Lutas

José Aldo e Gilbert Durinho vão disputar cinturão na estreia da “Ilha da Luta”

Foto: Reprodução/Instagram @ufc_brasil

Aguardada com muita expectativa, a estreia da “Ilha da Luta” do UFC, que será em Abu Dhabi, tão falada pelo presidente da organização Dana White, terá as cores do Brasil em seu primeiro evento, no UFC 251, no dia 11 de julho. Isso Porque José Aldo e Gilbert Durinho vão lutar pelo cinturão. Aldo, como já havia sido antecipado pelo Esporte News Mundo, vai encarar Petr Yan, na disputa do título peso-galo, posto que estava vago após a aposentadoria de Henry Cejudo, e Durinho medirá forças contra o campeão da categoria dos pesos-meio-médios, Kamaru Usman.

                 

Além das lutas dos brasileiros, outra disputa de cinturão acontecerá no evento, que será a revanche entre Alexander Volkanovski e Max Holloway, pelo título dos pesos-penas. Na primeira luta entre eles, o australiano tomou o cinturão do havaiano na decisão dos jurados. Além de José Aldo e Gilbert Durinho, outros brasileiros vão estar no card do UFC 251: Amanda Ribas encara Paige VanZant no peso-palha, Pedro Munhoz terá um duelo duro contra Frankie Edgar no peso-galo, e Jéssica Bate-Estaca faz a revanche com Rose Namajunas. No primeiro duelo entre as duas, a brasileira fez valer o apelido e tirou o cinturão dos pesos-palha da americana. Hoje a campeã da categoria é Zhang Weili, que derrotou a atleta do Brasil.

Após o campeão Henry Cejudo ter anunciado a sua aposentadoria, o UFC não perdeu tempo para casar uma luta e a categoria dos galos ter um novo campeão. José Aldo pode se juntar a nomes como Amanda Nunes, Conor McGregor, Randy Couture e BJ Penn, que foram campeões em duas categorias diferentes do evento.

Porém, o momento de José Aldo não é dos melhores. O manauara vem de duas derrotas consecutivas. Ele perdeu para Alexander Volkanovski, no UFC Rio, em maio de 2019, e, na sua estreia nos galos, no UFC 245, perdeu na decisão dividida para o compatriota Marlon Moraes, em uma luta que teve muita polêmica, pois muitos consideraram Aldo o vencedor. Ao contrário do brasileiro, Petr Yan vive excelente fase e soma 14 vitórias e apenas 1 revés no cartel. Ele chegou ao UFC em 2018 e nunca perdeu, alcançando 6 vitórias, 3 por nocaute e as outras 3 por decisão unanime.

Após atropelar o antigo campeão da categoria dos pesos-meio-médios, Gilbert Durinho vai tentar derrotar o atual campeão Kamaru Usman. Uma curiosidade é que os lutadores são companheiros de treino, mas diferente de outros atletas, que não aceitam enfrentar membros da mesma equipe, os dois vão deixar a amizade de lado por 5 rounds.

Com um cartel de 19 vitórias e 3 derrotas, Gilbert Durinho vem de 6 triunfos consecutivos. Ele tentará trazer o cinturão da categoria pela primeira vez para o Brasil. No UFC, apenas o peso-meio-médio e o peso-mosca, no masculino e feminino, nenhum brasileiro foi campeão até hoje. Kamaru Usman fará a sua segunda defesa de cinturão. Com 15 vitórias seguidas, 16 na carreira e apenas 1 revés, o atual campeão tenta manter o título no seu país, para que a Nigéria siga com dois cinturões do UFC, o seu próprio e o de Israel Adesanya, campeão dos médios.

A estreia da “Ilha da Luta” será no dia 11 de julho, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo