Futebol

Liga apresenta regras de segurança para retorno do futebol em Portugal

A Liga Portuguesa de Futebol Profissional apresentou uma atualização nas regras de segurança para que o esporte seja retomado no país. No plano, são três fases de ação: treinamento individual, treinamento coletivo e competição. Estes três se unem às três fases relacionadas às partidas: pré-jogo, jogo e pós-jogo.

A principal novidade é a exigência de isolamento por 14 dias a um atleta que tenha testado positivo para COVID-19 entre 48 e 24 horas antes dos jogos, mas sem necessidade de isolar quem tenha tido contato com ele, ainda que todos sejam obrigados a realizarem os testes. Esta medida segue o planejamento a ser adotado na Alemanha.

Quem for infectado só poderá retornar às atividades normais e ao convívio social 24 horas após um teste de aptidão física geral. Este documento está, agora, servindo de apoio para que o Governo português possa definir datas para a volta das competições no país.

Medidas reforçam necessidade de higiene geral

No que diz respeito ao pré-jogo, todos os locais onde haverá convívio de pessoas deverão passar por sérios protocolos de higiene, como hotéis, aviões e ônibus. Funcionários, árbitros e imprensa deverão evitar a proximidade, havendo limitação para a presença nos estádios.

Além disso, durante os jogos, também haverá limitação para a presença de convidados nas tribunas de honra, de pessoas na área técnica e a exigência de material de limpeza para gandulas e operadores do árbitro de vídeo, por exemplo.

Para o pós-jogo, há a exigência de entrevistas rápidas à beira de campo, de higienização nas salas de coletiva de imprensa e a proibição da realização de zona mista. Está prevista, inclusive, a higienização do troféu do melhor jogador em campo e, também, o uso de canetas próprias para que os representantes dos clubes assinem o relatório do delegado da partida.

Ainda restam 11 rodadas para o fim do Campeonato Português, que tem o Porto como líder, com 60 pontos. Com 59, na vice-liderança, vem o Benfica. Mesmo com todos os esforços por parte da Liga, ainda não há data prevista para o retorno.

Foto: Divulgação

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo