Demais estaduais

Jornalistas denunciam ataque de dirigentes do Botafogo-PB à imprensa em jogo do Paraibano

Foto: Cristiano Santos/Botafogo-PB

Na partida do último sábado (18) entre Botafogo-PB e Sousa válida pelo Campeonato Paraibano, tivemos mais um triste caso de ataques aos profissionais da imprensa.

O ataque partiu de dirigentes do Belo aos jornalistas Fábio Hermano, Elialdo Silva e Pedro Alves da CBN Paraíba, Pop FM e do ge, respectivamente. Segundo Fábio, durante o tumulto nas cabines de imprensa os seguranças do Botafogo além de tirar o microfone de suas mãos o desligaram.

Pedro por sua vez, foi agredido verbalmente por Breno Morais, ex-dirigente do time, atualmente conselheiro benemérito e que foi réu na Operação Cartola, que investigava esquemas de corrupção no futebol paraibano.

Os torcedores foram às redes sociais da equipe cobrar algum posicionamento, e como uma resposta a isso, Morais se autoproclamou “dono da equipe”, e afirmou que não agrediu ninguém.

Foto: Reprodução/Instagram
Foto: Reprodução/Instagram

As associações de cronistas da Paraíba emitiram notas sobre o ocorrido. Confira abaixo as notas da Associação Paraibana dos Cronistas Esportivos (APBCE) e da Associação dos Cronistas Esportivos da Paraíba (ACEP-PB).

NOTA DA APBCE

A Associação Paraibana dos Cronistas Esportivos (APBCE) vem a público repudiar a violência contra os jornalistas Fábio Hermano e Pedro Alves da Rádio CBN, e Elialdo Silva da Rádio POP, que no exercício de suas funções – durante a partida Botafogo e Sousa pela semifinal do Campeonato Paraibano 2023 – foram agredidos em um evidente atentado à liberdade de imprensa.A APBCE acredita que casos como esse representam um ataque frontal às leis, visto que um dos agressores foi banido do esporte pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva e continua promovendo transgressões em praças esportivas. Considera ainda, que o episódio é a publicização da vontade dos autores de calar a criticidade e o jornalismo sério, fundamental para levar ao torcedor uma informação de qualidade. A Associação Paraibana dos Cronistas Esportivos estende a sua solidariedade às equipes da CBN e da POP FM e a todos os profissionais de imprensa, por acreditar que quando um agente de comunicação é agredido, todos são atingidos. O presidente da instituição afirma que já tem recebido o apoio de outras entidades de representação da categoria em nível nacional e local, a exemplo da Associação de Cronistas Esportivos do Brasil (ACEB) e da Associação Paraibana de Imprensa (API).

Por fim, o presidente Elialdo Silva assegura às seguintes providências:

1) Disponibilização de dois advogados do departamento jurídico da APBCE para acompanhamento dos profissionais na delegacia, onde deve ser incialmente registrado os casos.

2) Por meio de ofício, cobrar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) o fiel cumprimento do banimento dos alvos da Operação Cartola.

3) A presidência da APBCE vai acionar à Comissão Permanente de Prevenção e Combate à Violência nos Estádios, coordenada pelo Ministério Público da Paraíba, para uma urgente reformulação do Guia de Procedimentos Operacionais para Segurança em Eventos de Futebol na Paraíba.

4) Convocar a Federação Paraibana de Futebol (FPF), a Secretaria de Esportes do Estado e os Clubes para discutir o fiel cumprimento de espaços exclusivos para imprensa.

5) A APBCE ainda vai intensificar o trabalho da equipe de fiscalização das prerrogativas dos cronistas nos estádios.

Por fim, a APBCE conclama a todos e todas a fortalecerem a democracia, que perpassa pela luta em defesa do livre-pensar, de um jornalismo crítico e da valorização dos jornalistas. Até porque, o jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade.

NOTA DA ACEP-PB

A Associação dos Cronistas Esportivos da Paraíba (ACEP-PB) torna público total repúdio à atitude do empresário Breno Morais que, com apoio do seu filho, agrediu a imprensa esportiva paraibana, com agressões verbais dirigidas aos profissionais em pleno exercício da profissão, fato ocorrido na tarde/noite deste sábado, dia 18 de março de 2023, no estádio Almeidão, em João Pessoa, após o encerramento da partida entre Botafogo-PB e Sousa, jogo pelas semifinais do Campeonato Paraibano 2023.

Relatos da imprensa apontam agressão de Breno e seu filho ao jornalista Fábio Ermano, da Rádio CBN, e ao repórter Elialdo Silva, da Radio POP FM e presidente da APBCE. A ACEP-PB espera atitude diligente das autoridades competentes quanto a apuração dos fatos ocorridos, como forma de apontar e punir exemplarmente os culpados.Em tempo, a entidade classista ratifica apoio incondicional aos jornalistas/radialistas do segmento esportivo no exercício de mister, ao tempo em que presta solidariedade aos profissionais vítimas do destempero do citado empresário que, de forma crescente, vem atacando a imprensa esportiva paraibana.

Até o fechamento desta matéria, dos clubes paraibanos, somente o Treze se solidarizou e se posicionou sobre o ocorrido. Confira abaixo a nota.

Confira abaixo os vídeos com o momento exato dos tumultos nas cabines de imprensa do Almeidão.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo