Automobilismo

Charles Leclerc é pole em dobradinha da Ferrari em Monaco

Charles Leclerc foi dominante no fim de semana e largará na pole position no GP de seu país natal, em Monaco. O monegasco lidera a dobradinha da Ferrari.

Foto: Divulgação / Scuderia Ferrari

Charles Leclerc brilhou mais uma vez no traçado de seu país. O monegasco dominou o fim de semana e resultou na pole position conquistada nesse sábado, 28. Leclerc liderou a classificação por 0s225 sobre seu companheiro Carlos Sainz, com a sessão sendo encerrada por um acidente de Sérgio Perez.

(Divulgação / Scuderia Ferrari)
Charles Leclerc foi pole em 2021, mas não largou após um acidente na classificação. (Divulgação / Scuderia Ferrari)

A primeira parte da classificação já teve um acidente de Yuki Tsunoda na parte final do Q1. O japonês tocou em uma das barreiras de proteção do circuito faltando cerca de 2 minutos para o fim e foi o suficiente para embolar a sessão. Com todo o grid saindo dos boxes para uma última volta rápida, alguns pilotos nem mesmo conseguiram abrir sua volta. Foi o caso de Pierre Gasly, que acabou eliminado.

O Q2 viu novamente Daniel Ricciardo sofrendo com o ritmo da sua McLaren. O australiano ficou de novo muito abaixo de Lando Norris e foi eliminado na segunda etapa da classificação. A sequência de Ricciardo continou ruim, isso após já ter sofrido um acidente no segundo treino livre em Monaco. Enquanto isso, Sebastian Vettel conseguiu classificar sua Aston Martin para a terceira etapa, enquanto Stroll foi eliminado no Q1.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Enquanto alguns pilotos duelavam pelas últimas vagas para o Q3, as Ferraris e Red Bulls trocavam voltas rápidas sobre voltas rápidas. Ainda assim, Leclerc foi o mais rápido, tanto no Q1 quanto no Q2, inclusive sendo o primeiro do grid a chegar na marca de 1m18s. A briga pela pole position prometia, com Sérgio Perez tendo um desempenho bastante semelhante ao líder do campeonato.

O monegasco marcou seu tempo de 1m18s376, o mais rápido do fim de semana, e se tornou o tempo a ser batido na terceira etapa da classificação. Na última volta mais rápida, com Verstappen, Perez e Sainz tentando conquistar a pole — e Leclerc melhorando seu tempo — o mexicano colidiu na entrada do túnel. Além de Perez bater a traseira da Red Bull, Sainz não conseguiu desviar, girou no mesmo lugar, e bateu a roda traseira no carro do rival.

Com o traçado bloqueado pelos dois carros parados na horizontal, a classificação foi finalizada sob bandeira vermelha. Assim, Leclerc conquistou a pole position novamente, após já conseguir tal feito em 2021. O monegasco é o primeiro piloto a ter duas poles em sequência em Monaco desde Rosberg em 2013 e 2014.

Já que não foi possível terminar suas voltas, Sainz ficou com a segunda posição, Perez foi o terceiro e o líder da Fórmula 1 e campeão mundial Max Verstappen largará na quarta colocação. A largada em Monaco está marcada para as 10h, horário de Brasília, deste domingo, 29.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo