Ceará

Juca Antonello valoriza trabalho no Sub-20 do Ceará e destaca boa relação com Guto Ferreira

Foto: Divulgação

As categorias de base dos clubes do futebol brasileiro são o principal trunfo para promover novos jogadores e, algumas vezes, técnicos promissores para uma carreira de sucesso em grandes equipes do futebol profissional. Em entrevista ao Portal Esporte News Mundo, o técnico do Sub-20 do Ceará, Juca Antonello, conversou sobre as expectativas do Vovô no Campeonato Brasileiro da categoria, a convivência com a comissão técnica do Ceará profissional para criar um elo que ajude na preparação desses atletas, além de como enxerga a valorização das categorias de base no Brasil, o que faz para continuar acompanhando essa evolução do futebol nos últimos anos e como se prepara para uma oportunidade mais à frente para ser treinador de uma equipe no profissional.

                 

Juca Antonello é ex-jogador e atuou no Ceará entre 2011 e 2012. Ele chegou ao Vozão em fevereiro para assumir a equipe Sub-17, mas atualmente comanda o Sub-20. O técnico teve passagem por equipes como o Corinthians e Internacional também nas categorias de base.

Confira a entrevista exclusiva com Juca Antonello:

Portal ENM: O Ceará vive um bom momento no Campeonato Brasileiro Sub-20, vem em boa evolução, derrotou o Santos na última rodada e tem boas expectativas, por ter um elenco que pode dar resultados. Para você, como treinador, qual a expectativa para o time nesse campeonato? Quais os pontos a destacar desse time?

Juca: Estou bastante satisfeito com os jogos que estamos fazendo, os jogadores estão de parabéns pois em todos os jogos conseguimos nos impor perante o adversário e desenvolver o nosso jogo, isso nos motiva bastante e precisamos continuar assim.

Portal ENM:  As categorias de base dos clubes ajudam muito ao time profissional, quando um jogador se destaca e pode ser promovido. O Ceará, hoje, no time do Guto Ferreira, tem alguns jogadores que foram formados no clube e vêm dando frutos, exemplo de Gabriel Lacerda e Kelvyn. Como é a relação da comissão da base do Ceará, do Sub-20, com o profissional? Há muitas conversas entre as partes?

Juca: O principal objetivo das categorias de base é este, revelar jogadores de alto nível para a equipe principal. O clube está a cada ano aproveitando mais os meninos que estão na base e isso também é bastante valorizado pelos jovens atletas que veem como uma possibilidade real de terem a oportunidade de um dia vestir a camisa da equipe principal do Ceará Sporting Club. A relação com o professor Guto Ferreira é a melhor possível, sempre disposto a nos ajudar, tem demonstrado muita sensibilidade e paciência com os atletas mais jovens colocando-os para jogar no momento certo e sempre dando o respaldo necessário.

Portal ENM: O Guto Ferreira, atual técnico do Ceará, já fez elogios ao seu trabalho. Vocês têm conversas? Como é a relação entre os técnicos?

Juca: Eu tive a sorte de ter sido atleta do professor Guto Ferreira enquanto jogador no juvenil do São Paulo e no Sub-20 do Internacional  e com ele aprendi muito. Hoje é um prazer pra mim e uma satisfação muito grande fazer parte da comissão do Sub-20 do Ceará no clube onde o técnico da categoria principal é além de muito competente, uma pessoa fantástica e um grande amigo.

Portal ENM: Você jogou no Ceará há alguns anos, entre 2011 e 2012, e hoje é treinador do Sub-20. O que muda em relação a ser o jogador e hoje estar ali para treinar e ajudar na formação de novos atletas?

Juca: São funções totalmente diferentes e pra mim tem sido fantástico essa minha passagem pelas categorias de base. Parei de jogar em 2014 e desde então venho me preparando e aprendendo muito, conhecendo profissionais de altíssimo nível e tendo a oportunidade de desenvolver minhas ideias a cada dia. Precisei quebrar alguns paradigmas, mas sempre tendo as minhas convicções naquilo em que acredito.

Portal ENM: Às vezes um treinador quando vai muito bem nas categorias de base, ele pode ser promovido em determinado período para o profissional e ter uma oportunidade. Você já esteve no Corinthians e, recentemente, vimos exemplos do Dyego Coelho no time principal, o Osmar Loss também já teve essa experiência e atualmente está no Internacional, e eles começaram como treinadores na base. Você tem vontade de estar no profissional? Como trabalha para alcançar essa meta?

Juca: Acredito que tudo tem seu tempo e o seu momento o que preciso fazer é estar preparado para quando a oportunidade aparecer, pois muitas vezes ela não avisa, por isso não penso nisso, tento desenvolver o meu trabalho junto aos jogadores e comissão técnica para tentarmos por em prática o que treinamos  e os jogadores fazerem o treino se transformar em jogo é isso que me satisfaz e é para isso que trabalhamos.

Portal ENM: Como você tem visto o trabalho das categorias de base no Brasil? Acha que vale mais investimento, que o trabalho tem sido bem feito, ou ainda há muito evoluir?  E o que pode melhorar?

Juca: Tenho certeza que existem muitos bons técnicos na base dos clubes brasileiros que só precisam de oportunidade.

Portal ENM: Hoje vemos um futebol mais moderno, vários treinadores estrangeiros atuando no país, implementando novas filosofias e os treinadores brasileiros buscando também mais experiência e qualificações. Como é a sua preparação para implementar o estilo de jogo do Ceará? Fez cursos? Tem estudado muito?

Juca: Tenho me qualificado através dos cursos que a CBF oferece, fiz a licença “B” e atualmente estou fazendo a licença “A”. Nosso jogo é o nosso treino, um dia após outro construindo o jogo juntamente com os atletas, pois são eles os verdadeiros responsáveis pelo jogo. Tentamos a cada dia através dos nossos treinos ajudá-los a perceber alguns detalhes para que o nosso jogo tenha fluidez e consiga sobrepor os adversários.

Portal ENM: Quando o clube não pode exagerar em contratações e pensa na responsabilidade financeira, ele busca na base para subir ao profissional. Há algum jogador do Ceará que você destacaria e que o Vozão pode ficar de olho para uma eventual chance no profissional daqui a algum tempo? Pode citar nomes?

Juca: Seria injusto de minha parte se nomeasse algum nome, mas acredito que em pouco tempo alguns dos atletas que hoje estão comigo terão a oportunidade de vestir a camisa da equipe principal do Ceará Sporting Club.

Foto: Ceará S.C

+ LEIA MAIS| Ceará não vence Athletico-PR há nove anos; confira o retrospecto

O Ceará Sub-20 disputa o Campeonato Brasileiro e está na oitava colocação com oito pontos. Já são cinco jogos disputados com duas vitórias, dois empates e uma derrota. Na última quarta-feira, 14, a equipe de Juca Antonello venceu o Santos de virada por 2×1. O Ceará volta a campo diante do Bahia, neste domingo, 18, no estádio Jóia da Princesa, em Feira de Santana/BA, às 16h. A partida contra o time baiano terá transmissão pela CBF TV através da plataforma de streaming Eleven Sports.

Para saber tudo sobre o Ceará, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo