Futebol Internacional

Joseph Blatter é banido do futebol por mais seis anos em nova punição da FIFA

Divulgação / FIFA

A FIFA anunciou nesta quarta-feira (24) que Joseph Blatter, ex-presidente da entidade, recebeu novo banimento do futebol por seis anos e oito meses.

                 

Essa proibição foi imposta por violações múltiplas do código de ética da FIFA e entrará em vigor quando a suspensão atual terminar em outubro. O mesmo período de suspensão também foi imposto ao ex-secretário-geral da organização, Jerome Valcke.

Em nota oficial, a entidade explica os motivos que fizeram essa punição ser ainda mais dura para um de seus mais notáveis mandatários.

“As investigações sobre os senhores Blatter e Valcke cobriram vários encargos, em particular relativos ao pagamento de bônus em relação às competições da FIFA que foram pagas a altos funcionários da administração da FIFA, várias alterações e prorrogações de contratos de trabalho, bem como o reembolso pela FIFA de custos legais privados no caso do Sr. Valcke.”

A câmara de julgamento do comitê de ética da FIFA considerou Blatter, atualmente com 85 anos, violador das regras relativas ao dever de lealdade, conflitos de interesse e oferta ou aceitação de presentes ou outros benefícios. Valcke violou os mesmos artigos do código de ética, além de abuso de posição.

Em dezembro, a FIFA entrou com uma ação criminal contra Blatter por causa das finanças de seu deficitário museu do futebol em Zurique por suspeita de administração criminosa por parte dos ex-chefes da entidade e de empresas nomeadas por eles para trabalhar no museu – há muito visto como um projeto de estimação de Blatter – em um prédio reformado e alugado no centro da cidade.

O FIFA World Football Museum foi inaugurado em 2016, depois de US $ 140 milhões (£ 104,2 milhões) em dinheiro do futebol gastos na reforma do prédio de escritórios dos anos 1970 para incluir também 34 apartamentos alugados.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo