Flamengo

Jornalistas argentinos detalham momento e características do Vélez, rival do Flamengo na Libertadores

Vélez Flamengo
Foto: Instagram/Vélez

Nesta terça-feira (20), o Flamento inicia a sua caminhada na Libertadores da América em um confronto contra o Vélez, da Argentina, às 21h30. O rival lidera seu grupo no Campeonato Argentino e possui um estilo de jogo bastante ofensivo, prometendo dar trabalho para os comandados de Rogério Ceni.

Nesse sentido, o Esporte News Mundo conversou com alguns jornalistas da Argentina para entender um pouco sobre o atual momento do próximo adversário do Flamengo. A campanha na Liga do país foi bastante citada, com destaque para o jovem elenco, força no ataque e problemas defensivos.

O esquema predominante no Vélez é o 4-2-3-1, com um time bastante ofensivo e que gosta de propor o jogo, aproveitando a habilidade de suas jovens promessas, sobretudo o camisa 10 Thiago Almada, que tem 19 anos e é uma das maiores joias recentes da equipe. Por outro lado, o setor defensivo comete muitas falhas e preocupa bastante, além de algumas partidas em que o time ganhou, mas não convenceu o torcedor.

O jornalista Germán Alcain, da Tyc Sports, elogiou duas jovens promessas do Vélez e o treinador Pellegrino, que já conquistou a Libertadores.

– O Vélez é uma equipa muito boa, com grande número e qualidade de jogadores. É líder em seu grupo no torneio local e é o melhor time em pontos do futebol argentino. Ele tem um treinador de casa, que sabe o que é a Copa Libertadores porque a conquistou como jogador. Os seus principais elementos são Lucas Orellano e Thiago Almada, dois juniores de divisões inferiores.

O jornalista Tomás Leone, do Deportes Al Taco, citou a volta por cima do Vélez após sofrer com problemas financeiros, além da força ofensiva do time, mas também deixou um alerta ligado para as falhas na defesa, sobretudo na pesada goleada por 7×1 sofrida para o Boca Juniors.

– O momento mais marcante desde que Pellegrino assumiu foi a passagem para as semifinais da Sul-americana depois de muito tempo. É um time que não tem aparecido internacionalmente, com problemas financeiros desde 2015, sem poder investir em jogadores. Agora, o Vélez recuperou sua identidade com Pellegrino, campeão da Libertadores pelo clube em 1994. O ponto fraco da equipe é na parte defensiva, para se ter uma ideia, o clube é primeiro colocado com 22 pontos, com uma grande vantagem, mas sofreu uma derrota para o Boca Juniors por 7×1, onde se viu que as principais falhas do Vélez estão na defesa. Sabemos que o meio-campo e o ataque tem muita força e é onde chama mais atenção. Mas assim como o clube pressiona no ataque, também sofre quando outras equipes o atacam.

A jornalista Rayza Bueno citou o retorno à Libertadores depois de um longo período de ausência e comentou o fato de o elenco ser bastante jovem, com mais da metade dos jogadores inscritos formados nas categorias de base.

– O Vélez retorna à Taça Libertadores após sete anos de ausência, neste momento é o líder absoluto do torneio nacional, vem de uma vitória de dois a zero contra o Huracán, o que o torna líder na tabela com 22 pontos. Na lista de Mauricio Pellegrino são 49 jogadores. Mas atenção a esses dados, porque 35 deles são juvenis, ou seja, 73 por cento. A idade média é de 22.7 anos. Assim, o grupo do Velez vai ter muitos jovens jogadores, que não têm muita experiência na primeira divisão e nem no torneio internacional. Também terão uma baixa significativa, porque Ricky Álvarez estará ausente por cerca de dois meses devido a uma lesão no ligamento do joelho.

O jornalista Felipe Silveyra, do Debate Futebolero, detalhou a grande campanha no Campeonato Argentino e disse que o Vélez está entre as principais equipes do seu país no momento, mas estará com alguns desfalques.

– Sim, o Vélez está muito bem, está na ponta em sua zona com 22 pontos e também lidera a tabela geral. O time está bem, perdeu dois jogos, empatou um e ganhou sete. Algumas partidas não foi tão bem, mas ganhava. Na Argentina está entre as equipes mais fortes, com River, Boca e agora Colón. Também terão muitas baixas, como Amor (foi para o Colo Colo), Poblete, Ricky Alvarez (lesionados) e Tarragona (suspenso).

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo