panamá. O jogador entrou no segundo tempo do jogo contra o País de Gales, que terminou num empate sem gols. Ele valorizou muito essa experiência e tem consciência de que precisa continuar com a cabeça no clube e fazer bons jogos para ganhar mais oportunidades na seleção.

– O futebol vem crescendo muito nos Estados Unidos e a seleção aposta em muita gurizada nova. Então, eu também tive essa oportunidade. É um sonho de criança representar um país, uma nação, e que aos poucos eu estou vivendo. Mas eu preciso continuar com um trabalho forte aqui dentro do Internacional. São sonhos que eu tinha na minha vida mas não imaginava que aconteceria tudo tão rápido. Minha subida para o profissional, minha estreia, seleção… Isso é fruto do trabalho que eu venho fazendo desde as categorias de base e estou colhendo meus frutos aos poucos.

Ele faria parte do elenco do Internacional no jogo desta quarta pelas oitavas-de-final da Libertadores, contra o Boca Juniors, mas uma lesão na coxa direita vai deixá-lo afastado dos gramados por duas semanas. A entrevista com o jogador faz parte da série Perfil Celeiro, exclusiva do Facebook Watch do Internacional. Tu podes conferir a entrevista completa aqui.

Para saber tudo do Internacional, siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo