Z - Z Não marcar 3

Krasnodar anuncia suspensão de oito jogadores; Junior Alonso é um deles

NELSON ALMEIDA/AFP via Getty Images

O Krasnodar FC, da Rússia, anunciou nesta quinta-feira (3) que suspendeu o contrato com oito jogadores estrangeiros de seu elenco. Dentre eles estão dois brasileiros e Junior Alonso, ex-Atlético Mineiro. Confira a lista completa:

Kaio (brasileiro, 26), Erik Botheim (norueguês, 22 anos), Junior Alonso (paraguaio, 29 anos), Ramirez (equatoriano, 27 anos), Wanderson (brasileiro, 27 anos), Viktor Claesson (sueco, 30 anos), Rémy Cabella (francês, 31 anos) e Jhon Córdoba (colombiano, 28 anos).

As suspensões se devem pelas sanções impostas pela FIFA e UEFA aos clubes do país, entre elas a impossibilidade de que as equipes participem de competições de caráter continental (Conference League, Europa League ou Champions League). A proibição de que eventos das entidades aconteçam na região também gera uma perspectiva de corte de gastos aos clubes russos que devem adotar uma estratégia financeira mais rígida como a adotada pelo Krasnodar FC. As sanções também afetaram a vida de outros clubes, como o Lokomotiv Moscou, por exemplo, que deve rescindir com o zagueiro brasileiro Pablo, por vontade do próprio atleta de retornar ao país e dúvidas quanto ao futuro do futebol após as sanções da FIFA e UEFA.

O zagueiro Junior Alonso, recém-negociado pelo Galo, ainda não tem futuro definido após ter o futuro indefinido com seu atual clube. A imprensa esportiva russa não garante que o Krasnodar FC pagará pela contratação do jogador, pela recente rescisão e outros fatores. Seu contrato previa uma multa a ser paga ao Atlético Mineiro caso o paraguaio fosse transferido do Krasnodar para outro clube brasileiro – o cumprimento deste acordo, com seu contrato rescindido, não é mais uma certeza, mas seu descumprimento ainda pode gerar dor de cabeça ao jogador que pode passar por uma situação semelhante ao de Fred, que perdeu alguns processos após quebrar uma cláusula que o impedia de se transferir ao Cruzeiro, mesmo depois de ter seu contrato rescindido.

Os brasileiros Kaio, zagueiro de 26 anos, e Wanderson, ponta de 27 anos, também ficam livres no mercado e esses sim sem cláusulas que impossibilitem possíveis transferências para o futebol brasileiro. No Brasil, Kaio jogou apenas pela Ferroviária e logo após foi vendido ao Santa Clara, de Portugal, de onde foi vendido em definitivo ao Krasnodar FC. Já Wanderson nunca nem chegou a atuar em solo brasileiro, o ponta teve seu começo no Ajax e após isso passou por diversos clubes como: Lierse SK, Getafe, RB Salzburg e o Krasnodar FC.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo