Futebol Internacional

Justiça francesa condena Benzema por cumplicidade em caso de ‘sextape’

Fran Santiago/Getty Images

A Justiça francesa condenou Benzema por cumplicidade ao participar de uma tentativa de chantagem à Mathieu Valbuena, ex-companheiro de seleção. Ele foi submetido a um ano de prisão, mas com suspensão condicional da pena. Além disso, Karim Benzema também foi multado em 75 mil euros, avaliados em 470 mil reais. A condenação foi divulgada na manhã desta quarta-feira (24).

O Tribunal de Versalhes entende que o diálogo que Benzema teve com Valbuena, no qual tentou convencê-lo a falar com os chantagistas, estabelece uma intervenção “deliberada” para que Mathieu, que atualmente defende o Olympiakos, pague para impedir a repercussão do vídeo. Durante o papo, o atacante tentou convencer Mathieu a negociar com os chantagistas para não transmitirem o vídeo. Logo depois, a relação entre Benzema e os demais envolvidos foi descoberta. 

Benzema expõe suas expectativas sobre a Bola de Ouro

A defesa do jogador do Real Madrid se manifestou sobre o assunto afirmando que vai recorrer da decisão e que estão todos espantados. 

“O tribunal indicou claramente que Benzema não tinha conhecimento das manobras preliminares. Estamos bastante espantados com esta decisão. O recurso é necessário”, diz o advogado de Benzema. 

A defesa ainda afirma que o francês quis ajudar Valbuena, não tendo má intenção na ação. O depoimento de Mathieu, no entanto, teria indicado a intervenção do atacante, contrariando a tese do advogado. 

Benzema será julgado em outubro por caso da “sextape” contra antigo companheiro de seleção da França

Mesmo com a decisão judicial, Karim, que voltou a ser convocado para a Eurocopa no final da temporada passada, permanecerá na seleção francesa, segundo Noël Le Graët, presidente da Federação Francesa de Futebol em uma entrevista ao jornal Le Parisien no último dia 10. Confira:

Benzema será convocado para a Eurocopa, afirma imprensa da França

“Sanção Benzema sem a seleção? Não. O treinador sempre será responsável por suas chamadas e não será excluído por uma possível sanção judicial. Mesmo que receba uma prisão suspensa como sentença, ele tem o direito de interpor um recurso . Então sua ligação ou não, nos próximos meses ele não estará vinculado ao processo judicial. (…) Jamais intervirei para dizer que não aceitamos Benzema na seleção. Depois disso, cabe a Dechamps considerar se, do ponto de vista esportivo, ele está apto para ser convocado.”, garante Le Graët. 

Real Madrid celebra bom momento vivido por Karim Benzema

A promotoria pediu 10 meses de prisão ao jogador, a menor pena dentre os envolvidos, mas Benzema acabou sendo condenado a um ano de prisão. A pena será cumprida se for reincidente. Dos envolvidos, ele foi o único que não foi acusado de chantagem, mas de cumplicidade na ação. Os outros quatro envolvidos, Mustapha Zouaoui, Axel Angot, Younes Houass e Karim Zenati foram acusados e condenados por extorsão.

A pena de Mustapha, considerado o ‘cabeça’ da ação, é de dois anos e meio de prisão e uma multa de 3 mil euros, antes os sete anos pedidos pelo promotor. Axel, que recebeu o vídeo por telefone, foi condenado a 2 anos, mas pode não precisar ir à prisão, caso a justiça penitenciária concorde. Youness, que intermediou a pressão à Valbuena, foi condenado a 18 meses com isenção de cumprimento. Karim, amigo de Benzema, que entrou em contato com o jogador, foi condenado a 15 meses de prisão, com possibilidade de não cumprimento, e multa de 3 mil euros. 

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo