Lutas

Jon Jones, McGregor, Brasil… 10 assuntos que tomarão conta do UFC em 2022

Divulgação/Facebook Oficial UFC Brasil

O UFC chega para 2022 esperando um ano tão movimentado e repleto de momentos históricos e surpreendentes. Muitos deles que suscitam perguntas que a organização terá de responder ou saber as repostas no ano que começa.

                 

Do destino dos campeões brasileiros aos retornos de Conor McGregor e Jon Jones, tem muita coisa que promete agitar o mundo da principal entidade de MMA do mundo na temporada que está prestes a começar. O Esporte News Mundo irá mostrar dez assuntos que irão tomar conta do noticiário da organização.

LEIA TAMBÉM

+ ‘Lealdade’ de McGregor é exaltada por Dana White: “Diferente de tudo neste planeta”

+ 2021, o ano em que o mundo das lutas virou ‘show’

A volta ao Brasil

Depois de mais de um ano, o UFC estará de volta ao Brasil em 2022. Em maio, o Ultimate agendou um evento no Rio de Janeiro para marcar o retorno da organização ao país para um card que pode ter muitas das grandes estrelas.

Não há lutas oficializadas, mas os desejos dos fãs brasileiros apontam para a esperança de que Charles do Bronx, Amanda Nunes e Glover Teixeira possam tomar parte do evento em lutas que possam valer cinturão, além de outras possibilidades de astros do país lutarem.

McGregor vai voltar?

Fora do octógono desde a fratura na perna sofrida na trilogia contra Dustin Poirier, Conor McGregor vem se recuperando e seu retorno é visado para alguma data do primeiro semestre de 2022. Mas e quanto ao rival?

Muitos nomes tem sido especulados como futuros adversários do irlandês, o mais recente deles Charles do Bronx. Independente do rival que o Ultimate escolher para dar as novas ‘boas vindas’ ao grande astro do MMA, será uma luta com muito a se ganhar, especialmente em termos financeiros.

Cinturões para o Brasil

Charles do Bronx, Amanda Nunes e Glover Teixeira terminaram 2021 com os brasileiros campeões do UFC. Para 2022, ainda haverá mais algumas chances de que o país possa conquistar mais cinturões do Ultimate.

Já em janeiro, Deiveson Figueiredo fará a trilogia contra Brandon Moreno para poder tentar reconquistar o cinturão dos moscas. Em março, Marina Rodriguez enfrentará Yu Xiaonan para manter vivo o sonho de lutar pelo título dos palhas. E ainda há muita gente que mira entrar na briga pelo título, como Taila Santos, José Aldo e Vicente Luque.

Do Bronx contra o mundo

Charles do Bronx calou mais uma vez os críticos ao vencer Dustin Poirier em sua primeira defesa de cinturão dos leves. Para o futuro, uma série de desafios espera o brasileiro pela sua manutenção como ‘rei’ dos 70kg do Ultimate em 2022.

Justin Gaethje é o desafiante apontado por Dana White, mas Islam Makhachev está à espreita para tentar cumprir a ‘profecia’ feita pelo amigão Khabib Nurmagomedov para se tornar seu futuro rivaL. E, claro, tem o ‘fator McGregor’, com o irlandês já se assanhando para poder ter a chance de voltar já em luta por cinturão. Portanto, só ‘pedreira’ para o paulista

O lobo está com fome

Depois de lidar com a Covid-19 e até ter uma pequena rusga com Khabib, Khamzat Chimaev voltou ao UFC e mostrando tudo aquilo que o tornou uma das sensações do Ultimate em 2020, derrotando sem qualquer problema a Li Jingliang.

Agora, falta apenas um adversário para que o checheno radicado na Suécia para que este continua sua onda avassaladora de vitórias contundentes. 2022 será o ano em que, talvez, o ‘Borz’ possa ter um rival mais ‘complicado’ se ele quiser ter ao menos o ‘title shot’ nos meio-médios.

O futuro de Amanda Nunes

Amanda Nunes ficou somente com o cinturão dos penas do UFC após ser finalizada por Julianna Peña e perder para ela o cinturão dos galos. Neste caso, a própria organização já garantiu à brasileira a revanche para o ano que começa.

Dependendo do resultado, o futuro da ‘Leoa’ deverá ser resolvido. Será que uma das maiores do MMA feminino conseguirá continuar com a rotina de lutas ou dará uma diminuída no ritmo? Ou até mesmo se aposente. Será que Amanda pretende seguir defendendo o título dos penas? Muitas questões que dependem do resultado da revanche.

Ngannou fica ou vai?

Já neste começo de ano, Dana White terá um grande dilema a resolver: tentar convencer o campeão linear dos pesos-pesados Francis Ngannou a renovar seu contrato e permanecer por mais tempo junto ao Ultimate.

O camaronês enfrenta em janeiro Cyril Gane pela unificação dos títulos da categoria máxima do Ultimate. Dependendo do resultado, a ‘novela’ sobre a renovação de contrato pode se alargar e virar motivo de muita especulação, até com ida ao boxe especulada;

Usman imbatível?

Kamaru Usman não deu trégua aos rivais em 2021, vencendo Gilbert Durinho, Jorge Masvidal e Colby Covington para defender o cinturão dos meio-médios. O que será que virá no caminho do nigeriano em 2022?

Leon Edwards é o mais cotado para ser o próximo desafiante ao cinturão dos 77kg, mas tem muita gente interessada em ‘furar a fila’ e tentar a chance de desbancar um dos mais dominantes campeões do UFC. Quem será o escolhido?

Guerra nos pesos-palhas

Rose Namajunas e Carla Esparza devem se enfrentar pelo cinturão dos palhas ainda em 2021. Mas, dali em diante, quem terminar com o cinturão terá missão complicada para saber se poderá se manter com o título em mãos.

Marina Rodriguez e Yu Xiaonan definirão a possível próxima desafiante também no começo do ano. Além delas, Mackenzie Dern, Amanda Ribas, Nina Nunes, Tecia Torres, Michelle Waterson e Amanda Lemos podem pintar nesta briga. Até mesmo Joanna Jedrzejczyk, atualmente afastada, pode entrar na disputa pelo ‘title shot’. A melhor divisão feminina do UFC promete em 2022

E o Jon Jones?

Em 2021, Jon Jones apareceu mais com suas polêmicas e praticamente nada lutando. Foi preso acusado de violência doméstica, mas este caso foi arquivado, aprontou no Twitter e até foi afastado da antiga equipe, tendo que procurar um novo time para treinar.

A tão prometida estreia de ‘Bones’ nos pesos-pesados ficará para 2022? Será que Jones não vai aprontar mais uma que o deixará longe das lutas? E quanto a seu rival? Todos os olhos do MMA estarão numa de suas maiores estrelas neste ano.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo