Automobilismo

Leclerc segue boa fase em Barcelona e faz sua quarta pole do ano

Foto: Divulgação / F1

Charles Leclerc foi mais uma vez o mais rápido do dia. Durante todo o fim de semana, desde o primeiro treino livre até a classificação, neste sábado, 21, o monegasco da Ferrari cravou o tempo mais rápido. O número 16 do grid superou em 0s323 o rival Max Verstappen. Carlos Sainz, correndo em seu país natal, foi o terceiro na classificação, com 0s416 de desvantagem em relação ao companheiro.

                 
(Divulgação / F1)
Charles Leclerc com o prêmio da Pole Position ao lado de Carlos Sainz, pai do seu companheiro na Ferrari (Divulgação / F1)

Na pista mais quente do fim de semana na Espanha, a primeira sessão da classificação já teve seis campeonatos mundiais sendo eliminados. Vettel e Alonso foram eliminados de primeira, com a Aston Martin aparentemente se acostumando com as mudanças no carro e tendo seus dois pilotos caindo no Q1. Já o Príncipe das Astúrias ficou à pouco menos de 0s2 de seu companheiro, Esteban Ocon, o último entre os classificados.

A segunda parte da classificação viu, pela primeira vez na temporada, Daniel Ricciardo largando a frente de Lando Norris na McLaren. O britânico teve sua volta rápida deletada por exceder os limites da pista e ficou fora do Q3, enquanto o australiano seguiu vivo para a última sessão.

Outro fator no Q2 foi o aparente renascimento da Mercedes. Durante parte da sessão, George Russell lutou pelo tempo mais rápido com a Ferrari e Red Bull, e acabou sendo o terceiro mais rápido, atrás apenas de Verstappen e Sainz. Essa também foi a primeira vez que os dois carros da Haas avançaram para o Q3 neste estilo de classificação, com Mick fazendo o décimo tempo.

A luta pela sexta pole position da temporada da Fórmula 1 foi até a última volta, como vem sendo comum neste ano. Max Verstappen vinha sendo o mais rápido e o primeiro a chegar na casa do 1m19s0, enquanto Leclerc errou na sua volta rápida e foi para os pits. Sainz, pilotando no seu país e tendo o maior apoio da torcida, chegou perto do tempo de Max, ficando numa diferença de 0s093.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

(Divulgação / Scuderia Ferrari)
Carlos Sainz Jr. levou boa parte da torcida ferrarista e dos seus compatriotas espanhóis (Divulgação / Scuderia Ferrari)

Contudo, o líder do campeonato mostrou sua força em classificações mais uma vez. Com apenas uma chance de conquistar a pole, Charles Leclerc fez o melhor tempo do fim de semana e foi o único da F1 a chegar no 1m18, cravando 1m18s750. Verstappen também tentou fazer sua última volta rápida, mas perdeu potência logo no começo do traçado.

Essa é a sexta pole position de Leclerc, com Verstappen largando ao seu lado e Sainz logo atrás. O ‘intruso’ no quarteto inicial será George Russell com sua Mercedes, que ficou a frente de Sérgio Pérez.

A largada em Barcelona está marcada para as 10h, horário de Brasília. Leclerc lidera o campeonato por 19 pontos sobre Max Verstappen. A disputa é ainda mais próxima no Campeonato de Construtores, com a Ferrari liderando por apenas seis pontos de vantagem contra a Red Bull.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo