e-Sports

League of Legends: CBLOL 2020

Lançado em 2009 pela empresa Riot Games, o League of legends é um MOBA (Multiplayer online Battle Arena) mundialmente popular entre os gamers, se tornando o título de PC mais jogado no mundo e um fator determinante para o crescimento intenso no cenário de E-sports. Possui um competitivo calendário anual com ligas regionais, nacionais e internacionais. Com engajamento de milhões de fãs o jogo conta com ídolos, novas promessas e arenas lotadas por sua legião de admiradores pelo mundo. 

                 

O JOGO

Em League of legends o modo de jogo mais popular é o disputado no competitivo. A disputa acontece com duas equipes de cinco jogadores duelando pela quebra do nexus adversário localizado na base inimiga, o combate acontece dentro do mapa de summonner’s rifts.

As duas equipes de 5 campeões divididos entre assassinos, atiradores, suportes, lutadores, magos e tanques tem como objetivo definir a estratégias para se enfrentarem e destruir uma a base da outra. Com mais de 140 campeões disponibilizados para a montagem estratégica da equipe com a finalidade de realizar jogadas surpreendentes, garantir abates, destruir torres, inibidores e finalmente o nexos para garantir a vitória.

Com objetivo de chegar ao nexus os jogadores serão distribuídos em 3 rotas no mapa: topo, meio e inferior. Com posições definidas de acordo com sua rota: topo, meio atirador e suporte respectivamente. O quinto jogador é nomeado de caçador, ele transita na selva caçando os monstros que geram mais ouro e recursos para sua equipe. No competitivo existem os “picks e bans” que consiste em cinco escolhas (campeões que serão utilizados) e cinco banimentos (campeões que não poderão ser utilizados) que cada equipe tem direto no início da partida.

CENÁRIO BRASILEIRO

O Brasil é considerado uma região competitiva no League of Legends e possuí um servidor próprio apesar de ainda não ser uma das regiões mais fortes – cenário dominado pelos asiáticos.  O país tem vaga na fase preliminar do torneio mundial.

O campeonato nacional é nomeado de CBLOL. Com equipes já tradicionais o CBLOL conta com oito equipes. O  Campeonato Brasileiro de League of Legends, é a maior competição realizada pela desenvolvedora Riot Games no Brasil e é competida durante dois splits por ano. A edição de 2020 está na sua primeira etapa e conta com a participação de oito times: O atual campeão Flamengo, paiN Gaming Prodigy Esports, Vivo Keyd, INTZ, Redemption, FURIA Uppercut e Kabum.

O CBLoL ganhou destaque em competições de e-sports no Brasil. As partidas são feitas ao vivo por transmissões na televisão por assinatura SporTV 2, como também, na internet com a Twitch TV e Youtube que são canais oficiais da Riot Games. Os nomes mais badalados do cenário são: Felipe “brTT” Gonçalves (pentacampeão), Gabriel “Kami” Santos e Gabriel “Revolta” Henud. Com inicio em 2012 o campeonato já mudou de formato e abriu espaço para vários participantes. O campeão fatura em torno de R$ 70 mil e 8º colocado R$ 7,5mil. 

Formato

  • 8 equipes
  • 10 rodadas de jogos, nas quais cada equipe enfrentará a outra 3 vezes em rodadas diferentes
  • Partidas disputadas no formato melhor de 1
  • O vencedor recebe 3 pontos
  • As quatro equipes que somarem mais pontos avançam para a próxima fase
  • O 7º lugar disputará contra o 2ª lugar do Circuito Desafiante para se manter na próxima edição do CBLOL
  • O 8º lugar é rebaixado diretamente para o Circuito Desafiante

Desempate

  • A equipe que venceu mais jogos dos 3 sobre a outra
  • Menor tempo de jogo combinado (apenas as vitórias)
  • Caso se mantenha empatado, uma partida adicional será disputada

O CBLOL está no primeiro 1º Split. A 18ª rodada do domingo (19/04) contou com os seguintes resultados:

  • INTZ venceu a Keyd
  • KaBuM venceu a Prodigy
  • Flamengo venceu a FURIA
  • Redemption venceu a paiN
  • Confirmação do Rebaixamento da Redemption

A tabela de classificação ficou da seguinte forma:

Class.EquipePartidasVitóriasDerrotas
1Vivo Keyd18135
2Flamengo18117
3paiN Gaming1899
4FURIA Uppercut1899
5Prodigy1899
6INTZ18810
7KaBuM18810
8Redemption18513

Gostaram? O Esporte News Mundo também trará as novidades do cenário competitivo de League of Legends. Fiquem ligados!

Foto: Divulgação

1 Comment

1 Comment

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo