e-Sports

League of Legends: Saiba tudo sobre o Mundial de 2020

Divulgação / Riot Games

Depois de um ano muito conturbado, finalmente chegamos à semana de início do Mundial de League of Legends em 2020, com presença brasileira.

Entre os dias 25 de setembro à 31 de outubro, as melhores equipes de LoL do mundo estarão na disputa pelo maior prêmio da competição.

Para ambientar-se ao que promete ser um dos melhores mundiais de todos os tempos, o Esporte News Mundo te coloca dentro do campo com este guia especial, explicando e mostrando detalhes de todas as equipes do campeonato que será realizado na China.

Cabe ressaltar que, apesar do formato presencial, apenas a final tem a possibilidade de receber presença limitada de público.

Fase de Entrada

Grupos da Fase de Entrada — Foto: Divulgação/Riot Games

A fase de entrada será disputada com dez equipes, divididas em dois grupos de cinco times com todos jogando entre si dentro da chave.

As equipes que terminaram em primeiro lugar de cada grupo da Fase de Entrada conseguirão vaga direta à Fase de Grupos. Os times que terminarem em 2º lugar estarão no playoff que irá decidir as últimas duas vagas, esperando o vencedor do duelo entre os 3º e 4º colocados em séries MD5.

Ou seja, serão ao todo quatro vagas para a Fase de Grupos.

Grupo A do Play-In

Logo de cara, o principal destaque fica por conta do duelo que teremos entre MAD e TL, uma grande rivalidade entre as regiões EU e NA.

Inclusive, muitos ficaram surpreendidos em terem visto a TL ter que jogar o play-in, considerando o fato de que o time foi campeão na primeira temporada regular da LCS e estava com total favoritismo nos playoffs. Ou seja, uma dificuldade maior para seus adversários que enfrentarão um time com ex-campeão e ex-finalista dentre os titulares.

Em relação à TL, vale ficar atento em relação à atuação em nível coletivo e em no macro-game, ou seja, nas rotações em geração e em preparações para team fight, muito exigidos em nível mundial e que costumam ser dificuldades apresentadas pela região NA constantemente nas grandes competições.

Enquanto isso, a MAD é uma das equipes com um dos elencos mais novatos de todo o mundial, com quatro jovens jogadores. O mid-laner Humanoid é o único jogador que já havia atuado em competições de nível global, tendo perdido as quartas de final ano passado contra a Splyce.

Mecanicamente, eles se apresentam como uma boa equipe com approach bem agressivo. No início do ano, derrotaram a G2 Esports nos playoffs e conquistaram o título local nos playoffs. Outra dor de cabeça para os adversários são as picks surpreendentes. É bom também ficar de olho em Kaiser, um dos melhores suportes do League of Legends nesta temporada.

TL e MAD provavelmente terão vida tranquila neste grupo do play-in ocupando as duas primeiras posições. Entretanto, a equipe que poderá surpreender neste play-in são os turcos da SuperMassive, principalmente pelas presenças do jungler KaKAO e o suporte SnowFlower, coreanos veteranos no cenário.

Acima, foram apresentados os principais adversários da INTZ, equipe brasileira que estará representando o país no mundial deste ano. Os titulares Tay (topo), Shini (jungle), Envy (mid), micaO (ADC) e RedBert (suporte) viajaram para a China, além do atirador reserva Mills, do técnico Lucas Maestro e do manager Vinícius Mortal.

Esta INTZ é totalmente diferente da equipe que esteve na disputa em 2016. Atualmente, a estratégia tem sido estabelecer vantagem em Envy através de Tay Shini, que criam pressão na rota e oferecem desafios aos adversários. Porém, cabe ressaltar que o desempenho demonstrado na final contra a paiN foi abaixo do potencial que o time já havia alcançado no primeiro split, necessitando de ajustes para obter chances de classificação.

Os brasileiros estarão entrando em momento melhor do que a Legacy, equipe que perdeu diversos de seus talentos para franquias de NA e EU.

Grupo B do Play-In

No segundo grupo da Fase de Entrada, a possibilidade de surpresas é ainda menor. A LGD Gaming é completamente favorita para avançar à fase de grupos sem nenhuma dificuldade com Peanut no jungle e Kramer no bot-lane. Para ser sincero, seria surpreendente ver a equipe chinesa perder algum jogo contra seus adversários deste play-in.

Em contrapartida, a disputa pelo segundo lugar deste grupo promete bastante emoção. Unicorns of Love e PSG Talon demonstram bastante equilíbrio e farão uma disputa que promete ser decidida apenas no jogo final. Isso significa que a situação para V3 Esports e Rainbow7 fica mais difícil, mesmo que as duas equipes estejam correndo por fora.

Já tivemos experiências anteriores no League of Legends profissional que não permitem subestimar nenhuma equipe de Taiwan, mas cabe ressaltar que a PSG Talon terá os desfalques importantíssimos de Kim River e Park Tank, os coreanos da jungle e mid-lane que tiveram problemas com passaporte para viajarem à China.

Com isso, a Unicorns of Love assume um favoritismo acima da Talon, principalmente se apontarmos na regularidade de 39 vitórias e apenas 2 derrotas durante o ano inteiro. Para alguns mais entusiastas, esta é a melhor equipe da história da LCL.


Fase de Grupos

Divisão das equipes na Fase de Grupos — Foto: Divulgação/Riot Games

Depois do play-in, as 12 equipes já classificadas se juntam aos quatro classificados da Fase de Entrada para formarem os 16 times da Fase de Grupos, dando efetivamente início ao evento principal.

Dentro das chaves, as equipes jogarão partidas de ida e volta. Os dois melhores times de cada grupo avançam para as quartas de final, que serão disputadas em séries MD5.

Grupo A

  • G2 Esports (LEC)
  • Suning (LPL)
  • Machi Esports (PCS)

O sorteio definiu que este grupo apresentara um equilíbrio entre duas equipes, com as presenças de G2 Esports e Suning. As duas equipes são incluídas em diversas perspectivas de serem uma das favoritas ao título do mundial.

A equipe europeia possui esperanças de terminar em primeiro lugar do grupo para tentar evitar duelos contra outras gigantes do cenário como, por exemplo, as coreanas Gen.G e DRX.

Para a Suning, a expectativa é de que consiga terminar em segundo lugar com uma certa facilidade, visto que apenas à G2 deverá ser vista como alguma ameaça. Porém, o time da LPL poderá acabar surpreendendo, visto que os europeus demonstraram constante instabilidade no último split.

Além disso, a G2 Esports teve uma queda considerável de qualidade na bot-lane em partidas recentes, mesmo com a manutenção do forte desempenho das solo lanes. Seus adversários deverão apostar nas late-games para tentar conseguir arrancar algum resultado positivo.

É bom também ficarmos todos de olho em SofM, o jungle da Suning. Dando bastante trabalho aos adversários nas eliminatórias, o jogador conseguiu ter maior destaque ao anular Peanut na partida que decidiu o 3º lugar do split contra a LGD. O time joga em torno da selva.

Enquanto isso, a Machi surge como a equipe confirmada mais limitada do grupo, mas possui consigo uma carta na manga. As atuações de Gemini, jogador mais qualificado da equipe, serão decisivas para vermos se adotará a mesma postura agressiva vista durante a PCS.

Grupo B

  • Damwon Gaming (LCK)
  • JD Gaming (LPL)
  • Rogue (LEC)

Um grupo ainda mais desequilibrado do que seu antecessor, o Grupo B deverá ser focalizado apenas entre duas equipes: Damwon Gaming e JD Gaming disputarão frente a frente qual time terminará em primeiro lugar do grupo, sendo que ambas estão com desempenho crescente considerando o histórico recente.

A Damwon demonstrou estar em um patamar acima do que todas as demais equipes da LCK, que registrou uma leve queda na qualidade técnica nos últimos anos. Esta é uma equipe agressiva, rápida e possivelmente a equipe mais bem qualificada no topo do mapa.

Enquanto isso, a JDG possui um estilo de jogo diferente de seu principal adversário no grupo, apresentando uma estratégia mais calculada e reservada. Kanavi e Zoom, dois dos melhores atiradores da LPL, estão no time titular da JD Gaming e o suporte LvMao é excelente em iniciar combates.

O outro time deste grupo é a Rogue, que espera conseguir tentar surpreender de alguma forma para conseguir uma das vagas. O top-laner Finn deveria ser a maior esperança aqui, mas seu desempenho no último split ficou bem abaixo da média. Neste caso, vale ficar de olho no mid-laner Larseen.

Grupo C

O grupo que apresenta maior equilíbrio definitivamente é o Grupo C, que certamente poderá ser classificado como “grupo da morte” com três equipes com totais condições de classificação devido ao equilíbrio.

Team SoloMid, Fnatic e Geng.G demonstram tanto equilíbrio que até no desempenho apresentaram altos e baixos durante o split mais recente. Por exemplo, a Fnatic teve resultado final de 9-9 na primeira fase e ficou de fora dos playoffs. A TSM também encontrou dificuldades e tiveram para vencer a Bo5, sendo derrotada logo em seguida pela Golden Guardians. A Geng.G estava apresentando um desempenho mais estável, mas se classificaram com bastante dificuldade.

A Fnatic poderá sobressair-se contra seus adversários se Bwipo e Hylissang (excelentes playmarkers) estiverem rendendo em alto nível. O jungle Selfmade também causará problemas se conseguir bons drafts com Hecarim e Evelynn, seus campeões favoritos. Vale ficar atento ao nível de atuação de Nemesis, que foi o jogador mais em baixa durante a reta final da temporada da Fnatic.

Enquanto isso, a Geng.G possui um excelente mid-laner com a presença de BBD, tendo ao seu lado um excelente play-maker como Cild. Além disso, a melhor dupla da LCK composta por Ruler e Life é da Gen.G, onde está a maior aposta da equipe neste mundial. Hylissang é outro jogador bem qualificado, mesmo que tenha demonstrado inconsistências durante o ano inteiro.

Por fim, a TSM também está em alta ao ter conquistado a primeira vaga da LCS. Buscando a classificação inédita na Fase de Grupos, o veterano Bjergsen surge como principal nome da equipe, principalmente por estar rendendo melhor como nunca esteve. Um jogador para ficar de olho é o jovem Spica, novato que se destacou nas finais contra a FlyQuest.

Cabe ressaltar que o nível de performance da América do Norte no League of Legends também não está em seu auge, fazendo com que a TSM não tenha as melhores chances possíveis para conseguir classificação visto que a equipe conseguiu passar pela C9 mesmo cometendo diversos erros. Desta forma, a equipe precisa conquistar mais confiança e competitivade agora.

Outro motivo específico para apontar que este será o da “morte” é o fato de que aqui está a única possibilidade do 4º melhor time da LPL poderá cair, ou seja, a LGD Gaming, com totais possibilidades de ser competitiva e ameaçar seus adversários com os destaques já citados anteriormente.

Grupo D

  • Top Esports (LPL)
  • FlyQuest (LCS)
  • DragonX (LCK)

Este grupo demonstra ter o maior desequilíbrio de todos em relação à uma equipe com as demais. A FlyQuest é favoritíssima à terminar em primeiro lugar e conseguir uma classificação tranquila para as quartas de final.

A Top Esports trará como novidade a primeira presença de Knight em um mundial, considerado um dos melhores mid-laners do League of Legends internacional. Contudo, seu principal adversário será justamente Chovy da DragonX, equipe que disputará diretamente a segunda vaga pelas quartas de final. Os duelos entre ambos prometem decidir o grupo.

Vale ficar atento também ao 369 e sua habilidade de dar counterpick com diferentes campeões diferentes, principalmente com Karsa, deixando a Top Esports com bastante estabilidade em relação às posições de vantagem nos duelos. Porém, a equipe terá que lidar com Yuyanjia e sua inconsistência permanente na jungle.

A DRX possui grandes talentos, mas também sofre com algumas inconsistências. Chovy esteve disputando contra Showmaker o prêmio de melhor mid-laner da LCK e acabou sendo superado por seu adversário para muitos, enquanto que Deft possui algumas dificuldades em lidar com problemas na parte de baixo do mapa.

Por fim, a FlyQuest tem como seu principal jogador o mid-laner PowerOfEvil, além de ter Santorin, um dos melhores jungles do mundo utilizando sua Karsa impondo bastante pressão nos adversários. Se as performances demonstradas nas finais se repetirem, a equipe poderá manter-se forte na briga pelas vagas.

Informações adicionais

A fase final do Mundial de League of Legends será disputada em um moderno estádio recém-construída em Xangai, na China. O Pudong Stadium tem capacidade para mais de 33 mil torcedores e foi erguido para a Copa da Ásia de 2023.

A Fase de Entrada será jogada entre os dias 25 à 30 de setembro. A Fase de Grupos terá jogos entre os dias 3 à 11 de outubro. A fase eliminatória será disputada a partir do dia 15 de outubro, com as semifinais nos dias 24 e 25 de outubro.

Todo a cobertura do Mundial de League of Legends estará presente aqui no Esporte News Mundo, com relatos diários dos jogos e as notícias mais importantes.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo