Paralimpíadas

Julyana da Silva é bronze no lançamento de disco classe F57; Tuany Siqueira fica na 11ª colocação

Foto: CPB / Twitter

O Brasil conquistou mais uma medalha no atletismo na noite desta sexta-feira (27), no Estádio Nacional de Tóquio. Julyana da Silva ganhou a medalha de bronze no lançamento de disco, categoria F57 (atletas cadeirantes), com a marca de 30,49 metros. Outra brasileira na competição, Tuany Siqueira terminou na 11ª colocação com a melhor marca de 21,30 metros. A atleta do Uzbequistão, Mokhigul Khamdamova, ficou com o ouro – 31,46 metros – e a atual recordista mundial da prova, Nassima Saifi (Argélia) levou a prata – 30,81 metros.

Siga Ao Vivo os JOGOS PARALÍMPICOS no Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

O evento do lançamento de disco nos Jogos Paralímpicos acontece de forma diferente dos Jogos Olímpicos. Devido às dificuldades de locomoção, os seis arremessos são feitos em sequência pelo mesmo competidor, antes de passar para o seguinte. A final é disputada pelas 12 melhores atletas das eliminatórias.

LANÇAMENTOS JULYANA DA SILVA

Julyana da Silva abriu sua participação na prova mostrando que viria forte na briga pela medalha de ouro. Logo no primeiro lançamento alcançou a marca de 30,36 metros e assumiu a vice-liderança. Na segunda tentativa, a brasileira atingiu a distância de 30,28 metros. No arremesso seguinte, Julyana estabeleceu o novo recorde das Américas: 30,49 metros. Nas últimas três tentativas, ela não conseguiu alcançar uma marca superior aos 30,81 metros – da líder da prova naquele momento – e fechou sua participação na 2ª colocação.

A atleta precisou aguardar outras três rivais para confirmar seu lugar no pódio dos Jogos Paralímpicos. Julyana acabou superada apenas pela representante do Uzbequistão, Mokhigul Khamdamova (medalhista de ouro), e garantiu mais uma medalha de bronze para o Brasil no atletismo. Ao final da prova, Julyana da Silva avaliou a competição e falou do alívio em conquistar uma medalha em uma modalidade com grande expectativa da delegação do país.

+ Petrúcio Ferreira pede desculpas a treinador por ‘DR’ antes de prova dos 100m

– É uma sensação bem confortante. Somos atletas, a gente trabalha em cima de metas, objetivos, então isso é muito importante. Não comparar, mas saber como saímos de uma competição e entramos em outra… E já colocar uma meta, um objetivo – afirmou Julyana.

LANÇAMENTOS TUANY SIQUEIRA

Tuany Siqueira abriu a final do lançamento de disco. A melhor marca da atleta foi 21,30 metros, alcançada na quarta tentativa. Com esse resultado, a brasileira chegou ao seu maior desempenho na temporada.

Nos demais arremessos, Tuany atingiu as marcas de 21.21 metros (1ª tentativa); 20,10 metros (2ª tentativa); 20,96 metros (3ª tentativa); 20.47 metros (5ª tentativa); e 20.79 metros (6ª tentativa).

CLASSIFICAÇÃO FINAL

1ª : Mokhigul Khamdamova (Uzbequistão) – 31,46 metros

2ª : Nassima Saifi (Argélia) – 30,81 metros

3ª : Julyana da Silva (Brasil) – 30,49 metros

4ª : Floralia Estrada Bernal (México) – 30,34 metros

5ª : Safia Djelal (Argélia) – 29,47 metros

6ª : Grace Nwaozuzu (Nigéria) – 29,26 metros

7ª : Mian Xu (China) – 29,22 metros

8ª : Eucharia Iyiazi (Nigéria) – 27,49 metros

9ª : Thi Hai Nguyen (Vietnã) – 27,39 metros

10ª : Sylvia Grant (Jamaica) – 23,12 metros

11ª : Tuany Siqueira (Brasil) – 21,30 metros

12ª : Famini (Indonésia) – 21,13 metros

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo