Automobilismo

Lewis Hamilton pode conquistar sua 100ª pole position no GP de Portugal

Hamilton pole positions
Divulgação / Twitter F1

Quem é o piloto mais rápido da história da F1? Se o critério for o número de pole positions, é possível cravar que Lewis Hamilton está em vantagem. O heptacampeão inglês pode chegar a 100 poles neste final de semana, no GP de Portugal. A mais recente ocorreu no GP da Emilia-Romagna.

No entanto, o recorde de Hamilton começou a ser construído há 14 anos, no GP do Canadá de 2007. Aquele era seu primeiro ano na categoria, já marcado por sua primeira vitória (na Malásia). Naquela oportunidade, o inglês foi quatro décimos mais rápido do que Fernando Alonso, seu companheiro de equipe na McLaren. Ele mesmo venceu a corrida e assumiu a liderança do campeonato, que seria conquistado posteriormente por Kimi Raikkonen.

Na equipe inglesa, Lewis Hamilton conquistou 26 pole positions. A última vez que largou na frente do grid com a McLaren foi no GP do Brasil de 2012, também batendo um colega de equipe – nesse caso, o também inglês Jenson Button. Foi, também, sua última corrida representando a fábrica de Woking. No ano seguinte, começava sua história na Mercedes.

O RECORDE

Hamilton só precisou de três provas em 2013 para cravar sua primeira volta mais rápida na nova equipe. Foi no GP da China de 2013, superando Raikkonen, da Lotus. Ao longo do campeonato, o britânico conquistaria mais quatro vezes o lugar mais cobiçado do grid.

Seus anos de Mercedes foram dominantes. Em um campeonato que tinha por volta de 21 provas, Hamilton largava na frente em metade do campeonato. Foram 11 poles em 2015, 12 no Mundial de 2016, 11 em 2017 e 11 em 2018. Assim, além de construir a conquista de seis de seus sete títulos mundiais, foi nesta época que Hamilton bateu o recorde que parecia impossível.

Lewis Hamilton empatou no número de pole positions com Michael Schumacher em 2017, no GP da Bélgica. Ao ser mais rápido do que Sebastian Vettel, da Ferrari, o inglês cravou sua pole nº 68.

A quebra da marca de Schumacher veio já na prova seguinte, no GP da Itália. Dessa vez, Hamilton superou o asfalto molhado de Monza e um jovem Max Verstappen, da Red Bull, para se tornar o recordista absoluto de pole positions. E com bastante vibração ao final.

Se o ano de 2019 foi pouco prolífico para seus padrões, 2020 provou que o inglês continuava tirando coelhos da cartola: largou 10 vezes na frente do grid.

100 POLES

O fato é que Hamilton conquistou ao menos uma pole position em cada temporada que esteve na F1. 2010 e 2011 foram seus piores anos, com apenas uma pole em cada ano (Canadá e Coreia do Sul, respectivamente).

Para atingir o feito das 100 poles, Hamilton terá que superar seu maior adversário nesta temporada, o holandês Max Verstappen (que fez a pole no GP Bahrein) e seu companheiro de equipe, Valtteri Bottas, no treino que acontece sábado, às 11h.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo