Eliminatórias Copa do Mundo

LaLiga rejeita pedido da Fifa e mantém veto de envio de jogadores para as Eliminatórias da Copa do Catar

LaLiga rejeita pedido da Fifa e mantém veto de envio de jogadores para as Eliminatórias da Copa do Catar
PRESSINPHOTO / Via Imago Images

A polêmica para liberação de jogadores para disputa das Eliminatórias da Copa do Mundo ganhou mais um novo capítulo. Nesta quinta-feira, a LaLiga, entidade que gere o Campeonato Espanhol, emitiu uma nota informando que manterá a decisão de não liberar os atletas convocados de suas respectivas seleções da CONMEBOL para a disputa do torneio em setembro.  

Após reunião com os clubes envolvidos, a LaLiga voltou a criticar, em nota, a decisão da FIFA e da Conmebol com relação ao aumento do calendário para realização das disputas das Eliminatórias Sul-Americanas em rodadas triplas, em setembro e outubro.

– O aumento em dois dias do período FIFA, ambos em setembro e outubro de 2021, afetam diretamente o calendário e a integridade da competição LaLiga. Em outras confederações como a UEFA ou a CONCACAF, o prazo não foi alargado em dois dias, apesar de disputarem o mesmo número de jogos com a seleção nacional (3 jogos), estas confederações se adaptaram ao máximo de 10 dias, sem afetar as competições das ligas nacionais. – diz parte do comunicado.

Além da não liberação dos jogadores, a LaLiga anunciou medidas judiciais, a fim de proteger os interesses da competição e dos clubes.

– Foi acordado, por unanimidade, iniciar medidas cautelares perante o órgão judicial competente, a fim de proteger os direitos e interesses da competição e dos clubes afetados – escreveu a entidade.

– Adicionalmente, foi acordado pelos clubes informarem os seus jogadores convocados pelas seleções da Conmebol da impossibilidade de viajarem com as respectivas equipes, enquanto se aguarda o esclarecimento da situação atual e do problema. –

Ao final, a LaLiga informou que irá se reunir novamente com os clubes afetados nos próximos dias “para atualizar a situação do problema gerado pela FIFA “.

Após a definição dos clubes espanhóis 20 jogadores sul-americanos irão desfalcar suas respectivas seleções na disputa das eliminatórias da Copa do Mundo em setembro. O Brasil ficaria sem Éder Militão e Casemiro, do Real Madrid.

No entanto, além da Laliga os atletas da Premier League, Série A do Campeonato Italiano estão sendo barrados para competir as eliminatórias sul-americanas. Somando 13 desfalques da Seleção brasileiro: Alisson, Fabinho, Roberto Firmino (Liverpool), Ederson e Gabriel Jesus ( Mancherter City), Thiago Silva (Chelsea), Fred ( Manchester United), Raphinha (Leeds), Richarlison (Everton), mais Alex Sandro e Danilo, ambos da Juventus, da Itália e, por fim, Casemiro, Militao (Real Madrid) e Cunha (Atlético de Madrid).

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo