Z - Futebol Agência ENM

Koeman substituirá van Gaal após Copa do mundo de 2022

Koeman Holanda
Photo by Dean Mouhtaropoulos/Getty Images

“Espero com ansiedade por essa nova colaboração” foi como descreveu Ronald Koeman, ex-treinador do Barcelona em um comunicado após a Federação Holandesa de Futebol (KNVB) anunciar que ele substituirá Louis van Gaal em 2023.

Essa será a segunda passagem de Koeman pela ‘laranja mecânica’, que assumiu pela primeira vez em 2018, depois do fracasso da seleção holandesa em ficar de fora do Mundial da Rússia, o treinador que fez história como jogador no Barcelona, assumiu e reergueu uma das mais tradicionais escolas de futebol do continente.

Em dois anos, Koeman conseguiu reconduzir a Holanda para a disputa da Eurocopa, na qual não se classificaram em 2016, e foi vice-campeão da recém-criada UEFA Nations League, perdendo o título para Portugal por 1×0 na final.

O treinador que teve passagens marcantes por Ajax, PSV, Benfica e Barcelona, foi demitido do último clube após maus resultados e uma relação conturbada com Lionel Messi, que acabou deixando o clube catalão. Agora, o futuro treinador da Holanda terá um contrato até o final de 2026.

“Estamos muito felizes pela volta de Ronald ano que vem, durante sua última passagem, seu trabalho foi muito satisfatório”, afirmou Marianne van Leeuwen, diretora de futebol profissional da KNVB.

Louis Van Gaal anuncia que está com câncer

Koeman susbstituirá um dos maiores treinadores holandeses da história, Louis van Gaal, que está em sua terceira passagem pela seleção dos Países Baixos. O veterano comandante multi-campeão pelo Ajax, anunciou no domingo passado que está com câncer de próstata, e que a doença está em uma das formas mais agressivas.

A revelação foi feita em um canal de televisão holandês em que o treinador foi para divulgar seu documentário “Louis”. Ele afirmou que já passou por 25 sessões de quimioterapia desde o ano passado.

“Acho que isso faz parte da vida. Passei por tanta coisa na minha vida com morte na minha família, com minha esposa. Provavelmente, me tornei um ser humano melhor” disse van Gaal durante a entrevista.

Inúmeros clubes de futebol demonstraram apoio ao treinador holandês como: Real Madrid, Barcelona, Manchester United, Az, e jogadores como Rashford do ‘Red Devils’ de Manchester e o ex-jogador e agora treinador, Wayne Rooney.

O atual comandante da ‘laranja mecânica’ afirmou que está confiante em sua participação nos jogos da Copa do Mundo do Catar, de quem é critico ferrenho, e acalmou os torcedores holandeses ao garantir que estará em sua fase final de tratamento pouco antes do torneio.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo