Z - Futebol Agência ENM

Laporte sobre final contra a França, país aonde nasceu: ‘300% focado na Espanha’

Foto: Stuart Franklin/Getty Images

O zagueiro Aymeric Laporte nasceu em Agen, uma pequena cidade da França, a cerca de 50km de Toulouse, no sul do país. Apesar disso, o jogador atuou apenas nas categorias de base de clubes franceses, tendo se mudado logo cedo para a Espanha, aos 17 anos. A identificação com o país e a ascendência Basca o fizeram optar pela naturalização espanhola, visando também disputar grandes competições. Assim, Laporte estará agora na decisão da Nations League, justamente contra a França, país aonde nasceu.

A história de Laporte traz um ingrediente a mais para a grande final da Nations League e o jogador não fugiu dos questionamentos que lhe foram feitos sobre esse tema. O processo de naturalização de Laporte foi concluído em maio de 2021, portanto o atleta não tem nem seis meses como espanhol, mas já terá uma importante decisão pela frente. Mesmo atuando contra o seu país de nascimento, Laporte garantiu foco total na Espanha.

— É uma partida especial e eu estou muito centrado no que estou fazendo aqui na Espanha. Sei que aqui muitas pessoas confiam em mim. Estou 300% focado na nossa seleção. A única coisa que penso é ganhar esta final e isso é o mais importante para mim atualmente — disse Laporte, que defende o Manchester City, da Inglaterra.

Laporte pela seleção francesa. (Foto: Christopher Lee/Getty Images)

Ainda enquanto era apenas francês, o zagueiro chegou a defender a seleção do país. Laporte disputou três competições europeias pela França, todas nas categorias de base, mas também já chegou a atuar pela seleção principal, apesar de não ter sido convocado para competições oficiais. Desde que adquiriu a nacionalidade espanhola, o jogador atuou na Eurocopa, aonde fez seis partidas, e agora também está na disputa da Nations League. Laporte ainda vive a expectativa de poder disputar uma Copa do Mundo pela Espanha.

— Estou muito contente de estar aqui. Nossa seleção tem conseguido jogar muito bem. Na Eurocopa tivemos uma grande campanha, mas muitos não reconheceram o nível alto que atingimos. Agora nós temos outra chance de conquistar um troféu e vamos fazer de tudo para atingir esse objetivo. Estou muito feliz por estar na final com essa equipe, que é espetacular — destacou Laporte.

O defensor ingressou na equipe sub-19 do Athletic Bilbao no início da temporada 2010/11 e ainda passou pelo modesto Baskonia, antes de se firmar pelo Bilbao, aonde atuou por cinco temporadas e meia. Atualmente, Laporte tem sido utilizado com frequência pelo técnico Pep Guardiola, no Manchester City. Pelo clube inglês já são três títulos da Premier League, além de Copa da Liga Inglesa, Copa da Inglaterra e Supercopa.

A decisão da Nations League acontece neste domingo (10), às 15h45 (de Brasília), no estádio San Siro, em Milão, na Itália.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo