Futebol Internacional

Leeds surpreende e vence Manchester City em jogo espetacular

Divulgação / Premier League

Em vitória espetacular, o Leeds United teve 100% de eficiência para derrubar o Manchester City por 2 a 1 no Eithad Stadium em ótimo jogo.

A equipe de Pep Guardiola conseguiu exercer pressão e finalizou em mais de dez oportunidades no primeiro tempo, mas encontrou problemas para chutar no alvo. Na primeira e única chance, o Leeds United abriu o placar com Stuart Dallas perto dos acréscimos. Porém, a tarefa do Leeds em ser ofensivo ficaria ainda mais complicada no segundo tempo com a expulsão do zagueiro Liam Cooper pouco antes do intervalo.

No segundo tempo, o City voltou pressionando ainda mais e empurrou o Leeds United para o campo de defesa. Após diversas chances criadas, o gol de empate saiu com Ferran Torres aos 30 minutos, após grande jogada de Fernandinho. O time de Marcelo Bielsa teve uma chance para empatar com Raphinha, mas acabou parando no goleiro Ederson.

Contudo, nos acréscimos, o Leeds voltou outra oportunidade espetacular e desta vez não desperdiçou. Em lançamento de Ezgian Alioski, foi a vez de Dallas percorrer pelo meio do campo e concluir para deixar o placar favorável ao time comandado por Marcelo Bielsa.

Com a vitória, o Leeds foi para 45 pontos e agora começa a sonhar com vagas nas competições europeias na reta final da Premier League. O Manchester City segue com 74 pontos e possui 14 pontos de vantagem sobre o Manchester United (com dois jogos a mais em relação aos Red Devils).

O Manchester City voltará a campo na próxima quarta-feira (14) para enfrentar o Borussia Dortmund em jogo de volta pelas quartas da Champions League. No final de semana, o duelo será contra o Chelsea pelas semifinais da FA Cup. O próximo jogo do Leeds na Premier League será contra o Liverpool, no dia 19 de abril.

1º TEMPO

As primeiras ações indicaram que o Manchester City conseguiria executar seu jogo de posse no Eithad diante de um Leeds compacto, mas inteligente na movimentação com transições ofensivas rápidas sempre na espera de uma grande oportunidade, como por exemplo, aos cinco minutos quando Bamford armou o contra-ataque após tomar a bola de Fernandinho.

Os Citzens encontraram dificuldades para concluir no último terço do campo na primeira metade do primeiro tempo. Jogadas foram criadas por Sterling, Torres, Mendy e Gabriel Jesus, mas o pouco espaço para finalizar acabava fazendo com que as jogadas morressem com chutes fora do alvo ou perda da posse no momento decisivo.

Por isso, a primeira grande chance real de gol foi do Leeds, aos 16 minutos. Roberts fez a jogada pelo lado direito e entregou para Welshman cruzar rasteiro buscando Bamford na grande área, mas o centroavante não conseguiu pegar bem na bola.

Na segunda metade do primeiro tempo, o Manchester City conseguiu melhorar sua movimentação buscando pressionar mais aos adversários. Aos 20, Fernandinho (melhor jogador do 1º tempo pelo City) construiu na esquerda para Sterling percorrer o campo e finalizar, parando na primeira defesa importante de Meslier no jogo.

Outra jogada de bastante perigo ocorreu aos 39 minutos quando Fernandinho percorreu em profundidade até Sterling receber e bater no lado esquerdo do gol adversário. Apesar de bastante volume, a equipe de Pep Guardiola finalizou no alvo apenas uma vez. Em contrapartida, o Leeds finalizou apenas uma vez no 1T, mas conseguiu sair na frente.

Aos 42 minutos, Cooper acertou um ótimo cruzamento na esquerda buscando Bamford, que levou a melhor sobre a marcação de João Cancelo e cruzou rasteiro para Dallas chegar chutando no canto direito. A bola bateu na trave e acabou entrando em seguida, deixando o goleiro Ederson sem nenhuma chance de defesa.

Apesar do gol, o técnico Marcelo Bielsa não parecia satisfeito com o desempenho de sua equipe, com apenas 37% da posse e 74% de aproveitamento nos passes. A situação ficaria ainda pior com a expulsão do zagueiro Cooper após forte entrada em cima de Gabriel Jesus, forçando a saída do centroavante Bamford para Struijk recompor a zaga.

2º TEMPO

Como esperado, o Manchester City voltou ainda mais ofensivo para o segundo tempo aproveitando-se da superioridade numérica dentro de campo. Foram três finalizações e 71% de posse em dez minutos, sem permitir que o Leeds United conseguisse passar do meio-campo.

Na primeira grande chance do segundo tempo, aos 9 minutos, Stones se apresentou novamente no ataque jogando na esquerda, com Zinchenko chutando firme de primeira. Meslier defendeu dando rebote, mas conseguiu ser mais rápido que Sterling para assegurar a defesa.

Stones teve mais uma oportunidade aos 16 minutos e desta fez chutou de média distância com o pé direito. Gundogan não seguiu a jogada e Silva teve a oportunidade do voleio no lado direito para aproveitar o rebote, mas acabou não aplicando o efeito esperado na bola.

O Leeds inicialmente tinha iniciado o segundo tempo no 4-2-2-1, deixando Phillips adiantado para tentar simular as funções de centroavante, sendo referência para tentar desarmar o City. Porém, sem nenhuma perspectiva de segurar a pressão, Bielsa acionou Koch para deixar a equipe no 5-4, optando por duas linhas bem compactas.

Aos 25, foi a vez de Fernandinho encontrar espaço na entrada da área e arriscar de longe, chutando firme com mais de 25m de distância para assustar o goleiro Meslier. No minuto seguinte, foi a vez de Cancelo chutar de fora novamente pelo lado direito e exigir mais uma boa defesa do goleiro adversário.

Depois de bastante pressão, o Manchester City finalmente empatou o jogo aos 31 minutos. Após a troca de passes, Fernandinho foi inteligente e encontro espaço para acertar ótimo passe buscando Bernardo Silva no lado direito da área para dominar de primeira e encontrar Ferran Torres para concluir no centro da área.

Sendo totalmente dominado no segundo tempo, o Leeds teve a oportunidade que esperava para surpreender Guardiola. Aos 40 minutos, Phillips acionou Raphinha no corredor direito e disparar para ficar 1v1 contra o goleiro Ederson. O gol não saiu porque o brasileiro deu um bote espetacular para salvar os Citzens.

Mesmo seguindo com a pressão e quase chegando ao empate com Silva, o Leeds United conseguiu marcar após mais uma chance no contra-ataque. Alioski fez o lançamento espetacular buscando Dallas que correu entre Stones e Fernandinho chegando perto da área para bater na direção de Ederson e vencer o goleiro brasileiro.

Estatísticas

MCILEE
Posse de bola71%29%
Finalizações292
Chutes no gol72
Escanteios93
Impedimentos23
Faltas1215
Cartões Amarelos31
Passes615252
Passes certos90%68%
Cruzamentos8/371/9
Dribles17/219/16

FICHA TÉCNICA Premier League 2020/21 – 31ª Rodada
Manchester City 1-2 Leeds United

Data: 10/04/2021, 08:30
Estádio: Etihad Stadium
Árbitro: Andre Marriner

Gols: 1T 42′ Dallas (Leeds); 2T 31′ Ferran Torres (City); 2T 46′ Alioski (Leeds)

Cartão Vermelho: 1T 45′ Cooper (Leeds)

Substituições – Man.City: Gündoğan (Aké); Foden (Mendy)

Substituições – Leeds:: Struijk (Bamford); Koch (Roberts); Shackleton (Raphinha)

Manchester City (4-3-3): Ederson; João Cancelo, John Stones, Nathan Aké, Mendy; Bernardo Silva, Fernandinho, Zinchenko; Ferrán Torres, Gabriel Jesus, Sterling. Técnico: Pep Guardiola

Leeds United (4-1-4-1): Illan Meslier; Ayling, Diego Llorente, Liam Cooper, Alioski; Kalvin Phillips; Raphinha, Stuart Dallas, Tyler Roberts, Hélder Costa; Bamford. Técnico: Marcelo Bielsa

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo