Automobilismo

Kimi Räikkönen chega ao seu vigésimo ano na F1; campeão, “homem de gelo” tem carreira vitoriosa

Raikkonen
Divulgação/Alfa Romeo Racing ORLEN

No último domingo (28), muitas atenções estavam entre o duelo de Max Verstappen e Lewis Hamilton, além das estreias de Nikita Mazepin, Mick Schumacher, Yuki Tsunoda, entre outros. Mas a temporada de 2021 terá um outro ponto importante para ser lembrado, completaram-se 20 anos da estreia de Kimi Raikkonen na Fórmula 1.

Estreante pela Sauber em 2001, Räikkönen, tem personalidade forte e é reconhecidamente um dos melhores pilotos do grid por pelo menos 18 anos. Embates contra Michael Schumacher, Fernando Alonso e Lewis Hamilton, além de pódios icônicos com os chefes de equipe por onde passou.

A primeira vitória do finlandês, foi na Malásia em 2003 com a McLaren, equipe que estava disputando o campeonato. E já na estreia além da vitória no segundo Grande Prêmio da temporada, disputou com Michael Schumacher o título mesmo não conseguindo mais vitórias, mas tendo consistência nos pódios e nos pontos. O campeonato porém, ficou com o alemão.

Em 2005, desafiou Fernando Alonso, que estava na Renault, e parecia ter o carro mais rápido, porem a quebra e a inconfiabilidade da sua McLaren viram com que o espanhol fosse campeão no Brasil na última etapa do campeonato. Era o segundo vice-campeonato do “homem de gelo”.

No ano seguinte assinaria para pilotar pela Ferrari a partir de 2007, ou seja, 2006 seria o seu último ano pela equipe inglesa. E mesmo assim, garantiu seis pódios e o quinto lugar no campeonato de pilotos.

Pela Ferrari, na sua estreia, conquistou, enfim, o seu título de campeão do mundo, no Grande Prêmio do Brasil de 2007, desbancou por 1 ponto a dupla da McLaren, Lewis Hamilton e Fernando Alonso respectivamente. Disputou o campeonato de 2008, onde foi terceiro com 75 pontos, e no ano seguinte saiu da categoria. 

O “Homem de Gelo” se aventurou em outras categorias e procurou outros objetivos, considerando que depois que conquistou o título de campeão mundial, já tinha conquistado o prêmio máximo da F1. 

Depois de três anos, Kimi Räikkönen retornaria à Fórmula 1, pela equipe Lotus, companheiro de equipe do francês Romain Grosjean, e foi terceiro no campeonato tendo vencido apenas uma etapa do campeonato, mas mostrando um ritmo forte e consistência de um piloto campeão mundial.

Retornou à Ferrari em 2014 para editar uma dupla com o bicampeão mundial, Fernando Alonso. Em 2015, editou uma dupla memorável com Sebastian Vettel, até 2018 quando foi substituído por Charles Leclerc. 

A última vitória de sua carreira foi no Grande Prêmio dos Estados Unidos de 2018, e desde então o finlandês “voador”, apesar de impressionar pela sua qualidade de pilotagem, não anda mais no pelotão da frente. Em 2019 retornou a Alfa Romeo, antiga Sauber, e está pilotando lá até esta temporada 2021, com Antonio Giovinazzi como companheiro de equipe.

O “Homem de Gelo” tem um total de 21 vitórias na carreira sendo o finlandês com maior numero de vitórias na categoria, além de um titulo mundial conquistado em 2007 pela Ferrari. Além disso, Räikkönen tem em seu currículo 18 pole positions e 46 voltas mais rápidas.  

Sua última pole position foi em Monza com a Ferrari, onde cravou o tempo de volta mais rápida do circuito em classificação. Em 2017 também fez seu último show em Mônaco com uma pole.

Notoriamente um dos mais talentosos pilotos do grid, e com currículo de campeão mundial, Kimi Räikkönen tem suas pérolas nos rádios com a equipe, como no Grande Prêmio de Abu Dhabi em 2012, ou como as suas respostas mais irônicas nas coletivas de imprensa. 

Kimi detém o recorde de mais corridas disputadas na Fórmula 1. Ele desbancou o brasileiro Rubens Barrichello e agora é o piloto com mais Grandes Prêmios oficiais disputados: 330.

O finlandês é um piloto que entrou para a história da F1, e que sairá como vencedor da categoria máxima do esporte a motor.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo