Bahia

Levantamento: Clubes da Copa do Nordeste registram 115 casos de Covid-19 apenas em 2022

O início da temporada 2022 tem sido difícil para os clubes da região Nordeste do país. Aliás, nesse cenário, o futebol apenas reflete a situação vivida pela população local. Ainda enfrentando a pandemia de covid-19, o Brasil passa por uma alta nos casos da doença, entre os últimos meses de 2021 e janeiro de 2022.

Foto: Thais Magalhães/CBF

O início da temporada 2022 tem sido difícil para os clubes da região Nordeste do país. Aliás, nesse cenário, o futebol apenas reflete a situação vivida pela população local. Ainda enfrentando a pandemia de covid-19, o Brasil passa por uma alta nos casos da doença, entre os últimos meses de 2021 e janeiro de 2022.

Segundo os dados do consórcio de veículos de imprensa, a partir das secretarias de saúde estaduais, o país registrou mais de 104 mil novos casos em 24 horas, entre os dias 30 e 31 de janeiro. De acordo com a média móvel de casos, que leva em consideração o comparativo entre os últimos 7 dias, atualmente, 20 estados em todo país enfrentam alta nos casos, sendo 8 da região Nordeste. Pernambuco é o único fora desse grupo, mas segue em estabilidade.

Copa do Nordeste tem jogos adiados

Apenas quatro jogos da rodada inaugural da Lampions, foram disputados. Três desses, foram adiados por razões de calendário. Contudo, o duelo entre Botafogo/PB e Sergipe foi postergado em virtude de casos de covid no ”Gipão”. O clube teve 16 atletas positivados, além de cinco membros da comissão técnica, no primeiro momento. Pela 2ª rodada, o confronto contra o Ceará também foi adiado, em seguida, sendo disputado dois dias depois.

O próprio Ceará também passa por casos de covid. Desde a reapresentação, no dia 8 de janeiro, o Vovô teve 12 casos entre atletas e o técnico Tiago Nunes.

Em duas rodadas ou 16 partidas, a competição registrou três jogos adiados por Covid-19. O mais recente, é a partida entre Atlético/BA x CRB/AL, prevista para esta quarta-feira (02), mas que será disputada em nova data, por surto no time alagoano.

Há ainda a observação referente ao Globo/RN, que estreou diante do Floresta/CE, no último sábado (29), em meio a um surto da doença e chegou a solicitar adiamento, mas por ter o mínimo de 13 jogadores, regra imposta pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), desde o Brasileirão 2020, a Águia conseguiu entrar em campo. 

Registros oficiais por clube

O Esporte News Mundo entrou em contato com todos os 16 clubes que jogam a fase de grupos da Copa do Nordeste 2022 e algumas equipes que ficaram de fora, totalizando 30 equipes. O intuito é registrar o número de casos na competição regional e também trazer um parâmetro para cada estado da região.

Relembrando, disputam atualmente o torneio regional, as seguintes agremiações: CRB/AL, CSA/AL, Bahia/BA, Atlético de Alagoinhas/BA, Ceará/CE, Fortaleza/CE, Floresta/CE, Sampaio Corrêa/MA, Campinense/PB, Botafogo/PB, Sousa/PB, Náutico/PE, Sport/PE, Altos/PI, Globo/RN, Sergipe/SE.

Equipes consultadas, fora da Copa do Nordeste: ASA/AL, Vitória/BA, Jacuipense/BA, Ferroviário/CE, Moto Club/MA, Treze/PB, Santa Cruz/PE, 4 de Julho/PI, River/PI, Flamengo/PI, Fluminense/PI, ABC/RN, América/RN e Confiança/SE.

Todos os dados apresentados são informações oficiais, disponibilizados pelos próprios clubes, desde o início da temporada 2022 até o fechamento dessa matéria, no dia 02 de fevereiro. Em cenários diferentes deste, haverá alguma observação.

Outro ponto é que o foco desse levantamento, são casos entre componentes da delegação dos clubes para os jogos, isto é, atletas, comissão técnica e qualquer funcionário que viaje junto ao elenco:

Alagoas

Procuramos as assessorias de CSA e CRB. No caso do Azulão, não houve resposta ao nosso contato. No caso do Galo, o clube informou que não divulgará nomes e números, repassando esses dados apenas para a Federação Alagoana e a CBF.

No caso do CRB, o clube teve uma partida adiada no torneio regional, como foi citado acima, por um surto no clube. O clube sequer tem 13 atletas, mínimo exigido pela CBF, para entrar em campo.

O ASA foi o único do estado a nos passar as informações. Até aqui, o Fantasma não registrou casos entre atletas e comissão técnica.

Bahia

A dupla Ba-Vi somam 30 casos até aqui. O Bahia teve mais casos gerais e entre os atletas. O Vitória teve a maior quantidade de casos entre membros da comissão técnica, onde apenas o técnico Dado Cavalcanti não foi infectado.

A Jacuipense foi procurada pela nossa equipe, mas não respondeu. Disputando a Copa do Nordeste, o Atlético de Alagoinhas não registrou casos até aqui.

  1. Bahia – 17 (13 atletas e 4 comissão técnica)
  2. Vitória – 13 (7 atletas e 6 comissão técnica)
  3. Atlético de Alagoinhas – 0
  4. Jacuipense (Não respondeu)

Ceará

Até aqui, o Ceará lidera o número de casos entre os clubes procurados. Foram 12 atletas e o técnico Tiago Nunes. O Fortaleza vem em seguida com 8 casos. O Ferroviário até passou por casos de gripe, após as festas de fim de ano, mas não detectou covid entre atletas e demais componentes das delegações. Confira a lista:

  1. Ceará – 13 (12 atletas e 1 comissão técnica)
  2. Fortaleza – 8 (8 atletas e 0 comissão técnica)
  3. Floresta – 3 (2 atletas e 1 comissão técnica)
  4. Ferroviário – 0

Maranhão

A situação no estado atinge parte das equipes que atualmente jogam o campeonato estadual. O site “ge” fez um levantamento no estado, com registros até o dia 20 de janeiro, três dias antes do início do certame. Confira os dados:

  • Sampaio Corrêa – 8
  • Moto Club – 2
  • São José – 4
  • Iape – 3
  • Tuntum – 1
  • Pinheiro – 0
  • Cordino – não divulgou
  • Juventude – Não divulgou

Procuramos a assessoria de comunicação do Sampaio, que não nos respondeu. Contudo, no último dia 25, foi divulgado a imprensa uma atualização desses números. São 8 casos entre atletas e 7 entre comissão técnica.

Paraíba

No estado, o Botafogo é o líder de casos, somando 8 registros. O Treze registrou casos apenas na diretoria. Entre atletas e comissão técnica, o clube segue zerado.

  1. Botafogo – 8 (Não houve especificação em relação a quantidade de casos entre atletas e comissão técnica. Apenas que esse número, representa a somatória das duas funções)
  2. Campinense 7 (5 atletas e 2 comissão técnica)
  3. Treze e Sousa – 0

Pernambuco

Até o momento, o Sport foi o time que registrou mais casos no estado. A assessoria do clube foi procurada pela nossa reportagem, mas não respondeu. Contudo, na véspera da estreia do clube na Copa do Nordeste, diante do CRB, no dia 22 de janeiro, o Leão informou 8 casos do novo coronavírus.

A assessoria de comunicação do Náutico também foi procurada, mas não forneceu os números até o fechamento dessa matéria.

  1. Sport* – 8 (5 atletas e 3 comissão técnica)
  2. Santa Cruz – 3 (Não houve especificação em relação a quantidade de casos entre atletas e comissão técnica. Apenas que esse número, representa a somatória das duas funções)
  3. Náutico – Não informado

Piauí

O Campeonato Piauiense está atualmente na 5ª rodada. Um dos confrontos, River x Fluminense, foi adiado, por surto de covid no Galo. Em situação oposta, o 4 de Julho não registrou casos até aqui.

Altos, Fluminense e Flamengo foram procurados, mas não forneceram os números até o fechamento dessa matéria.

  1. River – 13 (11 atletas e 2 comissão técnica)
  2. 4 de Julho – 0

Rio Grande do Norte

Até o momento, os rivais ABC e América registraram poucos casos. O Alvinegro, teve apenas seu treinador, Moacir Júnior. Já o Alvirrubro, somou 2 registros.

  1. Globo* – 15 (15 atletas e 0 comissão técnica)
  2. América – 2 (2 atletas e 0 comissão técnica)
  3. ABC – 1 (0 atletas e 1 comissão técnica)

Único representante do estado na Copa do Nordeste, o Globo não respondeu ao nosso contato. Contudo, na véspera da estreia da Águia na competição regional, ocorrida no último sábado (29), contra o Floresta, o técnico da equipe, Romildo Freire falou em entrevista a rádio CBN/Natal, que 15 jogadores que testaram positivo para Covid-19. Inclusive, como citado no início da matéria, o jogo correu riscos de adiamento.

Sergipe

O Sergipe é o clube que viveu a pior situação até aqui. Foram duas partidas de Copa do Nordeste adiadas por surto de covid. O clube ficou com apenas 10 atletas disponíveis, abaixo do mínimo exigido pela CBF, 13. Os números do Gipão foram disponibilizados através de nota oficial.

A assessoria do Confiança foi procurada, mas não forneceram os números até o fechamento dessa matéria.

  1. Sergipe – 21 (16 atletas e 5 comissão técnica)
  2. Confiança – Não informado

115 casos na Copa do Nordeste

Depois dos dados por estados, fica aqui o registro de casos somando equipes que atuam na fase de grupos da Copa do Nordeste 2022. São 115 casos oficiais. Esse número certamente é maior, visto que nem todos os clubes apresentaram seus registros, como o CRB, por exemplo, que vive atualmente um surto de casos, mas por não ter números públicos, não foi somado ao montante de 115 casos.

Vale ressaltar, que em média, todas as equipes se reapresentaram nos primeiros dias de janeiro. Logo, o período de tempo desses dados, são de aproximadamente entre 30 à 40 dias de trabalhos.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo