Conmebol Libertadores

LDU domina, vence e deixa Vélez em situação complicada na Libertadores

Conmebol Media

A LDU conseguiu controlar praticamente toda a partida e venceu o Vélez Sarsfield por 3 a 1 no Estadio Rodrigo Paz Delgado.

No primeiro tempo, a LDU saiu na frente com Cristian Martinez em assistência de Billy Arce, mas o Vélez empatou antes do intervalo com Pablo Galdames aproveitando-se do passe de Lucero dentro da área, diante de uma liberdade provocada pela defesa adversária.

Apesar do placar igual, o segundo tempo não demonstrou nenhum equilíbrio, pois a LDU foi completamente superior durante os 45′ decisivos. Martinez voltou a marcar rapidamente e Matías Zunino completou a vitória diante do Vélez que finalizou apenas quatro vezes (três na reta final) com 61% de posse, chutando uma vez no alvo apenas.

A classificação do Grupo G após a segunda rodada tem o Flamengo na liderança (6), seguido por LDU (4), La Calera (1) e Vélez (0).

Na próxima rodada, a LDU receberá o Flamengo (04/05, 21h30) enquanto o Vélez Sarsfield jogará fora de casa contra a Unión La Calera (04/05, 19:15), equipe que perdeu para o Flamengo nesta terça-feira (27) por 4 a 1 no Maracanã.

1º TEMPO

Após derrota na estreia contra o Flamengo, a equipe comandada por Marcelo Pellegrino percebeu como os espaços defensivos estavam se oferecendo na transição, um problema recorrente na equipe. Para as saídas em contra-ataque, a aposta estava cada vez maior em Thiago Almada, que atuou no flanco direito do ataque.

A LDU tinha como principal objetivo evitar justamente o espaçamento no meio-campo nas ações defensivas, um problema semelhante ao da equipe argentina. Porém, o repertório da equipe equatoriana nas ações ofensivas é maior (principalmente na velocidade) e os comandados de Pablo Repetto buscaram marcação em bloco baixo para tentar surpreender os argentinos.

O jogo foi bem movimentado na reta inicial e a primeira chance foi do Vélez, surgindo aos dois minutos. Cáseres tentou finalizar com longa distância com pé direito após receber de Ortega e assustou os equatorianos.

Aos 7 minutos, foi a vez da LDU assustar com Alcívar finalizar com bastante distância pelo lado esquerdo. O volante teve outra oportunidade dois minutos depois ao receber de Arce e desta vez acertou a trave, em chute de fora da área.

Os argentinos voltaram a assustar aos 11 minutos com Lucero recebendo de Janson para chutar no lado direito dentro da área, parando em defesa do goleiro adversário. Com o passar do tempo, o Vélez conseguiu cadenciar mais o jogo em seu ritmo, diminuindo a velocidade.

Em erro na saída de bola aos 26 minutos, a LDU quase entregou o primeiro gol para os argentinos. Janson tomou a bola e acionou Lucero para aproveitar a falha, carregando com liberdade no lado esquerdo, mas o chute saiu fraco e no meio do gol, facilitando a defesa de Gabbarini.

Sem conseguir marcar na bola rolando, a LDU abriu o placar aos 28 minutos na bola parada. Em cobrança de escanteio executada por Arce, Martínez ganha a disputa aérea com facilidade e acerta o ângulo, sem deixar chances para o goleiro Hoyos.

Aos poucos, a equipe equatoriana começou a deixar cada vez mais espaços no sistema defensivo e o Vélez começou a aproveitar-se disso para aumentar a intensidade e voltar à levar perigo, como na cobrança de falta de Lucero e na finalização de Almada que passou rente à trave esquerda.

Antes do primeiro tempo ser encerrado, o Vélez conseguiu buscar o empate aos 42 minutos. Guidara fez a inversão para o lado direito, Lucero recebeu com liberdade e Galdames consegue chutar no pé esquerdo no canto do goleiro para deixar o jogo mais equilibrado.

2º TEMPO

Na segunda etapa, a LDU manteve a estratégia de sair em velocidade nos contra-ataques e fez duas substituições para tentar ajudar na questão física. Porém, todas as chances iniciais foram executadas pelos equatorianos, que após os chutes de Arce e Borja, conseguiu marcar o segundo gol.

Aos oito minutos, Borja entrou na grande área após receber ótima assistência de Piovi e trouxe no pé esquerdo para mandar a bola no ângulo direito, deixando Hoyos sem reação alguma. Desta forma, a LDU resolveu adotar novamente um comportamento mais defensivo e alterou a formação tática para o 4-4-2 ao tirar o atacante Muñoz para a entrada de Ordóñez.

Contudo, os comandados de Mauricio Pellegrino não conseguiu incomodar mesmo com a entrada do atacante Centurión no lugar do zagueiro Brizuela e o técnico acabou vendo a LDU ampliar a vantagem para 3 a 1 na finalização de Matías Zunino com o pé direito no centro da área, aproveitando-se da marcação distante para conseguir executar o chute com perfeição.

O restante do jogo ficou concentrado no meio-campo, pois a LDU formou linhas compactas de marcação no campo de defesa e o Vélez encontrou bastante dificuldade em passar pelas linhas. Os argentinos não conseguiram finalizar no alvo e ainda viram Arce e Alcivar ter boas oportunidades para transformar a vitória em goleada.

Estatísticas

LDUVEL
Posse de bola38%61%
Finalizações1613
Chutes no gol76
Escanteios53
Impedimentos32
Faltas1715
Cartões Amarelos51
Passes321507
Passes certos80%86%
Cruzamentos2/1219/46
Dribles9/2011/17

FICHA TÉCNICA Conmebol Libertadores 2021 – Fase de Grupos: 2ª Rodada (Grupo G)
LDU 3-1 Vélez Sarsfield

Data: 27/04/2021, 19:15
Estádio: Rodrigo Paz Delgado
Árbitro: Diego Haro (Peru)

Gols:1T 29′ Cristian Martinez (LDU); 1T 42′ Galdames (Velez); 2T 8′ Borja (LDU); 2T 19′ Zunino (LDU)

Substituições – LDU: Aayala (Cruz); Caicedo (Guerra); Ordóñez (Muñoz); Luis Amarilla (Martínez); José Quintero (Zunino)

Substituições – Velez:: Centurión (Brizuela); De La Fuente (Guidara); Orellano (Almada); Monzón (Galdames); Bouzat (Janson)

LDU (4-2-3-1): Gabbarini; Perlaza, Guerra, Corozo, Christian Cruz; Lucas Piovi, Jordy Alcivar; Matías Zunino, Billy Arce, Adolfo Muñoz; Cristian Martinez. Técnico: Pablo Repetto

Vélez Sarsfield (3-4-3): Lucas Hoyos; Matías de los Santos, Luis Abram, Miguel Brizuela; Guidara, Galdames, Santiago Cáseres, Francisco Ortega; Thiago Almada, Martín Lucero, Lucas Janson. Técnico: Mauricio Pellegrino

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo