Esportes olímpicos

Karatê: Sandra Sanchez leva o primeiro ouro da modalidade; confira os resultados do dia

Karatê: Sandra Sanchez leva o primeiro ouro da modalidade; confira os resultados do dia
Foto: Divulgação/Athlete365

Pela primeira vez na história dos Jogos Olímpicos o karatê fez parte da competição, e a estreia da modalidade aconteceu entre a noite desta quarta-feira (04) e a manhã de quinta-feira (05), nas Olimpíadas de Tóquio 2020. Dividido entre as modalidades kata (demonstração técnica de movimentos) e kumite (combate), algumas das categorias já completaram o seu ciclo e determinaram os primeiros campeões olímpicos do esporte, com destaque para Sandra Sanchez, ouro no kata feminino e primeira medalhista olímpica da história do karatê.

Confira a seguir um resumo de cada categoria que entrou em cena na primeira noite do karatê em Tóquio 2020.

+Confira a agenda completa das Olimpíadas de Tóquio

SIGA AO VIVO TUDO DAS OLIMPÍADAS AQUI NO ESPORTE NEWS MUNDO!

Kata – Feminino

Primeira categoria a entrar em ação, o kata feminino teve início ainda na noite de quarta-feira (04), com a fase eliminatória. Após muita disputa, as decisões ficaram para as duas disputas pelo bronze e a grande final, ambas já na manhã desta quinta-feira (05).

Na primeira disputa pelo bronze, Mo Sheung Grace Lau, de Hong Kong, e Dilara Bozan, da Turquia protagonizaram um duelo bastante equilibrado, que terminou com uma vitória de Lau por uma diferença de apenas 0.42 ponto. Já a segunda disputa pelo bronze, entre a italiana Viviana Bottaro e a estadunidense Sakura Kokumai, foi um pouco menos apertada, terminando em uma vitória de Bottaro por pouco mais de um ponto.

A grande final foi, sem dúvidas, a disputa mais equilibrada. Empatadas na performance técnica, a espanhola Sandra Sanchez superou a japonesa Kiyou Shimizu por apenas 0.18 ponto na performance atlética, garantindo assim a primeira medalha de ouro da história do karatê nos Jogos Olímpicos.

Confira a configuração final do pódio do kata feminino no karatê: #1 – Sandra Sanchez (ESP) – 28.06; #2 – Kiyou Shimizu (JPN) – 27.88; #3 – Mo Sheung Grace Lau (HKG) – 26.94; #3 – Viviana Bottaro (ITA) – 26.48.

Kumite – Feminino até 55kg

No kumite feminino até 55kg as eliminatórias tiveram início ainda na noite de quarta-feira (04), deixando as semifinais e a grande final para a manhã desta quinta-feira (05). No primeiro confronto da semi, Ivet Goranova, da Bulgária, e Bettina Plank, da Áustria, protagonizaram um embate extremamente equilibrado, empatado até os minutos finais, quando Goranova aplicou um yuko na oponente e conseguiu garantir a vitória por 4 a 3. O equilíbrio se manteve na segunda semifinal, entre Anzhelika Terliuga, da Ucrânia, e Tzuyun Wen, do Taipé Chinês. Com um ippon e um yuko para cada lado, a disputa teve de ser decidida por hantei (votação dos árbitros auxiliares), e a atleta ucraniana levou a melhor.

Diferente das disputas até então vistas, a grande final não teve um placar tão apertado quanto as semis. Com três yukos e um waza-ari, Ivet Goranova fez 5 a 1 contra Anzhelika Terliuga e conquistou a primeira medalha de ouro do kumite feminino no karatê nas Olimpíadas.

Confira a configuração final do pódio do kumite feminino até 55kg no karatê: #1 – Ivet Goranova (BUL); #2 – Anzhelika Terliuga (UKR); #3 – Bettina Plank (AUT); #3 – Tzuyun Wen (TPE).

Kumite – Masculino até 67kg

No kumite masculino até 67kg as eliminatórias também tiveram início ainda na noite de quarta-feira (04), restando as semifinais e a grande final para a manhã desta quinta-feira (05). No primeiro embate da semi, o atleta Darkhan Assadilov, do Cazaquistão, enfrentou o francês Steven da Costa, que com um waza-ari e um ippon conseguiu somar cinco pontos, derrotando o seu oponente que havia marcado somente um waza-ari (dois pontos). Já na segunda semi, o turco Eray Samdan conseguiu aplicar dois yukos em Abdel Rahman Almasatfa, da Jordânia, terminando o combate com o placar de 2 a 0 a favor da Turquia.

Na grande decisão, França e Turquia disputaram o primeiro ouro da categoria, e o atleta francês não se intimidou. Com um ippon e um waza-ari, Steven da Costa venceu Eray Samdan por 5 a 0, se consagrando campeão olímpico do karatê.

Confira a configuração final do pódio do kumite masculino até 67kg no karatê: #1 – Steven da Costa (FRA); #2 – Eray Samdan (TUR); #3 – Abdel Rahman Almasatfa (JOR); #3 – Darkhan Assadilov (KAZ).

Leia Mais:

+Alberto Lopez, da Espanha, é o primeiro campeão olímpico da escalada

+Conheça Ieda Guimarães, a representante brasileira no pentatlo moderno

+Polo Aquático: Estados Unidos e Espanha estão na grande final; confira o que rolou nas semifinais femininas da modalidade

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo