Basquete

Leandrinho Barbosa anuncia aposentadoria para trabalhar na comissão técnica do GSW

(Photo by Ezra Shaw/Getty Images)

Leandrinho Barbosa anunciou nesta segunda-feira (14) a aposentadoria das quadras, aos 37 anos. Praticamente um mês após ter renovado o contrato com o Minas Tênis Clube para a temporada 2020/2021 do NBB, o ala-armador confirmou por meio de suas redes sociais a notícia. Agora, o craque brasileiro irá integrar a comissão técnica do Golden State Warriors, clube que disputa a NBA, onde o atleta defendeu entre os anos de 2014-2016.

                 

– Estou muito feliz e animado por estar aqui com os caras – afirmou o agora ex-jogador, ao ser apresentado. Leandrinho terá a função de desenvolver os atletas do GSW, ou seja, ele será uma espécie de mentor da equipe. Vale lembrar que Leandrinho será o segundo ex-jogador brasileiro a compor a comissão técnica de algum clube na NBA na próxima temporada, visto que Thiago Splitter é o atual assistente do Brooklin Nets.

Carreira Brilhante

Leandrinho Barbosa sempre foi considerado um dos melhores jogadores brasileiros desta geração. Não atoa ele acumula diversas passagens pela seleção, sendo sempre referência dentro e fora das quadras.

Com um excelente começo de carreira no Bauru, logo Leandrinho despertou os olhares da principal liga de basquete do mundo, a NBA. Já em 2003, com 21 anos, Leandrinho foi o 28º escolhido no draft da NBA e começou sua jornada pela equipe do Phoenix Suns, onde ele voltara em outras três oportunidades. A temporada 2006/2007 talvez tenha sido uma das melhores da carreira do ala-armador, pois Leandrinho foi escolhido o Melhor Sexto Homem da NBA. No entanto, o tão esperado título da NBA veio apenas na temporada 2014-2015. Jogando pelo Golden State Warriors, o ex-jogador de 32 anos até então, se sagrou o segundo brasileiro da história a ser campeão. O primeiro havia sido Splitter em 13-14 pelo San Antonio Spurs.

Em 2017, Leandrinho acertou em definitivo sua volta para o Brasil. Após assinar com o Sesi/Franca Basquete, o craque fez apenas 12 jogos no NBB 10. Já em 2018, ele assinou com o Minas onde permaneceu até esta última temporada. Inclusive, Leandrinho foi um dos destaques da boa campanha da equipe no NBB 12, que terminou em 4º na competição. O ala-armador foi o líder de pontos por partida dentre todos os jogadores do campeonato, com uma média de 20.1 por jogo.

Créditos: Reprodução/ Facebook Minas Storm

Relacionamento com Steve Kerr

O atual técnico do Golden State Warriors, Steve Kerr tem certo “carinho” pelo brasileiro. Na época em que Leandrinho jogava pelo Phoenix Suns, Kerr era o dirigente da equipe e, quando virou técnico do GSW ele pediu a contratação do ala-armador, em 2014. Pode-se dizer que esta dupla se conhece faz tempo e tem certa “conexão”, o que pode ser muito útil para a equipe, que deixou a desejar nesta última temporada da NBA.

CONFIRA A DECLARAÇÃO QUE LEANDRINHO POSTOU EM SUA REDE SOCIAL:

View this post on Instagram

Não sei dizer o momento exato que o basquete entrou na minha trajetória, mas há mais de 20 anos minha vida gira em torno da bola laranja. Qualquer atleta de alto rendimento sabe do que estou falando, mas para a grande maioria das pessoas é importante explicar que isso significa abrir mão de muita coisa por muito tempo, escolhas difíceis, sacrifícios… um preço salgado que é pago pelo gosto doce da vitória. Me considero um vencedor.  Saí da periferia para fazer 850 jogos na maior liga de basquete do planeta e mais de 100 jogos* defendendo o meu país. Quatro Copas do Mundo, dois Jogos Olímpicos, tenho um anel de Campeão da NBA, fui o primeiro brasileiro a receber um prêmio individual na NBA, fui Campeão Brasileiro… Caramba!  Não tem como não me orgulhar. Acredito que consegui jogar em alto nível durante todos esses anos, tanto que me despeço como maior pontuador do último NBB. Estou pronto para um novo começo, uma nova caminhada, de novo com a bola laranja nas mãos. A transição será rápida, como sempre foi.  É uma enorme alegria anunciar meu retorno ao Golden State Warriors, como Player Mentor Coach.Tenho certeza que me sentirei em casa, afinal, foi assim como jogador e tem sido assim desde então. Não poderia estar mais motivado, sei que estarei rodeado de profissionais brilhantes e farei tudo que estiver ao meu alcance para colaborar com o desenvolvimento de jogadores e toda a organização.  Agradeço pelo convite e pela confiança no trabalho que posso desempenhar. For English version in comments..

A post shared by Leandrinho Barbosa (@theblurbarbosa) on

Siga os perfis do Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo