Basquete

Lenda da NBA, Kareem Abdul-Jabbar se manifesta sobre os protestos nos EUA: “Vírus do racismo é mais letal do que a Covid-19”

Fonte: Instagram/Kareem Abdul-Jabbar

Lenda da NBA, Kareem Abdul-Jabbar comentou sobre a morte de George Floyd e os protestos contra violência policial nos Estados Unidos. Em um artigo publicado neste domingo (31), no jornal Los Angeles Times, o ex-jogador do Milwaukee Bucks e do Los Angeles Lakers falou que a revolta atual é resultado de anos de opressão.

No artigo, Kareem defendeu protestos pacíficos e disse que o racismo nos Estados Unidos é velado.

– Sim, os protestos costumam ser usados ​​como desculpa para alguns aproveitarem. Não quero ver lojas saqueadas ou até prédios queimarem. Mas os afro-americanos vivem em um prédio em chamas há muitos anos, sufocando na fumaça enquanto as chamas ardem cada vez mais. O racismo na América é como poeira no ar. Parece invisível até o momento que você deixa o sol entrar e então o vê em toda parte. Contanto que continuemos jogando essa luz, temos a chance de limpá-la onde quer que ela caia. Mas temos que permanecer vigilantes, porque o racismo sempre está no ar.

O ex-jogador falou que o vírus do racismo é muito mais letal que a COVID-19 e que a discriminação institucional no país já perdura por décadas.

– Os manifestantes negros chegaram ao limite e não porque querem bares e salões de beleza abertos, mas porque querem viver, respirar. A principal preocupação da comunidade negra no momento não é se os manifestantes estão a um ou dois metros de distância ou se algumas almas desesperadas roubam algumas camisetas ou até ateiam fogo em uma delegacia, mas se seus filhos, maridos, irmãos e pais serão assassinados por policiais apenas por andar, correr ou dirigir. O vírus do racismo que infecta o país é mais mortal que o COVID -19.

No texto, Kareem também teceu críticas a Trump e aos recentes tweets do presidente sobre os manifestantes.

– Embora esse racismo institucional esteja sendo exposto, parece que a temporada de caça aos negros está aberta. Se ainda houver alguma dúvida, os recentes tweets do presidente Trump confirmam isso, ao chamar os protestantes de “bandidos” e “saqueadores”.

Durante a carreira, o ex-jogador, de 73 anos, construiu um extenso legado de ativismo social, que começou com a sua recusa de representar os EUA nas olímpiadas de 1968, na Cidade do México, como forma de protesto contra a discriminação e a segregação racial no país. Formado em História pela Universidade da California (UCLA), o ex-atleta costuma se posicionar sobre questões raciais e religiosas.

Kareem é o maior pontuador da história da NBA, com 38.387 pontos, e conquistou seis títulos, seis MVP e 19 seleções para o jogo das estrelas, durante passagens pelo Milwaukee Bucks e Los Angeles Lakers.

2 Comments

2 Comments

  1. Pingback: Michael Jordan se pronuncia sobre manifestações nos EUA: "Precisamos nos unir"

  2. Pingback: Lewis Hamilton critica companheiros por silêncio sobre protestos nos EUA: "Estou sozinho"

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo