Vasco

Leven Siano leva eleição do Vasco para o STF e aguarda decisão da ministra Cármen Lúcia

Foto: Esporte News Mundo

POR DAVID NASCIMENTO E JOEL SILVA

A eleição do Vasco chegou na noite desta sexta-feira na instância máxima do Judiciário no Brasil: o Supremo Tribunal Federal (STF). O Esporte News Mundo teve acesso a detalhes do caso, interposto por Leven Siano, da chapa Somamos, junto com Roberto Monteiro, presidente do Conselho Deliberativo do Vasco, contra a decisão vigente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), proferida pelo ministro presidente Humberto Martins, que suspendeu os efeitos da decisão que havia liberado o pleito para presidente no sábado passado, remarcando para este fim de semana. O caso já está nas mãos da ministra Cármen Lúcia para uma decisão do pedido liminar de suspender a eleição virtual marcada para este sábado.

Leven Siano e Roberto Monteiro usaram no STF argumentos que já havia dito publicamente e no próprio mandado de segunda que entrou no STJ horas antes. O principal é a de que o STJ não teria competência para julgar o caso. A expectativa nos bastidores dos envolvidos com a eleição do Vasco é a de que ainda antes do início da votação deste sábado, marcada para começar às 9h, tenha uma decisão da Justiça sobre os inúmeros processos e pedidos das últimas horas.

“Foi proposta Tutela Provisória no C.
STJ buscando a suspensão dos efeitos de decisão monocrática proferida pelo i.
Desembargador Camilo Ribeiro Rulière do R. TJRJ, no bojo dos Agravos de Instrumento nº
0077874-61.2020.8.19.0000 e nº 0072214-67.2020.8.19.0000, sem, contudo, ter sido
respeitado o devido processo legal, em verdadeira supressão injustificável de instâncias, na medida em que o efeito suspensivo almejado deveria ter sido pleiteado na origem, mediante
interposição de agravo interno e/ou peticionamento ao Presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro”, apontaram como argumento em trecho da inicial ao STF.

Mais cedo, conforme o ENM antecipou, Faues Mussa, presidente da Assembleia Geral do Vasco, contra-atacou na Justiça, com uma movimentação em segunda instância – a qual, caso acatada, derrubaria todos os atuais recursos sobre a eleição do Cruz-Maltino que percorrem os tribunais superiores em Brasília. O dirigente protocolou petição em que alega que a desistência de Leven Siano em concorrer tira a legitimidade do representante da chapa Somamos em propor qualquer recurso por perda da condição de interessado.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo